Casa de Ieda: comida da Chapada Diamantina, com afeto

A Casa de Ieda serve um dos melhores Baião de Dois que eu já comi até hoje no eixo Rio-São Paulo. É isso mesmo! Um prato saboroso, com gosto, desses que a gente sabe que é feito com afeto.

É a própria Ieda que dá conta do serviço ali em seu pequenino, deliciosamente singelo e autêntico restaurante. Sei que é um pouco clichê, mas parece que estamos em sua casa. Talvez pelo atendimento gentil e pessoal, que nos faz sentir bem-vindos e aconchegados.

Casa de Ieda
Baião de Dois da Ieda: o melhor que já comi até hoje em terras paulistanas

Ali, de sua pequena cozinha aberta, a baiana conversa com os clientes enquanto comanda o fogão. Simpatia em pessoa, Ieda diz que o seu segredo é não suavizar no tempero.

Inspiração na Chapada Diamantina

Prepara o Baião do jeito que sempre comeu e que viu fazer ao longo de sua juventude na Chapada Diamantina – região no interior da Bahia que serve de inspiração para os seus pratos.

Casa de Ieda
Da pequena cozinha Ieda conversa com os clientes e comanda o fogão

Aprendeu as nuances da cozinha regional, como salgar as carnes, observando o seu pai. Hoje utiliza esta sabedoria no preparo de suas receitas que incluem alguns pratos típicos até então raros de se encontrar em Sampa, como é o caso do Godó de Banana Verde.

Outrora comum nos garimpos de diamante, o Godó é uma potente mistura de banana, carne de sol e arroz vermelho do sertão, que ainda é servido com chips de batata-doce no restaurante.

Casa de Ieda
O Godó de Banana Verde: outrora consumido nos garimpos de diamante
Cardápio enxuto e certeiro

O cardápio do local é muito enxuto e varia dia-a-dia (geralmente dois pratos principais, duas opções de entrada e uma sobremesa), mas o Baião de Dois está sempre lá. Todos os ingredientes são escolhidos a dedo e a maioria deles trazidos da Bahia, como é o caso do arroz vermelho.

Casa de Ieda
Bolinhos de Estudante com Queijo Coalho e de Pirão de Coalho c/carne de Sol

Na companhia de um amigo, num almoço de quinta-feira, ainda nos deliciamos com as duas opções de bolinhos de entrada: o Bolinho de Estudante com Queijo Coalho e o Bolinho de Pirão de Queijo Coalho c/carne de Sol na Manteiga.

Ambos são muito bons, mas eu particularmente fiquei encantado com Bolinho de Pirão de Queijo Coalho com carne de Sol, de recheio cremoso e muito saboroso. Realmente um troço bom demais.

Casa de Ieda
Mesas do restaurante: pequeno e simpático
Casa de Ieda
Nas paredes, fotos familiares

Cada um também optou por um prato para almoço: eu fiquei no Baião de Dois da Ieda (R$ 28,00), servido numa travessa com arroz, feijão de corda, carne de sol, queijo de coalho. Ainda acompanha uma farofa e molho lambão. Meu companheiro de jornada pediu o Godó de Banana Verde (R$ 28,00), também muito bom.

Fechamos a nossa passagem com um café coado ali na hora pela própria Ieda. Os grãos são produzidos por cooperativa na Chapada.

Casa de Ieda
O cardápio enxuto (e rotativo) descrito num quadro junto da cozinha
Bocapiu

Ieda começou a sua aventura pela gastronomia paulistana com o seu food truck Bocapiu, que como ela mesmo revelou, tinha o cardápio um pouco mais aberto, incluindo pratos do Nordeste como um todo e Norte brasileiro.

Como já falei aqui quando escrevi da Casa Buzina, os melhores food trucks conseguiram criar raízes, para nossa sorte. Ainda mais sorte para mim, já que a Casa de Ieda, nascida do Bocapiu, está próxima de minha casa, perto do Largo da Batata, em Pinheiros.

Comida impecável, bom atendido e, melhor de tudo, com um preço justíssimo no final da experiência. O que se pode querer mais?

Casa de Ieda

Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 841 – Pinheiros. São Paulo / SP
Horário: de terça a sexta das 11h30m às 15h. Aos sábados das 11h30m às 16h.
Contatos: (11) 4323-9158
Melhor parada: Estação Faria Lima do metrô (Linha Amarela)

Para saber mais: instagram.com/casadeieda

Gostou da dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.