Rota do Acarajé: bom botequim baiano

Rota do Acarajé é um destino certo para quem busca o tempero da Bahia. Desde a primeira vez que ouvir falar deste botequim baiano fiquei louco de ansiedade por conhecê-lo.

Localizado em Santa Cecília, é uma das regiões que mais tenho gostado de explorar em minhas caminhadas urbanas em São Paulo.

Muito bem servido de transporte público, o tradicional bairro além de reunir um interessante conjunto arquitetônico, também oferta um comércio e uma população muito eclética. Isso sempre me atrai.

Rota do Acarajé, comida baiana, Santa Cecília
Como não poderia deixar de ser numa casa baiana, a pimenta estava quente
Descolado bairro de Santa Cecília

A despeito de ter sofrido um longo processo de decadência, que teve grande impulso com a chegada do monstro do Minhocão, de uns anos para cá a área tem testemunhado uma revalorização.

Processo puxado principalmente pela classe média que foge dos preços altos de outras regiões nobres da cidade. Também é uma busca por um estilo de vida que preza a calçada, o comércio de rua e a proximidade da área central da cidade e sua vasta gama de opções culturais.

Rota do Acarajé, comida baiana, Santa Cecília
O ambiente é simples, colorido e cheio de detalhes decorativos

Ainda há muito que melhorar por ali. Faltam mais áreas verdes, um trato melhor na iluminação e nas ruas, é bem verdade. Não se pode dizer o mesmo, porém, de restaurantes e bares atraentes.

Aproveitei a visita da família e embarquei meus sogros e minha cunhada para uma viagem até o antigo bairro, já preparando minha fome para o que estava por vir.

Rota do Acarajé, comida baiana, Santa Cecília
A vista a partir da rua deste descontraído botequim baiano de Santa Cecília

Sabíamos que encontrar uma mesa em qualquer parte da cidade naquelas treze horas de sábado seria difícil e assim nem ligamos de nos espremer (a princípio) numa mesa que seria de quatro. Aperta todo mundo no banco de madeira que dá. Logo descolamos um banquinho a mais.

Beliscos típicos da Bahia

Apesar do serviço um pouco caótico e lento, isso faz parte do programa. Se estiver com pressa, então procure outro lugar para sentar. O negócio do Rota é esticar o almoço, ficar de papo um tempo tomando cervejas, beliscar umas entradas e hora ou outra finalmente comer.

Rota do Acarajé, comida baiana, Santa Cecília
O início da jornada foi na boa porção de queijo coalho
Rota do Acarajé, comida baiana, Santa Cecília
A parede exibe o painel com alguns rótulos especiais de cerveja

A casa contempla uma vasta gama de opções de beliscos típicos da Bahia, do caldo de mocotó, passando por pedidas sertanejas como a carne de sol, queijo coalho e indo até o arrumadinho e o acarajé de Salvador. Isso sem contar as várias possibilidades de acompanhamentos. Ou seja, dá para passar horas montando um delicioso quebra cabeças.

Rota do Acarajé, comida baiana, Santa Cecília
Minha cunhada Renata ficou no Acarajé no prato
Rota do Acarajé, comida baiana, Santa Cecília
Meus sogros mandaram ver no Baião de Dois

As opções, no entanto, não se restringem só as comidas. O bar também oferta uma boa variedade de cervejas, com dezenas de rótulos e uma infinidade de cachaças que podem ser apreciadas puras ou em caipirinhas de frutas diversas.

Eu não disse que é um bom lugar para esticar à tarde? Pra que ter pressa. “Mais uma cerveja, por favor, e uma porção de queijo coalho”.

Não falta a casa, também, é personalidade. O clima é bastante descontraído, a falação é alta e o ambiente é simples, mas colorido e cheio de cuidados e detalhes decorativos.

O botequim reúne um público com perfil mais alternativo. Gente que busca fugir um pouco do padrão, mas também o povo que gosta de boa comida baiana. Estejam certos de que não vão se decepcionar.

Rota do Acarajé, comida baiana, Santa Cecília
Nosso pedido espalhou-se pela mesa em vários potes…
Rota do Acarajé, comida baiana, Santa Cecília
…denominado Mesa Baiana. Que mesa!
Fartura da Mesa Baiana

Não exageramos nos petiscos para reservar um espaço no estômago para os pratos principais. Pelo que testemunhamos nas vizinhanças de nossa mesa, as porções são enormes e vão de clássicos como o Baião de Dois até as moquecas caprichadas (com dendê, do jeito que baiano gosta).

Uma porção de um bom queijo coalho deu para matar um desejo inicial de belisco. Eu e Silvia queríamos seguir mais a frente nos petiscos, mas a família estava com fome e resolver partir logo para os principais.

Minha cunhada pediu um acarajé no prato. Ele vem todo desmontadinho para brincarmos de encaixar as peças: camarão seco, molho vinagrete, vatapá, caruru etc. Ela cometeu o pecado de pedir sem pimenta, mas isto é questão de gosto.

Rota do Acarajé, comida baiana, Santa Cecília
Após a comilança não resisti e tomei uma aguardente Musa

Meus sogros partiram para o Baião de Dois. O pedido veio numa grande tigela, a qual os dois ficaram longe de dar conta. A parte deles que sobrou me serviu de belíssimo almoço de domingo.

Eu e Silvia, na intenção de meio ficar de beliscos, optamos pela Mesa Baiana: farofa de dendê, carne de sol acebolada, feijão fradinho cozido, salada do acarajé, mandioca frita, arroz e quatro miniacarajés. É isso tudo ai mesmo, uma loucura.

Foi assim que nossa mesa cobriu-se inteira de potes, cada um com uma das partes do grande conjunto que solicitamos. Achamos tudo bom, com destaque especial a massa crocante do miniacarajé e a mandioca (aipim, para não me afastar das origens cariocas) crocante e sequinha.

Cachacinha para fechar

Bem verdade que não comi nada de absolutamente espetacular, mas no todo, terminei o serviço bastante satisfeito com a comida. Para fechar a questão solicitei uma dose de Aguardente Musa de banana. Queria a Prata, mas eles só tinham a Ouro. As duas são muito boas. Geladinha… Recomendo.

O Rota do Acarajé é um local onde eu gostaria de voltar ao menos uma vez por mês para passar uma tarde de sábado comendo uma boa culinária baiana e apreciando diferentes marcas de cerveja e ou cachaça.

Só não faço isso porque tenho outros 10 mil lugares ainda para conhecer em São Paulo. Porém uma volta a casa já está reservada em minha mente, logo, logo.

Rota do Acarajé

Rua Martim Francisco, 529/533 – Santa Cecília. São Paulo / SP.
Horário: de domingo a sexta das 12h às 21h. Sábado das 12h às 22h.
Contatos: (11)3668-6222 / (11) 9915909292

Para saber mais:
instagram.com/rotadoacaraje
rotadoacaraje.com.br

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.