Kibe Montado, Pilaf e outras maravilhas do Sainte Marie

Sainte Marie Gastronomie

A cozinha do Saint Marie mescla influências armênias e libanesas, com criações inventivas e deliciosas como o Kibe Montado.

Escolhi uma segunda-feira, pois as filas aos finais de semana tornam a visita impossível. Quem não mora ali nas redondezas também é necessário tirar um tempo sem pressa para ir até o Jardim Taboão – no limite entre o Grande Morumbi e Taboão da Serra – para um almoço (eles fecham as 20h).

Kibe Montado, Sainte Marie

O célebre Kibe Montado, ou Kibe Sainte Marie

Pilaf de polvo, Kibe Montado, Sainte Marie

Pilaf de polvo com linguiça de cordeiro

Não se surpreendam com a simplicidade do local, num ponto comercial sem muito charme. São poucas mesas, divididas em pequenas salas, com jeitão singelo. Mas logo na primeira mordida de qualquer coisa a gente entende por que a insistência em ir até lá vale a pena.

O chef libanês-armênio Stephan Kawijian – que toca o restaurante com a mulher Sabrina – recebe a gente com sorriso e, não raro, serve ele mesmo os pedidos. São suas as criações mais célebres do local como o Kibe Montado, ou Kibe Saint Marie.

Sainte Marie, Esfiha de costela, Kibe Montado

Esfiha de costela de boi e de cebola

Coalhada, Saint Marie, Kibe Montado

Coalhada (ótima) com os pães da casa

Kibe Montado

Trata-se de uma imponente torre cujos andares são montados com kibe cru e assado, tabule sem trigo, coalhada, cebolas caramelizadas e umas folhinhas de hortelã no topo. Diferente de tudo que eu já tenha provado com kibe na vida e com gosto tão espetacular quanto a sua apresentação.

A equipe da casa, que é muito gente boa, vai dando as dicas. Deixe-se levar sem medo. Tudo o que provei lá estava sensacional. Como, por exemplo, a porção da ótima coalhada com os pães da casa, ou as esfihas (a esfiha de costela é uma grande pedida).

Saint Marie, Kibe Montado

O espaço da rotisseria, onde tudo começou

Saint Marie, Kibe Montado

É possível levar para casa algumas das delícias de lá

Eu já estava paquerando há tempos no Instagram um prato em particular: o arroz de polvo e linguiça de cordeiro com especiarias. A receita se baseia no Pilaf, preparo de arroz popular no Oriente Médio. No caso do Saint Marie leva polvo e linguiça de cordeiro (Linguiça Merguez).

Polvo com Linguiça Merguez

A grande cumbuca (na foto a porção para duas pessoas, que saiu R$ 128,00 em julho de 2019) chega a transbordar, com os belos tentáculos de polvo sob o arroz. É de babar! O polvo estava perfeito e muito macio. O arroz é delicioso, para quem não tem medo de pratos bem temperados (e adora coentro, como eu).

Saint Marie, Arak, Kibe Montado

Um Arak para iniciar a digestão

As porções são grandes e geralmente recomenda-se dividir, para poder até provar mais coisas. Quem quiser ainda pode carregar para casa esfihas, kibes entre outros itens da parte da rotisseria, onde tudo começou.

Sim, foi naquele pequeno espaço onde fica o balcão com pães e salgados que o negócio teve início, aos poucos sendo expandido para as áreas das lojas anexas, no prédio onde se encontra.

Depois de me fartar de emoção, o Arak e um chá de hortelã caíram bem para iniciar a digestão. De resto foi me jogar no banco de trás do táxi e descansar satisfeito da vida na viagem de volta até Pinheiros.

Sainte Marie Gastronomia

Endereço: Rua Dom João Batista da Costa, 70 – Jardim Taboão. São Paulo / SP
Horário: de segunda à sábado das 10h as 20h.
Contato: (11) 3501-7552

Para saber mais:

facebook.com/Mercizao

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.