Bar Palácio, um grande clássico curitibano

Com mais de 80 anos, o Bar Palácio é uma verdadeira instituição da cidade de Curitiba. A fama do local está relacionada principalmente a sua grelha. De lá saem pratos como o Churrasco Paranaense, que reúne uma suculenta chuleta servida com arroz, farofa e salada de cebola.

Não foi difícil arrumar uma mesa na hora em que chegamos. Os garçons são experientes e simpáticos. Fomos atendidos pelo gente boa Milton, que mal nos entregou o cardápio sugeriu começarmos com o Churrasco. Não é um lugar para se ficar petiscando. Inclusive, o menu não conta com muitas opções de belisquetes. O negócio é partir para os pratos.

Bar Palácio, Curitiba
Salão comprido, de luz baixa e aspecto desgastado

O salão comprido, de luz baixa e aspecto desgastado tem um clima de Film Noir e  remeteu-me imediatamente aos charmosos bodegones porteños. Ao fundo um interessante e antigo cartaz de propaganda diz: “Só aqui é que se saboreia o verdadeiro churrasco na grelha…”.

É curioso que sendo um local de pratos fartos, e não propriamente leves, o restaurante só funcione na parte da noite. De fato, é conhecido como um ponto de parada na madruga. Seu horário se estende até depois das 1h durante a semana.

Bar Palácio, Curitiba
A suculenta chuleta é parte do Churrasco Parananese
Bar Palácio, Curitiba
A porção de fritas do local é sublime!
Churrasco paranaense

Como éramos quatro, decidimos que o churrasco faria às vezes do petisco.  Além do arroz e da farofa, também solicitamos uma porção extra de fritas. O preparo foi à jato. A grelha, sempre mantida na temperatura certa, não demora em fazer sua parte. Logo uma enorme chuleta estava posta em nossa frente.

A carne estava muito boa, macia e no ponto certo. Melhor ainda na companhia da porção de fritas do local que eu só posso mesmo definir como sublime! A porção, com batatas de formato curioso, que mais pareciam pedaços amarelos de meteorito, está entre as 10 melhores que comi na vida. Opinião que dividi com os presentes.

Bar Palácio, Curitiba
A boa rabada com polenta vez as vezes da sobremesa

Depois de detonarmos a primeira leva nada pequena de Churrasco (e algumas ampolas de cerveja), partimos para um repeteco e mais porções das maravilhosas batatas fritas. Não satisfeito, ainda topei terminar a aventura pedindo uma Rabada no lugar da sobremesa com meu sócio Xaxá.

Foi quase uma insanidade, mas não podia perder a chance de provar a rabada com polenta local. eEstava boa, mas não a ponto de me fazer substituir o ótimo Churrasco Paranaense em outra escala por lá. Este último é a grande pedida do cardápio. Mas não esqueçam de solicitar com as fritas, que não vem no prato original.

Gostei tanto da passagem pelo Bar Palácio que me dá vontade de voltar a Curitiba só para poder jantar novamente por lá. É um grande clássico!

Bar Palácio

Endereço: Rua André de Barros, 500 – Centro. Curitiba / PR.
Funciona de segunda à quinta das 19h Às 1h30m. Sextas e sábados das 19h às 3h.
Contatos: (41) 3222-3626

Para saber mais: instagram.com/barpalaciocuritiba

Gostou da dica? Então der um pulo em um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.