Minha esposa é apaixonada por comida indiana e desde que a conheço me recomendava o Tandoor, no bairro do Paraíso. Foi assim que quando viemos procurar um apê para morar na cidade não perdemos tempo e já na primeira noite partimos para nossa refeição asiática.
A culinária indiana ainda segue como algo raro e exótico para a maioria dos brasileiros. No Rio de Janeiro não há um restaurante que preste. Mesmo em São Paulo, com sua enorme variedade de cozinhas, o tema Índia se restringe a poucas casas.
Não tive muita oportunidade na vida de comer comida indiana. Apenas fora do Brasil. Entre as culinárias mundiais, sem dúvida considero a indiana uma das mais complexas e picantes. Mesmo para mim, que adoro um ardido, o negócio pega.
Ainda tenho muito a me entender com esse mundo gastronômico. Afinal, quando falamos de Índia, temos de levar em conta que cada região daquele imenso país tem a sua própria culinária típica. Por isso estou anos luz de poder me considerar um conhecedor.
Restaurante indiano
Por isso eu fiquei bastante feliz com a chance de esbaldar num restaurante indiano e explorar um tiquinho mais das delícias culinárias daquela parte da Ásia Central.
O Tandoor passa ao largo da sofisticação. Ainda bem. É um lugar simples, despretensioso, mas muito bem cuidado. Alguns objetos e quadros com referências a cultura indiana enfeitam o ambiente, sem grandes exageros.
Paredes de cor verde, mesas de madeira que não são para todos os gostos. O restaurante fica numa casa e a parte interna é dividida em diferentes salas. Sentamos logo na primeira, assim que se entra.
Poucas mesas estavam ocupadas, sendo uma por um casal de indianos. Eu sempre acho isso um bom sinal. Fomos prontamente atendidos e de forma gentil. Deixei a Silvia encarregada das escolhas, dada a sua maior familiaridade com os meandros deste cardápio.
Pão Naan
Para começar, Silvia selecionou um pão típico indiano, o naan, que também tem versões semelhantes em outros países da Ásia. É um pão fino, de massa gostosa e diferente das que costumamos achar pelas terras tupiniquins.
Junto com o pão, também é trazida a mesa três chutney: papaya, iogurte com hortelã e tamarindo. Para quem curte um agridoce é uma grande pedida. Um bom começo e pelo visto, uma tradição no Tandoor.
Murg curry e Paneer Matar
Como pratos principais nós decidimos pedir frango com curry (Murg curry) que estava muito poderoso. O outro, mais leve e vegetariano, foi o Paneer Matar com pedaços de queijo e ervilha marinados em um molho masala.
Os pratos foram servidos numa panelinha, os dois com muito molho. No caso do frango, o legal do curry é que o efeito de seu poder vai aumentando conforme se dá uma garfada a mais. No fim, não há água suficiente para dirimir o fogo. É relaxar e curtir a sensação. Ainda bem que eu estava acompanhado de uma cerveja gelada.
A comida nos agradou muito, impressão que dividi com a Silvia. Não tenho dúvidas de que este é um ótimo representante da culinária indiana no Brasil. Passados uns meses desde que nos mudamos para São Paulo acho inclusive que já está na hora de um retorno a casa e de seguir com minhas explorações.
Tandoor
Endereço: Rua Mario Amaral 559 – Paraíso. São Paulo / SP.
Horário: domingo e segunda das 19h às 22h. Terça a quinta das 19h às 23h. Sexta e sábado das 19h às 00h.
Contatos: (11) 3885-9470 / (11) 3052-4380 / (11) 94634-4451
Para saber mais:
instagram.com/tandoorsp
tandoor.com.br
Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa
Saudades do tandoor, próxima ida a SP temos que ir lá. A dica na sobremesa é pedir o sorvete de manga com castanha de caju, que ameniza bem a pimenta, é caseiro e delicioso!