Bar Aurora, botequim clássico do Rio de Janeiro

Instalado num sobrado centenário, e já bem transformado, o Bar Aurora é um clássico meio encostado. Tem uma clientela fiel e antiga, mas é um lugar que nunca conquistou muito as novas gerações, depois da minha. Pensei que não aguentaria aberto com a concorrência cada vez maior de bares mais ‘descolados’ na região.

Eu nunca fui cliente do Bar Aurora e posso contar nos dedos às vezes que estive lá na vida. É um fato estranho para mim, já que o restaurante é bem tradicional. Talvez porque nunca achei a comida de lá nada especial. Além disso, sempre que tinha de escolher um clássico carioca, acabava no Café Lamas, o centenário do Flamengo.

O lugar tinha tudo para ser um botequim fantástico, porque está num antigo edifício que, apesar de ter sido bastante alterado, ainda preserva no térreo as entradas em arco. É um milagre que tenha resistido a especulação imobiliária do bairro. Internamente, o bar mantém a característica do pé direito alto e boa circulação de ar, posicionado estrategicamente numa esquina, com uma configuração típica de botequim.

Aurora Bar Botafogo, Aurora Bar e Restaurante, Bar Aurora
Boa feijoada com acompanhamentos

Fomos bem servidos, o clima estava muito agradável e descobri até que a casa começou a trabalhar com cerveja de garrafa como uma opção ao chope. O chope, diga-se de passagem, é bem semelhante ao do Lamas. Pode-se passar a noite inteira bebendo sem problema, mas não encanta.

Feijoada do Bar Aurora

Nem olhamos o cardápio, já certos da feijoada. Logo veio ela, muito bem apresentada e completa. A boa quantidade de um torresmo sequinho e crocante junto da couve é certamente um destaque do pedido.

O feijão em si está na média. É uma boa feijoada, com quantidade variada de carnes. Faltou um paio (que adoro) ao conjunto, além deles terem talvez de melhorar um pouco na farofa. Mas dá com certeza para deixar um casal feliz.

Resumindo nossa passagem, eu acho que umas passagens periódicas pelo Bar Aurora são válidas. Em parte por sua beleza, o mobiliário e o bom serviço.

Endereço: Rua Capitão Salomão, 43 – Humaitá. Rio de Janeiro / RJ
Horário: diariamente das 11h às 01h.
Contatos: (21) 2537-2755

Para saber mais:
instagram.com/aurorahumaita

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.