Cantinho das Concertinas

Cantinho das concertinas

O Cantinho das Concertinas é um boteco de alma portuguesa clássico da Cadeg e ponto de parada obrigatório para um crocante bolinho de bacalhau, um dos melhores do Rio de Janeiro.

Nos finais de semana o local vira o centro de uma tradicional festa de música típica, com direito a palco e tudo. É quando acontece o encontro dos tocadores de concertina, um tipo de acordeão que deu origem ao nome da casa.

Para dar conta da fome da galera é montada uma churrasqueira de onde saem, entre outras coisas, postas de bacalhau e sardinhas.

Cantinho das Concertinas
Porção de bolinhos de bacalhau: redondos e crocantes

Eu particularmente curto mais o Cantinho das Concertinas nos dias da semana, quando o movimento é bem mais tranquilo. Especialmente na quinta-feira quando rola uma rabada deliciosa na hora do almoço.

Eu sei que nem sempre dá para descolar um tempo para ir até o bairro de Benfica em um dia útil, mas se puderem, vale mais a pena que aos sábados. Mas se você é de festa, beleza, manda brasa e vai no finde mesmo.

Bolinho de bacalhau

Qualquer dia, no entanto, vale ao menos dar um pulinho por ali, se estiverem de compras na Cadeg, para comer uma porção dos crocantes bolinhos de bacalhau direto do balcão.

Cantinho das Concertinas
Super Bock na versão mini para acompanhar o bolinho

Foi o que fiz em minha última passagem pelo local. Bolinho de bacalhau acompanhado de cerveja portuguesa Super Bock – na garrafinha de 250 mililitros. Poderia passar uma tarde inteira por ali, não tivesse outros compromissos.

O espaço interno da casa é pequenino e cheio de objetos curiosos. Quem vai almoçar pode optar por sentar nas mesas dispostas ao longo da Rua 16, com um pouco mais de conforto.

Cantinho das Concertinas
As mesas do boteco ficam espalhadas pela Rua 16 da Cadeg

Mas fiquem ligados porque eles só aceitam dinheiro. Este aparente impedimento pode ser facilmente contornado com os caixas eletrônicos disponíveis no Mercado. Aos calorentos eu também recomendo que optem por tempos de clima mais ameno na cidade, pois a Cadeg é uma reconhecida estufa.

É um programa essencial para quem curte botequins históricos. Trata-se de um representante importante da gastronomia luso-carioca e que serve um dos melhores bolinhos de bacalhau do Rio.

Cantinho das Concertinas

Endereço: Rua Capitão Félix, 110, Cadeg, rua 16. Benfica – Rio de Janeiro / RJ
Horário: de segunda a sexta das 7h às 16h. Sábado das 7h às 18h.
Contatos: (21) 2580-4326

Para saber mais: instagram.com/cantinhodasconcertinas

Gostou da dica? Então quando der um pulo no Shirley não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.