O restaurante Zinho Bier é um veterano entre as grandes casas de costela cariocas da Zona Norte. Já é um velho participante de guias como o Rio Botequim. Tanta recomendação tem o seu fundamento e difícil é decidir entre a costela de boi, a de cabrito e a de porco quando se vai lá.
Restaurante simples e popular
O calor daqueles dias de início de março nos forçou a sentar no salão do segundo andar, com ar condicionado. O Zinho Bier é uma casa bem simples, de aspecto limpo e decoração despretensiosa. Apenas um painel em homenagem a algumas personalidades da MPB como Elis Regina, Cartola e Vinicius de Morais, dá um toque um pouco mais interessante ao ambiente do primeiro andar.
No segundo andar a simplicidade se repete no salão. É um restaurante popular onde o que importa realmente são os pratos. Localizado na aridez da Rua São Luiz Gonzaga, ao lado do Largo de Benfica, a casa passa quase despercebida no intenso trânsito local. Assim como o Adonis, é quase um Oasis no deserto de concreto e asfalto da região.
Linguiça de entrada e salada tropical
Decidir por qualquer uma das opções alimenta bem três homens com fome regular. Pedir uma de cada seria, portanto, um exagero. Optamos pela costela de boi, por ser o prato de maior saída na casa. Porém antes abrimos com umas linguiças.
As tais linguiças de entrada estavam boas, mas talvez tenha sido um exagero. Isso porque para acompanhar a costela, ainda solicitamos uma salada mista. Para quebrar um pouco o peso do prato principal. Era uma salada grande, com palmito, tomate, chuchu, cenoura, presunto, cebola, alface e maionese. Uma típica salada tradicional carioca.
Costela de boi
Sempre que uma costela cruzava o salão o povo ali presente parecia querer aplaudir. É um prato imponente e muito saboroso. O segredo de sua maciez (desmancha a cada garfada) parece estar no fato de ficar durante horas sob molho de vinho e ervas finas.
Simplesmente um espetáculo. Quando pousou em nossa mesa nós imediatamente atacamos a peça despedaçando com nossos garfos. Deu bem para nós três que somos ogros.
A comparação com o Cachambeer é inevitável, pois a receita de preparo é a mesma. Fiquei sem saber o de qual casa é melhor. Tenho de voltar a Benfica para tirar a prova do cabrito e beliscar mais uma vez a costela para chegar a uma conclusão.
Atualização 11/07/2023: o Zinho Bier foi reformado e os seus ambientes estão mais modernos e arrumados. Todos contam com ar-condicionado. O cardápio também foi aprimorado com novas opções de petiscos.
Zinho Bier
Endereço: Rua São Luiz Gonzaga, 2330 – Benfica. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a quarta das 11h às 16h. Quinta a sábado das 11h às 23h. Domingo das 11h às 18h.
Contato: (21) 3890-1704
Para saber mais:
instagram.com/restaurantezinhobier
zinhobier.com.br
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio