Portal do Engenho e o pintado – Piracicaba

Portal do Engenho, comida brasileira, restaurante em Piracicaba

Portal do Engenho é um restaurante com foco em peixes, bem no Centro de Piracicaba. Uma casa limpa, de decoração simples e sem frescura. O ambiente pequeno é ocupado por poucas mesas e dois simpáticos garçons dão conta do atendimento.

Como já citei em textos anteriores deste especial sobre São Paulo, Piracicaba é uma cidade conhecida pelo gosto por peixes e frutos do mar. No que tange os peixes, há oferta tanto de espécies marinhas como também de água doce. As de água doce são as mais tradicionais, é claro.

Portal do Engenho Piracicaba
Restaurante simples, limpo e com boa comida. Valeu o achado
Pintado com creme de espinafre

Banhada pelo importante rio que lhe deu nome, o Piracicaba, a cidade desde suas origens já tinha na pesca uma importante fonte de alimentos. Hoje os peixes já não são tão abundantes assim e muitos vêm de outras regiões, como o caso do Pintado. Bastante consumido por lá, ele é trazido do Estado do Mato Grosso.  Eu sou um grande admirador da carne deste peixe. Muito popular em todo o Brasil, em outras regiões do país é mais conhecido como surubim.

Em nosso corrido almoço tivemos a oportunidade de saborear tanto a espécie de água doce, como também outro peixe delicioso, o Abadejo, ou badejo. Sobre este último, trata-se de nomes relacionados a semelhantes espécies marinhas de carne branca e muito saborosa, também popular e fácil de se encontrar no Rio de Janeiro.

Portal do Engenho Piracicaba
O importante rio corta a cidade de Piracicaba numa forte correnteza

Eu dei preferência ao pintado, que raramente vejo em oferta em minha cidade natal e é mais comum no interior do Brasil. Meus sócios ficaram no Abadejo. Como acompanhamento para mim, creme de espinafre e parmesão gratinado. Meus amigos solicitaram molho branco, catupiry, parmesão, arroz e fritas.

Comida farta

O prato dos meus amigos saiu a cinquenta e quatro reais. Aparentemente caro, mas isso até que se veja o tamanho da porção. Um exagero! Seriam necessários seis seres humanos para dar conta dos dois pedidos. Detalhe importante é que eu solicitei a meia porção (que saiu a trinta e poucos reais) que alimentaria a três pessoas, fácil.

Portal do Engenho Piracicaba
Pintado com creme de espinafre – o prato valeu repeteco dois dias depois

Em relação ao sabor, tanto o Abadejo, quanto o Pintado estavam ótimos. O meu creme de espinafre também estava gostoso. Tanto é assim, que voltaria dois dias depois ao restaurante para mais uma rodada do mesmo pedido. O Portal do Engenho, sem dúvida, foi um bom achado da viagem.

Com tanta comida não conseguimos dar conta do recado. A sorte é que peixe sempre é mais leve para se digerir. Reforçados por duas doses de café no pós-almoço seguimos para nossos compromissos de trabalho na parte da tarde.

Portal do Engenho

Endereço: Rua Luiz de Queiróz, 113. Centro – Piracicaba
Horários: segunda a sábado das 11h às 15h e das 18h às 23h30m. Domingo das 11h às 16h.
Contato: (19) 34325749 / (19) 34326421

Para saber mais:
instagram.com/portaldoengenho1

Gostou da dica? Então deixe o seu comentário no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.