Os petiscos do Aperitivos Valadares, histórico botequim de São Paulo

Aperitivo Valadares, Lapa, Vila Romana, bairro da Água Branca, São Paulo, boteco, comida brasileira, comida de boteco, botequim tradicional, boteco histórico, Cachaça Século XVIII, Batata na Serragem, Testículos de boi, acepipes de balcão, codorna frita
O cardápio do Aperitivo Valadares com sua variada gama de petiscos

O Aperitivos Valadares é um histórico botequim de São Paulo, conhecido por seu grande número de petiscos, como os testículos de boi, as codornas, rã à milanesa e muitos outros. 

Foi fundado em 1962 pelos irmãos mineiros Luiz Adelino, Astramiro e Evaldir Pires. É um local bastante democrático por seus tipos humanos, agregando diferentes perfis, mas sobretudo os adoradores de botecos raiz.

Luiz Adelino estava no balcão quando cheguei numa tarde da vida. Folheava o seu jornal impresso. Sempre gentil, me deu boa tarde quando entrei no boteco. Troquei uma prosa rápida falando assim de bares, cachaças e tradição botequeira. Prometi passar ao fim do almoço para degustar uma cachaça que ele indicasse.

Aperitivos Valadares, Lapa, Vila Romana, bairro da Água Branca, São Paulo, boteco, comida brasileira, comida de boteco, botequim tradicional, boteco histórico, Cachaça Século XVIII, Batata na Serragem, Testículos de boi, acepipes de balcão
Luiz Adelino, um dos fundadores do Aperitivos Valadares, na parte dos acepipes de balcão

O Valadares tem o seu próprio tempo, uma dimensão particular que a gente encontra nos botecos mais autênticos. É um ponto muito relevante dentro da historia da gastronomia botequeira paulistana. Havia anos que não pisava por ali, porém.

Por uma sorte da vida, pois, agora vou morar pertinho, bem próximo mesmo, no bairro da Água Branca. Confesso que nunca me entendi muito assim com essa designação dos bairros paulistanos. Uns dizem que é tudo Lapa, outros que ali seria Vila Romana, mas formalmente é Água Branca, aqueles quarteirões ali colados na estação da CPTM.

Testículos de boi

Sempre ficou assim fresco na minha memória os petiscos exóticos do local. Lembro de ter provado lá os testículos de galo, uma das coisas mais estranhas que já experimentei na vida e confesso, no entanto, que achei meio ruim. Mas esses não estão mais no cardápio da casa. Já os testículos de boi seguem lá, pois, como uma marca registrada do boteco.

Aperitivos Valadares, Lapa, Vila Romana, bairro da Água Branca, São Paulo, boteco, comida brasileira, comida de boteco, botequim tradicional, boteco histórico, Cachaça Século XVIII, Batata na Serragem, Testículos de boi
Testículos de boi numa porção cortadinha em cubinhos e à milanesa

Os testículos de boi vêm assim numa porção cortadinha em cubinhos e à milanesa. Uma pessoa desavisada pode achar, portanto, que se trata de uma travessa de provolone à milanesa.

Têm uma textura espojosa. Poderia dizer, como marshmallow salgado, algo nesse estilo. Mas é bom, eu não tenho preconceito não, e com uma pimentinha fica show de bola. Estou certo, porém, de que não agrada a todos os paladares.

Mercado da Lapa

Pelo que eu saiba você só vai conseguir comer testículo de boi em São Paulo justamente no Aperitivos Valadares. Pra quem quer comprar e preparar a iguaria, um lugar que você encontra com certeza é no Mercado da Lapa bem próximo do bar por sinal. É lá, todavia, que o pessoal do Valadares compra.

Mercado da Lapa, testículo de boi, Aperitivos Valadares
Box no Mercado da Lapa vendendo testículos e rim bovino

O Mercado da Lapa, que eu já citei diversas vezes aqui no blog, é um lugar que eu amo. Lá você arruma absolutamente tudo o que possa imaginar. Inclusive os testículos de boi e a carne de rã, que é também servida no boteco Aperitivo Valadares.

Cordorna Frita

Segui com minha petiscagem valadariana, solicitando uma codorna. A codorna parece mais um pinto de tão pequena. É um, digamos, petisquinho pra coçar a garganta. Bem pequeno, mas muito saboroso. Lembra assim um pouco um galetinho. Galetinhos, diga-se de passagem, muito comuns no meu Rio de Janeiro. 

Aperitivos Valadares, Lapa, Vila Romana, bairro da Água Branca, São Paulo, boteco, comida brasileira, comida de boteco, botequim tradicional, boteco histórico, Cachaça Século XVIII, Batata na Serragem, Testículos de boi, acepipes de balcão, codorna frita
A codorna parece mais um pinto de tão pequena

É mais fácil encontrarmos os ovos do bicho, pois estão em todas as partes. No Valadades, porém, dá pra comer a Codorna e o ovo. As porções geralmente vêm com alinho frito e uma salada. Isso vale para todos os pedidos. 

Rã à Milanesa

Outro clássico do Aperitivo Valadares é a Rã Milanesa. Não faz muito tempo que eu publiquei um texto sobre o Lewis Bar, que é literalmente vizinho do Valadares na Rua Crasso. Eles também vendem Rã à Milanesa. Quem quiser ler pode clicar no link: Lewis Bar, porção de panceta imperdível na Lapa paulistana.

Aperitivos Valadares, Rã à Milanesa, São Paulo, comida de boteco, comida brasileira, comida paulistana, boteco, bairro da Água Branca
Outro clássico do Aperitivos Valadares é a deliciosa Rã à Milanesa

Eu simplesmente sou louco por Rã à Milanesa. Apesar de ser um petisco típico de botecos mais tradicionais de São Paulo, não se acha assim com tanta facilidade em qualquer bar.

Mas outro botequins que servem com certeza são o A Juriti, lá no bairro do Cambuci e o Jabuti Frutos do Mar, perto do Parque do Ibirapuera.

Gostaria que fosse mais popular, no entanto. Além de tudo a carne da rã é reconhecidamente saudável. Claro, não sei se empanado é tão saudável assim, mas certamente delicioso.

Torresmo perfeito

Sendo um bar de mineiros, pode ter certeza de que o torresmo sai num capricho. Pois nessa minha última passagem, inaugurando uma jornada agora de vida pelo território da Água Branca, ganhei de presente uma porção de torresmo. Nada poderia me agradar mais no mundo afinal.

Aperitivos Valadares, Lapa, Vila Romana, bairro da Água Branca, São Paulo, boteco, comida brasileira, comida de boteco, botequim tradicional, boteco histórico, Cachaça Século XVIII, Batata na Serragem, torresmo
Os torresmos do Aperitivos Valadares são simplesmente perfeitos

Posso dizer que os torresmos do Valadares são simplesmente perfeitos. Desses, pois, que devem ser utilizados como base de estudos da ciência. Uma coisa espetacular.

Batatas na serragem

Além dos petiscos quentes, uma das coisas também que é muito legal do Valadares é o balcão, com vários clássicos de boteco, como o jiló em conserva, o próprio torresmo, que eles me deram, sem falar na famosa batatinha na serragem. 

Aperitivos Valadares, Lapa, Vila Romana, bairro da Água Branca, São Paulo, boteco, comida brasileira, comida de boteco, botequim tradicional, boteco histórico, Cachaça Século XVIII, Batata na Serragem
Batata na Serragem, coberta com uma farofa de mandioca deliciosa

É uma batatinha coberta com farofa de mandioca deliciosa, que eles chamam de serragem. Há também a porção tradição com batatinha na serragem e torresmo, um sucesso total da casa, pois. Então se vocês passarem por lá, não deixem de dar uma espiada ali no balcão, porque tem muita coisa boa.

Boteco raiz

Após a minha petiscada encostei a barriga no balcão do Valadares para prosear com Seu Luiz. Pedi uma indicação de cachaça. Ele sugeriu Cachaça Século XVIII, do Engenho Boa Vista, alambique localizado na cidade de Coronel Xavier Chaves, em Minas Gerais. Uma pinga suave e agradável, perfeita para iniciar a digestão enfim.

Conversamos assim um cadinho, naquele tempo relativo dos botecos clássicos. Eu olhava para fora, na esquina da Rua Crasso com a Rua Faustolo, onde um quarteirão praticamente inteiro veio abaixo, provavelmente para subir um mega condomínio.

Aperitivos Valadares, Lapa, Vila Romana, bairro da Água Branca, São Paulo, boteco, comida brasileira, comida de boteco, botequim tradicional, boteco histórico, Cachaça Século XVIII
Cachaça Século XVIII para iniciar a digestão

Os ventos da especulação imobiliária logo alcançam aquelas bandas de Sampa, ainda mais com a inauguração de uma estação de metrô da Linha Laranja, bem ali onde fica a CPTM Água Branca. Espero, afinal, que não seja tão radical como o que aconteceu no bairro de Pinheiros. Foi o primeiro bairro que morei em São Paulo e onde hoje eu mal me localizo.

Bom saber, por outro lado, que o Aperitivos Valadares, e o vizinho Lewis Bar, seguem ali, como fortalezas da resistência botequeira raiz. Tomei minha pinga, me despedi do pessoal e segui meu caminho. Mas agora quase vizinho do bar, esse vai certamente virar meu pit stop do torresmo.

Endereço: Rua Faustolo, 463 – Água Branca. São Paulo /SP.
Funciona de segunda a sábado das 12h às 23h.
Contatos: (11) 3862-6167

Para saber mais: 
instagram.com/aperitivosvaladares

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa 

 

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.