Descobri tropeçando no calçamento descalçado do alto da Rua Teodoro Sampaio o Toca do Coelho. Curioso estabelecimento, que não sei definir se é um boteco, um bar, um restaurante, churrascaria ou um pub popular.
Fiquei curioso com o achado, mas demorei até finalmente conhecer a casa com minha esposa num almoço de sábado. Um amigo já tinha ido e me recomendou.
O cardápio do restaurante inclui alguns clássicos da cozinha urbana brasileira, mas foca mesmo nos grelhados preparados na brasa. Tudo a preços interessantes e porções para duas ou três pessoas.
Carne de coelho
O destaque, no entanto – como o próprio nome do lugar já indica – são os pratos com carne de coelho, servidos de diferentes maneiras.
Não é fácil encontrar esse estilo de carne em restaurantes do Rio ou São Paulo. Ainda mais por ser rejeitada pelo paladar brasileiro. Quando encontramos os preços nem sempre são convidativos.
Só por este fato uma passada na Toca do Coelho já vale a pena, pois além das porções generosas do bicho, os valores cobrados não doem tanto no bolso.
Assim que entramos no estabelecimento compreendemos o porquê do termo Toca. Aquilo lá é definitivamente uma toca, um cantinho escondido no caos da Teodoro.
Boteco-pub
Na frente fica um bar, ou boteco-pub, com balcão longo, bancos fixos e uma parede lotada de bebidas e objetos dos mais diversos por todos os lados. O restaurante propriamente dito fica atrás, depois de um fino corredor espremido por geladeiras. É a toca.
As opções de cerveja são interessantes. Logo na entrada já se vê uma grande variedade de garrafas para escolha dos clientes. Fiquei na Paulistânia, larger puro malte que faz parte já a algum tempo da minha cesta básica cervejeira por sua qualidade e preço acessível.
Mais do que cervejas, a Toca do Coelho é um ponto bastante interessante para os amantes de cachaça. São cerca de 150 rótulos da mais brasileira das bebidas.
Equipe simpática e bons preços
Na hora de escolher o que comer não tivemos duvidas em optar pelo coelho. O meio coelho sem guarnição por R$ 51,20 deu muito bem para nós dois. Para acompanhar, resolvemos abrasileirar o pedido, solicitando uma porção de feijão (carioquinha como de costume em São Paulo) e farofa.
Apesar de um pouco confusos, os rapazes que nos atenderam foram extremamente simpáticos conosco. Já era um pouco mais tarde e a casa não estava tão cheia.
Com exceção da televisão passando o programa da Xuxa (que é um ponto negativo), não tive qualquer outra queixa sobre nossa experiência.
O clima de nossa estada melhorou significativamente quando a equipe deixou a Xuxa de lado e largou Sex Pistols nas caixas de som. Nada melhor do que rock and roll para nos salvar daquele afogamento.
Gostei mais da comida do que a minha esposa. Ela achou o coelho um pouco sem graça. Eu adoro esta carne e raramente acho ela por ai.
Podendo curtir perto de casa, acompanhado de uma cerveja puro malte e rock na vitrola, pra mim está ótimo. Por outro lado as opções de carne de boi de lá também me pareceram interessantes. Talvez eu explore outros pontos do cardápio da próxima vez.
Restaurante, Cervejaria & Cachaçaria Toca do Coelho
Endereço: Rua Teodoro Sampaio, 507 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: de segunda a sábado das 9h às 19h.
Contato: (11) 3085-9653
Para saber mais:
instagram.com/toca_do_coelho_restaurante
Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa .