Lewis Bar, porção de panceta imperdível na Lapa paulistana

Lewis Bar, Bar Lewis, Lapa, Vila Romana, São Paulo, panceta

O Lewis Bar é um boteco tradicional na região da Lapa, em São Paulo. Apesar disso, e de ter ouvido muitos elogios a respetio da panceta, nunca havia estado lá. Talvez porque o Lewis esteja ao lado de outro botequim famoso e que eu adoro, o Aperitivo Valadares.

Pois confesso que minha intenção inicial era ir ao célebre Valadares, mas como era feriado de 7 de setembro, este não estava aberto. O que poderia se resumir a uma descepção acabou sendo uma oportunidade de visitar o boteco logo ao lado.

Lewis Bar, Bar Lewis, Lapa, Vila Romana, São Paulo
O cavalete anuncia o prato do dia: rabada com polenta e agrião

Eu deu com o cavalete disposto na calçada defronte ao Lewis Bar anunciando o prato do dia por ali: rabada com polenta e agrião. “Nossa, isso seria uma ótima!.” Esbocei uns pensamentos. Lembrei , então, da falada panceta e resolvi sentar. Dar uma chance. Que bom. Como diria o sábio do boteco, “os programas inusitados muitas vezes são os mais legais”.

Rã à milanesa

Com uma Heineken gelada sobre a mesa eu folheei o cardápio do bar com calma. Lá estava a porção de panceta. Mas, antes disso, também bati o olho na Rã à Milanesa. Seria um dos pedidos que faria no Valadares. Resolvi começar a jornada por ela.

Lewis Bar, Bar Lewis, Lapa, Vila Romana, São Paulo, Rã a Milanesa
Rã à milanesa, petisco delicioso, mas difícil de encontrar

A Rã demorou um pouco a chegar, mas eu não tinha a menor pressa. Era feriado e minha agenda estava totamente dedicada a botecagem.

Rã é uma coisa tradicional de São Paulo, apesar de ser cada dia mais difícil de arrumar. Tem, no entanto, alguns botecos clássicos paulistanos (os quais inclusive já abordei aqui no blog) que você encontra sim. A começar pelo Aperitivo Valadares, logo ao lado.

Quem estiver em Sampa e quiser provar, também pode visitar o A Juriti, no bairro do Cambuci e o Jabuti Frutos do mar, perto do Ibirapuera, na Vila Mariana. 

Lewis Bar, Bar Lewis, Lapa, Vila Romana, São Paulo, cardápio
O cardápio do Lewis Bar

Uma Rã à Milanesa avantajada pulou em minha frente. Que delícia. Falando sério, a carne de rã deixa a galinha no chinelo. Pena realmente que seja uma iguaria cara. Com a pimentinha do Lewis ficou perfeito. 

Porção de panceta do Lewis Bar

Sem dúvida o petisco mais conhecido do Lewis Bar é a porção de panceta. Ela vem em dois tamanhos. Pedi a menor, que ainda sim era muita coisa considerando que estava sozinho.

Sabia que aquilo iria impossbilitar seguir comendo, ou seja, teria de dispensar a rabada. Mas tudo bem, não poderia ter recusado a rã e a panceta era o lead do meu texto, o título, o foco de minha estada naquele botequim.

Lewis Bar, Bar Lewis, Lapa, Vila Romana, São Paulo
A panceta, petisco mais famoso do Lewis Bar

Ai, ai pancetas… falar o quê? Se você gosta de barriga de porco entenderá perfeitamente o que senti naquele momento, quando resgatei o primeiro pedacinho de panceta da porção e senti sua crocância e sabor na boca.

Antes de seguir devorando o resto da porção na cumbuca solicitei outra cerveja ao garçom amigo. Afinal, se tem uma coisa que harmoniza nessa vida é panceta com cerveja gelada

A Lapa, um bairro em transformação

Tem uma parte da Lapa, em São Paulo, que tem muita casinha ainda, um clima meio de interior. É um bairro tradicional, com suas próprias características. mas uma região que, como outras na cidade, parece mapeada pelo mercado imobiliário. Inclusive sendo dividido em subdesignações como o caso de Vila Romana.

Lewis Bar, Bar Lewis, Lapa, Vila Romana, São Paulo
Esquina da Rua Faustolo com Rua Crasso

Assim é São Paulo, uma cidade que se destrói para construir em cima, uma cidade que tem uma dificuldade muito grande de preservar a sua própria história, porque tudo é numa velocidade muito rápida. Haja vista o exemplo chocante de Pinheiros, bairro onde morei por muitos anos ao mudar para Sampa e que hoje pouco tem com o lugar que conheci e curtia muito estar.

Pois tenho essa ansiedade de visitar os botecos tradicionais, aproveitá-los, enquanto eles ainda mantêm essa essência bacana, antes que a região onde se encontram mude muito. No Lewis eu fiquei bastante feliz, gostei da casa, gostei do clima. 

 Bar do Oscar, o Lewis

Curioso a respeito do nome, perguntei ao simpático garçom quem era, afinal, o Lewis. Na realidade Lewis é o Oscar, comandante da casa e também uma figura muito simpática. Fiquei um tempo num papo animado com Oscar, sobre o boteco e botecagem em geral.

Lewis Bar, Bar Lewis, Lapa, Vila Romana, São Paulo
Parte interna do Bar do Oscar, o Lewis

Oscar me revelou que Lewis é o seu apelido, dado por conhecidos, por ele ser parecido com o atleta estadunidense Carl Lewis. Assim ficou. Inclusive é possivel ver uma foto autografada por Carl para Oscar.

Após trabalhar 15 anos no Valadares, Oscar resolver investir no seu próprio negócio e abriu o boteco logo ao lado do seu velho empregador. Mas o clima entre os bares, como me revelou, é de parceria. Rola uma troca, não é uma concorrência, é quase uma irmandade. Os dois ganham, parece, existindo mutuamente naquela esquina.  

Uma esquina que vale muito ao menos duas visitas: A Lewis Bar e ao Valadares.

Rua Crasso, 140 – Lapa / Vila Romana. São Paulo / SP.
Horário: terça a sábado das 8h às 00h. Domingo das 11h às 18h. Segunda das 8h às 16h.
Contato: (11) 3864-3207

Para saber mais:
instagram.com/oscar_lewis_lapa

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.