Botequim do Joia, atmosfera histórica e maravilhoso feijão

Botequim do Joia, Centro do Rio

Foi uma felicidade saber que o Botequim do Joia ainda segue aberto. É literalmente uma joia carioca. Um lindo e histórico boteco, que funciona desde 1909 no Centro do Rio.

Botequim do Joia, Centro do Rio
O sobrado histório do bar, na região do Centro do Rio de Janeiro

O Botequim do Joia, conhecido também como Bar do Joia, fica num belíssimo sobrado numa região próxima à Central do Brasil e que merece mais atenção. Digo uma atenção cuidadosa, que balenceie o investimento público com a preservação de seu riquissimo conjunto arquitetônico. Mais fundamental ainda é atentar à população ali residente, muito em parte de baixa renda, evitando a gentrificação.

Patrimônico cultural-gastronômico carioca

Fato é que esse botequim é tem um valor inestimável para o patrimônico gastronômico carioca. Além de tudo servem um dos melhores feijões que já tive oportunidade de provar na vida. Sem brincadeira.

Botequim do Joia, Centro do Rio
Dona Alaíde defronte a pequenina cozinha do botequim

O atendimento lá tem o seu próprio tempo, que não é o tempo dos apressados e exigentes de um profissionalismo forçado e robótico. Ali o esquema é mais pessoal, na conversa e amizade, devagar para permitir que os nossos corpos relaxem e absorvam aquela dimensão particular.

Paio no feijão

Pedi um dos pratos mais famosos do local, o paio no feijão. O nome já é uma coisa fantástica e representa literalmente o que nos é serviço: um prato fundo lotado de feijão preto com uma grande linguiça paio no meio. Um espetáculo no visual e no sabor. Simples e belo.

Botequim do Joia, Centro do Rio, Feijão com Paio
Um dos pedidos mais tradicionais de lá é o Paio no Feijão

Para acompanhar o feijão, uma porção de arroz e outra travessa com couve e farofa. A farofa vale um especial elogio. Com todo respeito a São Paulo, cidade que me adotou, mas farofa como a servida no Rio é díficil de encontrar na Terra da Garoa. Ainda mais essa do Bar do Joia.

Tempero de Dona Alaíde

Fundado no início do século XX como Café e Bar Rio Paiva, o boteco passou a ser chamado de Bar do Joia nos anos 80, quando Seu Joia, filho do fundador João Nunes assumiu o comando do balcão. A cozinha, até hoje, é comandada pela simpática Dona Alaíde, viúva de Seu Joia. Ela é a responsável pelo incrível tempero do feijão.

Botequim do Joia, Centro do Rio, bar histórico
Atmosfera única de um bar histórico

Com seu horário restrito de funcionamento, ir ao Botequim do Joia exige que agendemos um dia durante a semana, de 12h as 15h30m para estar por lá. Para quem curte botequins históricos, é uma obrigação bater ponto e ficar ali sem pressa curtindo aquela atmosfera impagável do velho boteco.

Aos que gostam de samba, como eu, uma boa dica é ir às sextas-feiras quando rola o Samba do Aposentado. Mas é legal confirmar o evento no Instagram do botequim antes de ir.

Botequim do Joia, Centro do Rio

Endereço: Rua Júlia Lopes de Almeida, 26 – Centro. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: segunda à sexta das 12h às 15h30m.
Contato: (21) 2263-0774

Para saber mais:
instagram.com/botequimdojoia
facebook.com/BotequimdoJoia

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.