Cerveceria Lopez, chope Quilmes e ótima morcilla

Mercado de las pulgas de Colegiales, Buenos Aires, Argentina

A Cerveceria Lopez, é outro restaurante que descobri no livro Bodegones de Buenos Aires, de Pietro Sorba e fiquei tentado a conhecer. Mesmo já tendo organizado em minha agenda o almoço de terça em outro restaurante, decidimos espiar a cervejaria, para quem sabe, uma entradinha.

Logo cedo já estávamos de pé para caminhar em direção ao bairro de Colegiales. É uma área de Buenos Aires que eu ainda não havia explorado. Primeiro destino do dia, Mercado de Las Pulgas: um enorme complexo de pequenos boxes-antiquários com as velharias mais inimagináveis. Diferente da Feira de Antiguidades de San Telmo que já está tomada de turistas gastadores, ao contrário do Mercado de Colegiales.

Mercado de Colegiales

Um pensamento lógico a primeira vista, mas não verdadeiro. Muito ao contrário. Os preços em Colegiales estavam pau a pau com os de San Telmo. Mas por quê? Bom, o mercado é voltado para um público específico de colecionadores. Esses, quando tem de gastar, gastam. Já os turistas brasileiros (por exemplo) estão mais interessados em bugigangas baratinhas. Por isso, especulamos, talvez os preços no tradicional bairro de San Telmo estivessem mais em conta. Quem sabe…

Mercado de las Pulgas: um grande complexo de boxes-antiquários
…com tudo que é tipo de objeto inimaginável
Um chapéu do célebre artista do mercado, Tony Valiente

De qualquer maneira, comprando ou não, o passeio pelo mercado é um programão. O complexo nasceu ao lado de um antigo mercado de frutas que aos poucos foi sendo ocupado por vendedores de antiguidades. As frutas ficaram de lado e as pulgas tomaram oficialmente o lugar.

Há um projeto da prefeitura da cidade de realocar os boxes para um espaço adequado e arrumado, ao contrário do ambiente improvisado dos dias atuais. Será que manterá o charme largado de hoje em dia? Não sei, mas fica claro que qualquer fagulha por ali pode acabar em tragédia.

Tire bem umas duas horas de sua manhã para se divertir por lá, circular pelos longos corredores tomados de objetos e esbarrar com figuras curiosas como o artista plástico Tony Valiente que transforma antiguidades em peças bastante pitorescas. Entre as quais, chapéus, bolsas e jaquetas. Tony vive a alguns anos no mercado e talvez seja o seu personagem mais célebre.

Cervezeria

Após o Mercado, seguimos a andar bairro adentro até Villa Ortúzar. A primeira escala gastronômica do dia foi na Cerveceria Lopez. Mesmo considerando que iria almoçar depois em outro lugar, não resisti e acabei pedindo uma morcilla.

Uma especialidade argentina sem igual…
…la maravillosa morcilla
Cerveceria Lopez: Bom atendimento, ambiente limpo e aconchegante

Sim, uma gula muito bem vinda a qual não me arrependi nem um pouco de ter solicitado. Primeiro porque a iguaria estava de lamber os beiços. Perfeita no tempero e na consistência (Derretia na boca). Segundo, porque não teria outra oportunidade de comer morcilla novamente ao longo da viagem e se trata de uma de minhas comidas argentinas prediletas.

Em verdade, para mim, não há lugar no mundo (até o momento) onde eu tenha comido uma morcilla melhor do que a feita na Argentina. Eles são craques neste enchido de sangue coagulado. Nem as ótimas blood sausage inglesas, ou as morcelas portuguesas, superam.

Chope Quilmes

É claro que sendo uma cervejaria, não pude deixar de pedir um chope Quilmes. Dois para dizer a verdade. Chope gelado, bom atendimento, ambiente limpo, amplo, confortável e simpático. Chegamos a cogitar ficar por ali mesmo e almoçar, mas nosso destino era outro. Parei nos dois chopes e na morcilla. Pagamos a conta e fomos logo ali pertinho, numa inesquecível cantina de nome Don Chicho.

Há de se considerar que a morcilla é uma iguaria pesada, que cobra o seu preço e exerce um poder tremendo sobre nossas entranhas. Não foi a toa que sai da Cerveceria Lopez a me arrastar pela rua, no sol forte, com vontade de deitar ali na calçada mesmo, na primeira sombra que pintasse no caminho.

Mas eu não desisti, concentrei-me e com muito esforço abstrai o embutido e milagrosamente cheguei à cantina como se nada tivesse comido e bem disposto a uma rodada de massa e almôndegas.

Mercado de las Pulgas de Colegiales

Endereço: Fica no quarteirão delimitado pelas ruas Conde, Dorrego, Gral. E. Martínez y Concepción Arenal no limite entre os bairros de Palermo e Colgiales.

Horários: de terça a domingo das 10h as 19h.

Cerveceria Lopez

Endereço: Av. Álvarez Thomas 2136. Villa Ortuzar – Buenos Aires. Argentina
Horários: de segunda a domingo – almoço e jantar.
Contatos: (11) 45520275 / 45535682

Para saber mais:
instagram.com/cervecerialopez

Gostou da dica? Então deixe o seu comentário no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.