Restaurante Aurora, desde 1898, mas com cozinha renovada

Restaurante Aurora, Humaitá, Rio de Janeiro

A última vez que estive no Restaurante Aurora foi no ano de 2010. Sei bem a ocasião porque escrevi sobre esta passagem aqui no blog no texto “Aurora Bar e Restaurante, histórica casa no bairro do Humaitá”.

Naquele então o bar tradicional carregava um pouco de ares de decadência, mas sempre manteve uma clientela fiel, que enchia as mesas, principalmente durante a noite. Assim conseguiu sobreviver, junto a um seleto grupo de restaurantes cariocas que atravessaram do século XIX ao século XXI na cidade do Rio.

O Restaurante Aurora sempre teve um pé em Portugal. Era o típico botequim luso-carioca, misturando receitas tradicionais portuguesas, como os pratos de bacalhau, com a típica comida carioca. Meio restaurante, meio boteco e clima descontraído.

Novos tempos

Em 2013 o negócio foi passado pra frente e, um pouco depois, foi feita uma reforma no espaço, que deu nova roupagem ao centenário. Era necessária, mas podiam ao menos ter mantido uma das velhas geladeiras de madeira como memória. Tudo bem, faz parte. Por outro lado, o ar-condicionado foi bem vindo para os dias de calor.

Restaurante Aurora, Humaitá, Rio de Janeiro
O salão do Aurora, tradicional restaurante de comida luso-carioca no Humaitá

Não diria que a alma de botequim se perdeu, mas os donos passaram a valorizar mais a vestimenta de restaurante. As mesinhas na calçada, no entanto, ainda estão lá, para a galera que gosta de beber ali no calor da rua.

Mesmo o salão interno não chega a passar assim ar formal. O lugar ainda tem um astral de restaurante-botequim. É um descontraído um pouco mais arrumadinho. A principal mudança, no entanto, está no cardápio.

Herança portuguesa

Quem cuida da cozinha é a chef Ana Beatriz Capão, que também é uma das sócias atualmente. Ela reforçou as heranças portuguesas, tanto de sua própria família, como da família que abriu o negócio lá atrás no tempo.

Os bolinhos de bacalhau, por exemplo, foram um dos destaques de minha passagem. Achei muito bom. Fogem um pouco do formato redondo, mais clássico na cidade, mas têm tamanho pequeno, com crocância e bom balanço bacalhau/batata. Nota 10.

Restaurante Aurora, Humaitá, Rio de Janeiro, bolinho de bacalhau
Os bolinhos de bacalhau foram um dos destaques de minha passagem pelo Aurora

Outros petiscos que me chamaram atenção foram o Polvo à Feira (fatiado com páprica e azeite) e as Moelas à Antiga (no molho com cesta de pães). No entanto, ficamos só nos bolinhos de bacalhau de entrada mesmo.

Entre os principais que têm feito sucesso estão o Cozido de domingo e a Rabada de quarta-feira. Além, é claro, do bacalhau, sempre ali.

Por outro lado, os pratos clássicos cariocas seguem por lá, como a sagrada feijoada de sábado. Diga-se de passagem, sempre foi muito boa. Ou o picadinho, que quase não resisti e pedi. Podemos dizer que a casa segue abraçando a cozinha luso-carioca com toda força e sabor.

Arroz de Polvo

Estava com minha mãe na ocasião e dispensamos todos os pratos já citados para ficar no Arroz de Polvo. Eu não me canso desse pedido. Definitivamente é um dos meus prediletos entre as comidas típicas do Rio.

No Restaurante Aurora a porção é tamanho família. Suspeitamos disso pelo valor cobrado de R$ 230,00 pelo Arroz de Polvo. Mesmo assim coçamos os bolsos e pedimos, sabendo que teríamos depois uma bela de uma quentinha para comer dia seguinte. Efetivamente a porção dá para 4 pessoas, o que justifica um pouco o preço cobrado.

Restaurante Aurora, Humaitá, Rio de Janeiro, Arroz de Polvo
Arroz de Polvo é muito bem servido no Aurora, por isso mesmo o seu valor alto

Mas um casal ou dois amigos, por exemplo, já não poderia pedir esse prato, o que é ruim. Não cheguei a perguntar se vendem a 1/2 porção. Fato é que o Arroz de Polvo é o prato mais caro do cardápio, mas muito bom! E no fim valeu por dois almoços divididos, já que voltamos a comer no dia seguinte.

Mas afinal, o Restaurante Aurora é uma boa opção?

Para quem conheceu o velho Aurora, a diferença é gritante. Começa já nas opções de petiscos, que hoje são muito mais interessantes. Em relação a outros estabelecimentos cariocas, acho que em termos de custo-benefício ele segue o padrão, um bom padrão, dentro dos restaurantes tradicionais do Rio.

O menu variado também atende a diferentes gostos, sendo um bom lugar pra almoços em família ou para reunir um grupo de amigos buscando um local que fuja um pouco do esquema “bar descolado” de Botafogo.

Endereço: Rua Capitão Salomão, 43 – Humaitá. Rio de Janeiro / RJ
Horário: diariamente das 11h às 01h.
Contatos: (21) 2537-2755

Para saber mais:
instagram.com/aurorahumaita

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.