Alfa bar, em Botafogo, e o galeto sem subterfúgios

Alfa Bar Botafogo, Rio de Janeiro

Segunda à noite eu me permiti uma escapulida da rotina. Com a Silvia, fomos beliscar uma comida de braseiro no Alfa Bar. Meu objetivo aquela noite, mais do que espantar o estresse de início da semana, era tirar a prova do galeto.

Venho aqui neste blog falando sobre galetos, pois de uma ora para outra eles estão na moda. O mais estranho é o galeto surgir como uma novidade na cidade do Rio de Janeiro. Imaginem!

Galeto simples é sempre melhor

Poderia até ser tratado como algo novo, se de fato houvesse algo novo para se tratar. Quando o assunto é galeto, no entanto, não tem erro. Um bom e simples galeto de qualquer braseiro bunda de fora da cidade é insuperável. E não faltam braseiros assim por aí.

O Alfa Bar, em minha opinião, serve um ótimo galeto, até porque ele não tem pretensão nenhuma de ser mais do que é. Perfeito em sua simplicidade galetal.

Mas não vá ao Alfa Bar se não gosta de pé-sujo. De mesa de plástico, luz fria, televisão e falação alta. Ou do trânsito caótico e risco de morte por atropelamento.

Sendo um boteco, até que o Atrope (apelido carinhoso) é bem especial. Afinal, tem uma boa equipe de garçons, de uniforme, que te servem na mesa, e um cardápio. Talvez a casa esteja numa categoria mais para pós-boteco.

Alfa Bar Botafogo, Rio de Janeiro, Alfa Bar Botafogo, Bar Alfa, Bar Alfa Botafogo
O galeto na brasa é a estrela da casa


O que tem demais lá? Algumas opções de comida boa, cerveja de garrafa estupidamente gelada (como não poderia deixar de ser num boteco) e uma conta bem baratinha no final da noite. Por um ou outro motivo, a casa atrai um público bastante variado, de diferentes classes e idades.

É uma espécie de point do b de Botafogo, escondido e um pouco distante do Pólo dos Bares e Restaurantes Que Não Fedem Nem Cheiram do Humaitá. No fundo eu acho que o que mais atrai as pessoas é justamente o fato do Alfa Bar não ter nada demais e não querer ser nada além do que é.

Esquina movimentada

Não se enganem, é difícil encontrar uma mesa por lá quase todas as noites da semana. Na própria segunda a casa estava cheia. Geralmente as pessoas, como eu, ocupam a parte de fora, talvez pela desagradável luz fria e a televisão alta da parte interna. Além da possibilidade de dar umas baforadas num cigarro sem que isso seja considerado crime hediondo.

O boteco não tem assessoria de comunicação, não tem plano de marketing, não sai toda a semana em revista, não tem chefe de cozinha famosinho, muito menos foi criado a partir de um conceitual projeto arquitetônico. É apenas um boteco numa esquina de Botafogo, que serve boa comida e cerveja gelada e que fez sua clientela no boca a boca, ou através de uns sujeitos aí que escrevem na internet.

Alfa Bar Botafogo, Rio de Janeiro, Alfa Bar Botafogo, Bar Alfa, Bar Alfa Botafogo
A linguiça é uma boa pedida


Por isso mesmo que o galeto do Atropelódromo é bom, porque é simples, verdadeiro, bem feito e sem subterfúgios. É muito ruim quando nos deparamos com um galeto enfeitado, carnavalesco e no fim das contas descobrimos que não passa de cru, nu, puro engodo pra dá pauta bonita, do jeito que a Zona Sul gosta. Cada um que curta o seu próprio bloco. Eu sou mais o Alfa Bar, até que um projeto de marketing o estrague, ou um carro nos atropele.

Por enquanto ele continua lá, como um bom pé-sujo nosso de cada dia, para deleite meu e de toda a rapaziada que conhece. Na segunda, além de um galeto aperitivo, pedimos a boa linguiça na brasa, além de uma porção de um queijo coalho honesto.

Endereço: Rua Mena Barreto, 94 – Botafogo, Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 9h às 00h.
Contatos: (21) 2266-2510

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.