Rotisseria Sírio Libaneza

Rotisseria Sirio Libaneza

A Rotisseria Sírio Libaneza sempre me faz feliz com sua comida árabe maravilhosa, com destaque para uma das melhores esfihas do Rio de Janeiro.

Guardo uma série de boas memórias da Galeria Condor. A começar pelas idas cinema. Infelizmente fechou como a maioria dos cinemas fora de shoppings no Rio. Havia uma clássica loja de doces onde eu comprava baboseiras para depois me deliciar assistindo aos filmes.

A Galeria Condor também sempre foi o lugar das casas de esfihas para mim. Sempre tive dúvidas sobre qual era a melhor de lá: a da Rotisseria Sírio Libaneza ou de uma birosca chamada Oriental, numa viela entre os corredores principais da Galeria.

Tendia a preferir esta última, em boa parte porque eles tinham a tradição de colocar duas esfihas no prato, mesmo que pedíssemos uma. Uma boa desculpa para eu comer duas, afinal já estavam ali mesmo…

Rotisseria Sírio Libaneza
Vista da lanchonete, de um dos corredores da Galeria Condor
Retorno à Galeria Condor

Voltei recentemente ao Largo do Machado com o objetivo de tirar a prova das esfihas. Qual das duas lojas serviria a melhor da região? Esta busca me gerou uma grande decepção: a esfiha de carne da birosca Oriental estava muito ruim… Além disso, eles largaram de mão a tradição de servir duas esfihas no prato de uma vez.

No fim das contas nunca vou saber a resposta, pois não tenho mais base de comparação. Se for considerar o que tenho na lembrança, talvez a esfiha da Oriental fosse melhor nos idos tempos. Hoje, sem dúvida, a Rotisseria Sírio Libaneza serve uma esfiha muito mais saborosa – certamente entre as melhores do Rio de Janeiro.

Rotisseria Sírio Libaneza
A esfiha de carne: uma das melhores do Rio
A esfiha é o carro-chefe da Rotisseria

A loja original foi inaugurada em 1972. No outro corredor da Galeria, no entanto, os donos abriram posteriormente um espaço maior, com mesas, onde é possível comer refeições árabes como a também elogiada Kafta – entre outras receitas tradicionais. Curto mais ficar na loja original, com seu balcão de bancos fixos, espaço apertado e jeito de boteco-lanchonete.

A esfiha é, sem dúvida, o carro-chefe da Rotisseria, imperdível e inesquecível. Eu particularmente amo a de carne. É bem recheada, molhadinha, com uma massa inexplicavelmente gostosa e diferente das esfihas padrão meia boca de redes de fast-food.

Rotisseria Sírio Libaneza
O balcão de bancos fixos, onde o povo curte os salgados árabes

Conheço muita gente que voltando do Centro de metrô faz escala no Largo do Machado só para comer a esfiha antes de seguir viagem. Claro, sem deixar de levar uma caixa do salgado triangular debaixo do braço.

Assim, se por um lado a lanchonete Oriental foi uma decepção, a Rotisseria Sírio Libaneza compensou tudo e me fez uma vez mais feliz, como sempre, com aquela esfiha de carne maravilhosa.

Rotisseria Sírio Libaneza

Endereço: Largo do Machado, 29 (Galeria do Condor, Loja 32) – Catete. Rio de Janeiro (RJ)
Contatos: (21) 22052047 / (21) 25572377
Melhor parada: estação do Largo do Machado do Metrô (Linha 1)

Para saber mais: instagram.com/rotisseriasiriolibaneza

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.