O balcão do Elídio Bar, na Mooca

O balcão do Elídio Bar nos dá uma enorme sensação de impotência. Afinal é certo que em uma passagem por este clássico bar da Mooca é impossível dar conta de 10% dos acepipes espalhados a vista da clientela. É desesperador. Por onde vamos começar afinal? Perguntei para a Silvia assim que me desfiz da mochila jogando-a sobre a cadeira.

Melhor seria tomar um chope, relaxar e daí a gente vai levando.  E que chope! Não bastasse à visão monumental dos petiscos, a bebida da casa é excelente, cremosa e com o colarinho perfeito. No primeiro copo foi quase como um gole. Pedi um segundo antes mesmo do garçom ter tempo de dar meia volta.

Elídio Bar, na Mooca
O balcão de acepipes fica logo na entrada para dar um choque inicial na clientela
Balcão dos acepipes

Chegamos para o fim da tarde, o bar estava vazio. Bom para nos acomodarmos por ali, perto do balcão dos acepipes, que é o grande charme do lugar.

Há o andar de cima e uma parte anexa, com mesas normais. Legal mesmo é sentar nas cadeiras altas e junto ao balcão. Ali se está ao lado da máquina de chope alemã, com seus 180 metros de serpertina responsáveis pela qualidade da bebida, junto com a boa tirada da equipe da casa.

Elídio Bar, na Mooca
 Fantástica coleção de latas de azeite que fica na estante, detrás do balcão
Fundado nos anos 70

Com o nome pouco sugestivo de Nossa Senhora Aparecida o Elídio foi fundado no início dos anos 70 por descendentes de italianos. Como ocorre em muitos bares, a casa ganhou o apelido de um dos donos, Elídio Raimondi.

Foi-se o tempo em que este festejado bar era apenas um botequim de bairro com mesinhas de ferro na porta e jeito mais despojado. Ele passou por uma remodelada, que teve o devido cuidado de manter algumas características originais.

Elídio Bar, na Mooca
Do outro lado da estante dos azeites, fica a seção do futebol…

Ficaram o balcão, os diversos quadros e as fotografias. Elas contam um pouco da história do futebol brasileiro também da chopeira. Mantiveram igualmente a fantástica coleção de latas de azeites na estante detrás do balcão.

Claro, as dezenas de acepipes expostos para deleite e desespero dos clientes ainda estão lá. Mesmo após 4 parágrafos de estada, ainda não fazia ideia de onde começar.

Elídio Bar, na Mooca
Uma visão de cima do balcão do bar na área mais charmosa da casa

Depois de tanto tempo não perdeu seu ar de bar familiar e de galeria dos azeites e do futebol. Muito menos parece manter o essencial, a comida, que é a mesma de sempre.

Antepastos de influência italiana

Grande parte dos acepipes é comprada no Mercado Municipal. Tem de tudo por ali, embutidos de vários tipos e tamanhos, frutos do mar, queijos, pastas e antepastos de influência italiana como berinjelas, abobrinhas em conserva e salames diversos.

Elídio Bar, na Mooca
Começamos com uma porção do mar: roll-mops, arenque, polvo, jalapeña e jiló frito

Tínhamos que começar em algum lugar e então optamos por escolher alguns quitutes do mar, entre os quais um dos mais famosos dali, o roll-mops (sardinhas na salmoura enrolada com cebola ou azeitonas).

Quitutes do mar

Além da sardinha, peguei um pouco de arenque em conserva e polvo a vinagrete. Compondo a porção, jiló frito e pimenta jalapeño. A Silvia ainda catou um pastel.

Elídio Bar, na Mooca
A segunda série de petiscos ficou por conta dos embutidos: salsichas, salames…

Após as provas o placar ficou no mais ou menos. O roll-mops estava muito bom, de fato um dos melhores que já provei. Já o polvo foi uma decepção, estava duro e sem muito encanto. Quanto ao pastel, razoável. Acho que o problema era mais o fato de não ter sido frito na hora. Gostei da jalapeño em conserva e do arenque para comer com pão. O jiló não tem erro, sempre uma boa companhia.

Tudo ali é calculado por peso. Junto à porção é servida uma cestinha de pães. Nada melhor do que raspar o prato com o miolo da massa, sem deixar rastro de comida.

Elídio Bar, na Mooca
Esta última imagem dá a dimensão da quantidade de acepipes a disposição dos clientes

Seguimos com novas provas. Desta vez em optei pela parte de embutidos.  Um pouco de salsichas, salames, linguiças e mais uns queijos e tomate seco para complementar. Agradou-me, mas pesou um pouco.

Como já vínhamos de um sanduíche de mortadela um pouco mais cedo infelizmente tivemos que parar por ali aquele dia. Tanta coisa ainda havia para ser apreciada! Vai ficar pra próxima, e a outra e a outra.

Algum dia eu dou cabo daquilo tudo lá e daí posso fazer uma avaliação por completo. Seguimos com mais uns chopes a espera da chegada da noite. Quando saímos da casa o ambiente já estava lotado, como era de se esperar.

Elídio Bar

Endereço: Rua Isabel Dias, 57 – Alto da Mooca. São Paulo / SP.
Horário: terça a sábado das 11h às 23h Domingo das 12h às 18h.
Contatos: (11) 2021-3097

Para saber mais:
instagram.com/elidiobar_oficial

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.