Oxford Bar, pub clássico em Edimburgo na Escócia

No meio do fog o velho letreiro verde nos revelou uma das maiores experiências em um pub na viagem, o Oxford Bar,

Com aquela neblina toda, tivemos que cancelar alguns programas, como a ida ao castelo de Edimburgo. Nem o morro onde se encontra a histórica fortificação era possível de se avistar. Sobrou-nos, portanto, a opção de ir aos pubs da cidade.

Paramos logo no Bow Bar, defronte a lanchonete Oink, na aconchegante Victoria St. Que ainda tem diversas lojas cheia de coisas interessantes para lotar uma mala de viagem.

Bow Bar

O Bow Bar é um belíssimo e tradicional pub da cidade que serve uma fantástica variedade de uísques single maltes. Para quem curte um destilado aquilo lá é o paraíso, ou a perdição. Eu estava mais na onda de explorar o universo cervejeiro da Escócia, mas como curto também um uísque, não neguei uma dose.

Foto do texto Oxford Bar, pub clássico em Edimburgo na Escócia

O problema foi escolher. Poucas eram as marcas conhecidas. Blended populares no Brasil nem constam no cardápio. São considerados subprodutos que passam longe do gosto dos escoceses.

Tive de pedir uma sugestão para o barman, que como a maioria absoluta dos escoceses, foi muito solicito. Explicou a diferença entre os sabores dos single maltes mais pedidos.

Auchentoshan

Indicou o que me disse ter um dos melhores custos benefícios da casa, o Auchentoshan nove anos. Até hoje não consegui pronunciar este nome. De fato era um uísque bastante saboroso e uma dose bem gentil ao acessível preço de 2,65 libras.

Foto do texto Oxford Bar, pub clássico em Edimburgo na Escócia

Sentei com a Silvia junto a uma pequenina mesa de madeira que achamos linda. Daria tudo para comprar uma daquelas. Carreguei minha dose de single malte numa tacinha característica e especial para uísque, além de duas pints.

Para mim a Leeds Ale (boa cerveja) e à Silvia uma Tennent´s Lager. Não é tão estranho como aparenta beber uísque acompanhado de cerveja. Além de combinar bem, é bastante comum no Reino Unido essa dupla dinâmica.

Era a primeira vez que sentávamos para relaxar um pouco na cidade que já estávamos curtindo muito, apesar de há apenas algumas horas por lá. Não nos esticamos no Bow Bar, pois ainda dava para rodar um pouco pela cidade pegando o resto de dia. Apesar de que com a nevoa a sensação era de quase noite.

Foto do texto Oxford Bar, pub clássico em Edimburgo na Escócia

Ao sair do pub, talvez um pouco entorpecido de bebida, entrei na primeira loja de uísque que encontrei no caminho atrás do Auchentoshan. Não achei a garrafa de nove anos, o que foi uma pena, e acabei por adquirir a de doze (boa também).

A mala

Ainda realizamos mais umas compras em lojas de bugigangas para turistas no centro histórico. Era óbvio que já não haveria espaço em nossa mala para carregar tudo aquilo. Seguimos andando até a cidade nova (que é velha também), de traçado perpendicular, de meados do século XVIII.

Comedido de uma intensa vontade de fazer pipi, tive de entrar em uma loja de departamento no caminho. Acabei por esbarrar com a seção de malas e mochilas, que estava toda em promoção. Aproveitei a oportunidade e comprei uma mala preta de rodinhas de tamanho médio, que supus suficiente para todas as nossas aquisições presentes e futuras.

Foto do texto Oxford Bar, pub clássico em Edimburgo na Escócia

Continuamos nosso passeio pela neblina na cidade nova de Edimburgo, eu arrastando mala e a Silvia cheia de sacolas. Após cruzarmos com um casamento, começou a cair uma irritante e típica chuva fina. Ficamos perdidos e sem destino por alguns minutos.

Oxford Bar

Paramos para analisar as possibilidades e mais uma vez não nos sobrou alternativa a não ser ir para outro bar. Lembramo-nos de uma dica que tínhamos anotado do programa de Anthony Bourdain, o Oxford Bar, aparentemente um lugar sem muitos atrativos, mas com uma boa cerveja Guinness. E o melhor, era perto de onde estávamos. Partimos para lá enfrentando fog e chuva fina.

Já estava anoitecendo e quando viramos na Young St. após apertamos os passos na fina calçada, avistei um letreiro verde e iluminado em destaque, Oxford Bar. Segundo o apresentado no programa de Bourdain, o Oxford é o lugar predileto do popular escritor escocês Ian Rankin, bem como o de seu personagem mais célebre, o Inspector Rebus. É um pub discreto, um pouco fora da rota turística. Com essas informações na mão, resolvemos não fazer estardalhaço e entramos de fininho empurrando a pesada porta de madeira.

Foto do texto Oxford Bar, pub clássico em Edimburgo na Escócia

Era difícil um casal esbaforido de brasileiros cheio de sacolas e arrastando uma mala preta passar despercebido, e quando entramos no ambiente demos de cara com um grupo de uns sete enormes escoceses espalhados pelo balcão.

Todos pararam e olharam imediatamente para nós como se fossemos alienígenas. Ficou um longo silencio no ar até que a mocinha do bar, uma jovem e sorridente, virou para nós e perguntou de onde nós éramos. Brazil (com z mesmo) nós respondemos.

Descobrimos a senha de entrada. Brazil! Responderam os escoceses em coro. E assim voltaram a conversas entre si, num dialeto difícil de compreender. Insinuei que ia pedir duas half pints, mas o pessoal não deixou. Half pint é coisa proibida por ali. O Oxford Bar é lugar de bebedor sério.

Deuchars IPA

Determinada hora, o grupo de velhos escoceses nos questionou sobre o motivo de estarmos ali, naquele lugar não muito turístico (ao menos para os outro pensei, em silêncio). Revelamos ser por conta de um programa de culinária. Eles caíram na gargalhada, pois afinal de contas nem servem comida no bar!

Foto do texto Oxford Bar, pub clássico em Edimburgo na Escócia

Explicamos melhor, foi uma passagem de um programa, dica do escritor Ian Rankin. Ah! Tá! Apesar de que o autor fazia tempos não aparecia por ali, nem o seu personagem, o Inspetor Rebus – nos disseram. Foi nos oferecido uma Deuchars IPA (boa opção da cervejaria Caledonian, de Edimburgo) e uma Belhaven Best.

Repedimos a dose e poderíamos ficar ali pelo resto da noite. O clima estava muito agradável, o grupo de senhores escoceses era ótimo. Foi uma verdadeira e impagável ‘pub experience’ . No entanto, já eram quase oito horas da noite e as coisas fecham razoavelmente cedo na cidade.

Como não havia nada para comer no Oxford Bar, tivemos que abortar nossa estada aconchegante naquele inesquecível pub para encontrar um lugar para jantar.

Com aquela nevoa toda e tendo como pano de fundo a histórica e bela cidade, compreendi perfeitamente a opção do escritor Ian Rankin pela ficção policial. Há sempre um clima de suspense no ar em Edimburgo. Mas é só o clima mesmo, pois a cidade é super tranquila e agradável.

Mais sobre o Oxford Bar: oxfordbar.co.uk

Gostou da dica? Então deixe o seu comentário no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.