Underdog: carne, cerveja e música

Underdog, churrasco, Pinheiros

Quem não curte carne é bom nem passar desta linha. O Underdog é um destino para carnívoros. Um dos mais legais da cidade de São Paulo. Digo isso porque a carne servida lá não deixa nada a dever aos restaurantes considerados top no assunto. Só que na casa da Rua João Moura paga-se menos por mais.

Todo o foco do bar de Pinheiros está na Parrilla, sob o comando do chef argentino Santiago Roi, que tem como sócio nada menos que o Jão, guitarrista da banda Ratos de Porão. Isso garante um misto de boa comida e uma ótima seleção musical, que circula entre rock, folk, blues e jazz.

Underdog 1
Movimento na porta do bar no início da noite
Underdog 2
Dentro só cabe o braseiro e um pequeno balcão com poucas cadeiras
Foco na carne

Esqueça guarnições e acompanhamentos. A intenção é concentrar esforços nas carnes, servidas em taboas no formato de mini caixões. As porções vêm apenas com pão francês em rodelas, que vão sendo umedecidas pelo sangue a escorrer pela madeira. Nada de pedaço esturricado. O negócio ali é sanguinolento, no ponto ideal. Quem precisa mais do que um ótimo corte de carne com pão para ser feliz?

É quase impossível ficarmos na área interna do bar de tão pequena. Dentro só cabe o braseiro e um pequeno balcão com poucas cadeiras. O povo se espalha mesmo por mesas dispostas na calçada e, por vezes, ficam a bebericar em pé ao redor. É um clima bem descontraído, para quem não se incomoda com informalidade.

Underdog, shoulder, waygu
Shoulder de Wagyu: simplesmente fantástico, uma coisa de outro mundo
Underdog, bife de chorizo
Bife de Chorizo: ficou com o segundo lugar em nosso ranking carnívoro
Parrilla argentina

O cardápio, apesar de não ser grande, reúne um conjunto de maravilhas na brasa. Recomendo que se vá em grupo, mas se você está sozinho, então peça um Choripan, o sanduíche de linguiça parrillera no Pão Frances com molho chimichurri. Ou o elogiado Burger que podem ser acrescido de umas fritas rústicas.

Estive com meus amigos ogros da Esquina Filmes para uma senhora parrillada noturna, na qual conseguimos dar conta de quase todo o cardápio principal. Pedimos em sequência:  Shoulder de Wagyu interior nobre da paleta sem gordura; Skirt de Angus semelhante à Fraldinha; Asado de Tira de novilho clássico corte argentino de costela dianteira do boi e fechamos com o Bife de Chorizo que dispensa apresentações.

Underdog, fraldinha
Skirt de Angus (R$ 25,00) semelhante à Fraldinha
Underdog, assado de tira
Asado de Tira. É um ranking onde o quarto lugar já é excelente
Shoulder de Wagyu espetacular

Foi uma jornada agressiva, eu confesso. Porém as carnes estavam tão boas que a gente ia esticando para provar outra e outra… A campeã na opinião da galera foi o Shoulder de Wagyu, simplesmente fantástico, uma coisa de outro mundo. Em segundo lugar no pódio o ótimo Bife de Chorizo, seguido do Skirt de Angus e o Asado de Tira. É um ranking onde o quarto lugar já é excelente – é bom deixar claro.

Fomos bem atendidos o tempo todo. Nenhum reclame. Nem a espera por uma mesa – que não demorou tanto assim – nos desagradou. Peça uma das opções variadas de cervejas especiais e encoste por ali para escutar boa música enquanto bate um papo e aguarda sua vez de devorar a carne. Gostei muito de lá, como carnívoro, cervejeiro e amante de boa música e de lugares informais.

Underdog Meat & Beers (atual Borratxeria)

Endereço: Rua João Moura, 541 – Pinheiros. São Paulo (SP)
Horário: de terça a sexta das 12h às 15h30 e das 18h30 às 23h. Sábado das 12h às 23h.
Melhor parada: Estação Oscar Freire do Metrô (Linha Amarela)

Para saber mais: instagram.com/borratxeria

Gostou da dica? Então der um pulo em um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.