Irmão menor do Shuk Falafel & Kebabs, sucesso da Rua Ferreira de Araújo, o Shuk Esfihas foca nos pedidos rápidos, na mesma viagem pela culinária de rua dos países árabes, turca, israelense e do norte da África.
Bar na Rua Girassol
Já estava bastante curioso com o Shuk Falafel & Kebabs, que reúne uma multidão numa esquina do Baixo Pinheiros. Porém não conseguia encaixar uma escapulida até lá. Mas foi assim que dei de cara um dia com o Shuk Esfihas, na Rua Girassol, que naquele então era pertinho de casa.
Digo naquele então porque já me mandei das bandas da Vila Madalena e desci para a Grande Lapa. Pois o Shuk Esfihas foi para mim como uma despedida do meu ex-bairro, onde fui muito feliz, por sinal. Uma bela despedida enfim.
Beirut Pilsner
Há algumas mesas na rua, mas no dia de calor preferi o salão abrigado do sol forte. Decoração bacana, música boa e atendimento gentil. Aconcheguei-me então numa mesa de canto para explorar a carta. Primeiro, no entanto, precisava molhar a garganta.
Logo bati o olho em uma opção de cerveja libanesa. No meio desse recente conflito fiquei surpreso, então, com o fato de uma cerveja do Líbano chegar por aqui. Não resisti e solicitei a Beirut Pilsner. Uma ótima cerveja pilsner, sem brincadeira. Cabe aqui um especial elogio a casa, pois todas as cervejas que solicitei nessa passagem estavam estupidamente geladas.
Cardápio surpreendente do Shuk Esfihas
O cardápio do Shuk Esfihas foge do lugar comum quando se trata de comidas do oriente médio. Eu adoro quando me deparo com coisas que nunca tinha ouvido falar como, por exemplo, o Lahmajun.
A mesma coisa as entradas, ou Mezzes, com pedidas que desconhecia tais como o vinagrete apimentado (Ezme) e pasta de pimentão (Muhammara). Mesmo entre os clássicos, é o caso do Homus, a proposta é mais incrementada com tomates assados e pesto de espinafre.
Lahmajun de Cordeiro
Como revelei, eu desconhecia o que era Lahmajun até então. São como esfihas com uma massa muito fina, servidas abertas, mas para serem enroladas como um kebab. Que negócio espetacular! A massa, o molho, tudo enfim. Escrevendo aqui já me dá vontade de voltar para comer outra.
Depois de começar a pesquisar para escrever esse texto, me dei conta de que existe uma rede de restaurantes fast food, do estilo de praça de alimentação de shopping, chamada Lahmajun. Mas seria leviano falar sobre um lugar que desconheço.
O que posso dizer, no entanto, é que fiquei positivamente espantado com a Lahmajun de Cordeiro do Shuk. Foi a melhor qualquer coisa com cordeiro que já comi na vida, sem brincadeira.
Pidé de Bastermá
Segui então com uma Pidé, que é um estilo de esfiha turca, servida aberta, em formato de barca. Eu já tinha ouvido falar porque há outros locais em São Paulo que servem como o Kebab Salonu (que também gosto bastante, por sinal).
Bastermá é um tipo de carne defumada típica da culinária Armênia. Essa eu já conhecia de outros carnavais. É uma das coisas boas que vim a descobrir depois que mudei para em São Paulo, cidade com uma enorme comunidade armênia e cuja culinária está muito bem representada em locais como a Casa Garabed em Santana, sem mencionar outros tantos.
A Pidé é enorme! Uma vez mais pude constatar a qualidade da massa da casa, muito leve. Tudo bem feito e temperado. Eles preparam tudo lá, com exceção exatamente do bastermá que é de um fornecedor. Diga-se de passagem, excelente.
Manoush Harissa
Após esses dois pedidos fiquei já bem cheio. Imaginei, então, se caberia algo mais para terminar aquela passagem. Uma entrada, para sair? Vi que as pastas eram grandes, talvez fosse demais. Poderia levar pra casa. Mas enfim resolvi dar um ponto final com um dos pães de entrada, Manoush, para acompanhar assim os últimos goles da Beirut Pilsner.
Há duas opções, com o Za`tar e com molho de tomate e pasta harissa (levemente apimentada). Fiquei nesta última após observar o deleite de duas clientes na mesa ao lado. Devorei sem nenhuma pasta, mas ainda assim com enorme satisfação. Muito bom! Imagino que com uma pastinha fique sublime. Porém, isso ficará para uma próxima.
Agora deu para compreender por que o Shuk Falafel & Kebabs vive tão cheio.
Shuk Esfihas
Endereço: Rua Girassol, 625 – Vila Madalena, São Paulo / SP
Horário: segunda a quarta das 12h às 15h30m e das 19h às 22h30m. Quinta à sábado das 12h às 23h. Domingo das 12h às 22h
Contato: (11) 2359-1729
Para saber mais:
instagram.com/shuk.sp
shuk.com.br
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Quer encontrar outras dicas de destinos em São Paulo? Então acesse: comer e beber em Sampa