Padaria Bassil: uma das melhores esfihas do Rio de Janeiro

Volto ao tema comida árabe para apresentar aos leitores uma das melhores esfihas do Rio para mim, a da Padaria Bassil. É essa aí na imagem abaixo do parágrafo. Mas não pensem vocês, pela foto, que ela vem nesse formato diferente. Eu é que não aguentei esperar para fotografar, sem antes dar uma mordida na iguaria.

Padaria Bassil
A massa, bem suave, é o que a faz tão especial, mas o recheio não fica atrás

O dia era uma sexta-feira e minha esposa havíamos tirado uma folga do trabalho. Aproveitamos a oportunidade para passear de tarde pela região da Saara, no Centro.

É claro que eu já tinha premeditado a esfiha ao propor o programa para Silvia. Ela, adoradora da Saara como eu, achou uma idéia irresistível dar umas voltas pela área.

Saara

O grande mercado popular, que se alonga pelos sobrados históricos das ruas da Alfândega, Senhor dos Passos e Buenos Aires, gera nas pessoas reações extremas. Existem os que amam se meter por lá e os que não chegam nem perto. Eu faço parte do primeiro time.

Padaria Bassil
Os quibes na estufa da lanchonete

No entanto, diferente da Silvia, tenho um prazo para permanecer por lá antes de começar a enlouquecer com o intenso movimento de pessoas, o empurra-empurra, a gritaria dos vendedores e os jigles jorrando mensagens repetidas na rádio Saara, pelas caixas de som espalhadas por toda a região.

Acho que ela poderia passar uma semana por ali a entrar em cada uma das lojas e caçar roupas, objetos, panos, tudo que é tipo de coisa.  Eu gosto de ficar por lá no máximo umas três horas, contando a parada de uma hora para o almoço.

Geralmente também sou mais objetivo e já sei exatamente os meus pontos de parada. Quase sempre restaurantes ou lojas de produtos gastronômicos como a Casas Pedro. Na sexta-feira em questão acertamos dividir o tempo de compras ao meio, com o intervalo para a refeição.

Saímos em direção ao Centro por volta das treze horas, bem forrados com um grande café da manhã. A comida matinal não foi suficiente para dirimir a minha ansiedade em relação à esfiha e a fome me atormentou logo que desembarquei na estação Uruguaiana.

Padaria Bassil
A entrada quase imperceptível

Depois de subir quase toda a Rua da Alfândega finalmente demos meia volta pela Rua Senhor dos Passos logo ao encontro da Padaria Bassil, no número 235.

Desde 1913

A pequena loja já tem tradição de 97 anos (está na área desde 1913), alguns prêmios e muitas reportagens colecionadas na parede. Apesar da fama toda é quase imperceptível para quem cruza em meio a tantos estabelecimentos da Saara e do vai e vem intenso de pessoas.

Foi difícil conseguir tirar uma foto da entrada, sem que ninguém atravessasse pela imagem. O ambiente é simples, com jeitão de lanchonete. Há um balcão livre onde os clientes apanham pães, uma vitrine de salgados típicos e uma geladeira para bebidas.

Padaria Bassil

Come-se em pé por ali mesmo, ou numa mini bancada onde se encontram alguns molhos. Pagamento, só mesmo em dinheiro. Os pedidos são realizados de forma atropelada pelos clientes que chegam um após o outro, cheios de ansiedade. Apesar de tanto caos, o pessoal da casa consegue milagrosamente desfazer o nó e atender a todos, sem errar no kibe.

Um espetáculo de esfiha

O segredo da esfiha me parece estar no fato de ser produzida por uma Padaria Árabe. A massa, bem suave, é o que a faz tão especial, mas o recheio não fica atrás. O salgado é uma das especialidades da casa, que tem no pão árabe o seu carro chefe (muito bom). Vendem entre outros produtos as clássicas pastas de berinjela e grão de bico.

Pedi uma esfiha de carne e a Muñeca uma de ricota (ambas por R$ 2,50). As duas igualmente ótimas. Além disso, foi inevitável sair de lá com um pacote de pão árabe debaixo do braço (12 unidades por R$ 8,00).

Ansiedade desfeita, já estava calmo suficiente para almoçar. Sim, porque nosso destino gastronômico na Saara, além da Padaria Brasil, estava logo ao lado desta, pouco mais a frente na Rua Senhor dos Passos, o restaurante Sírio & libanês. As esfihas foram apenas a entrada.

Padaria Bassil

Endereço: Rua Senhor dos Passos, 235 – Saara, Centro do Rio. Rio de Janeiro / RJ
Horário: de segunda a sexta das 8h às 18h. Sábado das 8h às 14h.
Contato: (21) 3970-1673 / WhatsApp: (21) 99150-8836

Para saber mais:
instagram.com/padariabassil

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

One Comment on “Padaria Bassil: uma das melhores esfihas do Rio de Janeiro”

  1. Pingback: Entre o Armazém e o Pub | Diários Gastronômicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.