Edimburgo: Haggis no Guildford Arms e folk no Sandy Bell’s Pub

Apesar da neblina seguimos com um dia perfeito em Edimburgo, terminando com Haggis no Guildford Arms Pub e folk no Sandy Bell’s Pub.

Despedimo-nos dos nossos novos amigos e do Oxford Bar para enfrentar mais uma vez o frio e da fina chuva da noite. Resolvemos pegar um táxi até o próximo destino, o Guildford Arms Pub, não muito distante.

A fome começou a nos bater junto com um profundo cansaço. Entramos com mala, sacolas e tudo no bonito e grande pub escondido numa viela na parte nova da cidade. Sentamos no mezanino e logo fomos atendidos de forma simpática (como sempre).

Fotos relativas ao texto: Edimburgo: Haggis no Guildford Arms e folk no Sandy Bell’s Pub
Haggis no Guildford Arms Pub em Edimburgo
Haggis no Guildford Arms Pub

Eu pedi salsichas de porco com haggis e blue cheese, acompanhado do eterno purê de batatas inglês e um molho de vinho tinto (Pork, haggis, dunsyre blue cheese sausages on mash with red wine gravy – 8,80 Libras).

O Haggis é um tradicional prato escocês, servido em tripas (como salsichas) , em pasta, ou dentro de um estômago de carneiro. Neste último caso como a buchada nordestina. A mistura é composta geralmente miúdos como partes do estômago, coração, fígado e pulmões de ovelha com várias especiarias.

A salsicha de Haggis lembrou-me distante uma tipica saucisse parisiense que eu adoro, a Andouillette. Também é feita de miúdos, só que de porco. Para beber, uma pint da já familiar Deuchars IPA.

Fotos relativas ao texto: Edimburgo: Haggis no Guildford Arms e folk no Sandy Bell’s Pub
Fish and Chips do Guildford Arms Pub

A Silvia ficou no Fish and Chips (Fresh breaded haddock fillet with salad tartare sauce and chips – 9,40 Libras). Foi um bom jantar.

Não demoramos muito por lá. A idéia era pegar um táxi até o hotel, deixar as sacolas e malas, sacudir o cansaço e esticar a noite mais um pouco num pub com música perto de onde estávamos hospedados. Era uma oportunidade única. A noite seguinte em Edimburgo seria de descanso, pois teríamos de viajar muito cedo, para Dublin, no sábado.

Quinta feira, e vamos ver o que nos espera. Procuramos realizar a escala o mais rapido possível, sem banho, só um reforço de desodorante no sovaco. Já eram umas dez horas e saímos novamente, dessa vez caminhando pela névoa, a escuridão, e os poucos graus das ruas.

Sandy Bell’s Pub

O bar era realmente perto do hotel. Chama-se Sandy Bell’s Pub e pelas nossas indicações, um lugar frequentado por um público bastante variado, de motoristas de ônibus, passando por estudantes e até filósofos.

Fotos relativas ao texto: Edimburgo: Haggis no Guildford Arms e folk no Sandy Bell’s Pub
Sandy Bell’s Pub

Imaginei um lugar apinhado de turistas, com um desses grupos folclóricos a tocar uma gaita de fole num palco iluminado. Engano meu, para nossa sorte. O Sandy Bell’s é um pub bem charmoso, comprido, que ao menos aquela noite, não apresentava (a não ser por nós ) nenhum sinal de turistas a espreita.

O lugar estava cheio é de escoceses. De fato um público bastante variado, de jovens a velhos, modernos e antiquados. Um ótimo grupo se reunia numa roda de folk ao fundo. O clima estava simplesmente fantástico!

Folk num pub de Edimburgo

Bastou entrar para espantar o sono. Arrumamos um cantinho para sentar, peguei duas pints da irlandesa Murphy´s e ficamos ali relaxados e felizes curtindo um folk num pub de Edimburgo. O momento fechou com chave de ouro o ótimo dia em que conhecemos fantásticos bares, cada um com suas próprias virtudes.

Fotos relativas ao texto: Edimburgo: Haggis no Guildford Arms e folk no Sandy Bell’s Pub
Folk no Sandy Bell’s Pub em Edimburgo

Poderia repetir toda essa programação novamente na sexta-feira. No entanto o tempo em Edimburgo era curtíssimo e já tínhamos até descartado a ida a região de Leith. Essa é uma área que ficou famosa após ser retratada no filme Transporting e, apesar do passado decadente, hoje tem boas opções de bares e restaurantes.

Assim, pedimos apenas mais uma rodada, de música e de cerveja. Desta vez provei uma Mc Ewan’s Export Draft. A Silvia ficou com a sua predileta, a australiana Foster’s. O cansaço voltou, era inevitável, tudo estava muito corrido. Voltamos para o hotel na esperança de pegar um dia seguinte de sol, ou ao menos sem neblina.

Links dos pubs citados:
Guildford Pub: guildfordarms.com
Sandy Bell’s Pub: sandybells.com

Gostou da dica? Então deixe o seu comentário no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.