A Sobaria é um dos poucos, quiçá o único restaurante de São Paulo especializado na culinária típica do Mato Grosso do Sul.
O nome faz referência direta a um dos pratos mais populares da capital Campo Grande, o Sobá. Um caldo a base de macarrão oriental que acreditem, tem origem japonesa.
Não se trata de um modismo recente e sim fruto da bagagem cultural trazida por colonos japoneses da ilha de Okinawa, que migraram para o Estado do Mato Grosso do Sul no início do século XX.
Hoje o prato já está tão enraizado no cotidiano gastronômico campo-grandense que parece mesmo ter sido criado por lá.
Nestes anos todos não é difícil imaginar que o preparo brasileiro ganhou seus próprios contornos e temperos. Quem procurar na internet poderá encontrar algumas versões e receitas para a sopa.
Por incrível que pareça, no entanto, a tradicional e mais comum ainda preserva alguma semelhança com a que também é consumida no Japão.
A refeição é servida em uma cumbuca, com a massa mergulhada em um caldo e acompanhada de tiras de carne (originalmente de porco, mas também de boi ou o que mais der na telha), cebolinha e ovo mexido.
Culinária do Mato Grosso do sul
O cardápio do restaurante da Vila Mariana é uma pequena viagem pela rica culinária do Mato Grosso do sul, que além do Sobá inclui pratos com peixes de rio como o pintado e o pacu e a famosa linguiça de Maracajú.
Foi justo atrás desta linguiça que eu fui levado ao Sobaria. Mas quando bati o olho no caldo mudei de ideia. Para dizer a verdade, cheguei a cogitar pedir as duas coisas. Abrir com um Sobá pequeno e partir para o embutido como prato principal do almoço. Era um pouco de exagero.
Como já conheço linguiça de Maracajú, decidi dar uma chance a sopa, que para mim foi novidade. Solicitei a versão grande que não demorou a chegar fumegante à minha mesa.
Sobá com carne de porco
Roberto, que gentilmente me atendeu em minha passagem pela casa, me sugeriu a mais tradicional, com tiras de lombo de porco. Não poderia ter sido mais ao meu agrado, já que sou um louco apaixonado por carne suína.
Estava muito bom! Como eu supunha, a cumbuca grande foi suficiente para saciar minha fome pelo resto do dia.
Mais do que propriamente a massa e a carne (perfeita e macia), destaco o caldo base do prato. Delicioso! Vou ter de deixar para comparar com as servidas em Campo Grande quando finalmente tiver a chance de visitar a região…
Com pratos diferentes e alguns bastante exclusivos em Sampa, como o Sobá e a linguiça de Maracajú, o movimento no Sobaria é grande. Principalmente no final de semana, quando as filas são comuns – como me revelou a equipe da casa.
O Sobá valeu muito a pena, mas numa próxima passagem vou me dedicar a linguiça. Diga-se de passagem, além da de Maracajú, o restaurante também serve outros embutidos tentadores como a Sertaneja (de carne suína) e a Pantaneira (100% carne bovina). Tenho de reunir uma turma para dar conta do redado.
Sobaria Cozinha Sulmatogrossense
Endereço: Rua Luis Góis 1559 – Mirandópolis. São Paulo / SP.
Horário: de quarta à segunda das 11h às 23h
Contatos: (11) 5084-8014
Para saber mais: instagram.com/sobaria
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa