A cozinha artesanal do Tia Armênia

Tia Armênia, comida armênia, São Paulo

Tia Armênia é a homenagem da proprietária Cláudia Semerdjian as suas tias, que lhe ensinaram as receitas armênias, hoje a disposição do público paulistano para a nossa sorte. O pequeno e aprazível espaço do restaurante parece mesmo a casa de uma tia de tão à vontade que nos sentimos estando por lá.

São poucas mesas, cercadas de laranjeiras, limoeiros e uma parreira trazida do sítio da família Semerdjian. Em algumas épocas do ano cobre de cachos de uva o longo corredor na entrada do estabelecimento. Da rua é difícil acreditar que exista aquele cantinho reservado e aconchegante na Vila Nova Conceição. Dá vontade de manter em segredo…

Tia Armênia
O espaço pequeno e aprazível do restaurante na Vila Nova Conceição
Tia Armênia
Uma das grandes surpresas para mim foi o Airan, refresco de coalhada
Tia Armênia
Bastermá (carne desidratada e curada)
Culinária armênia entre amigos

O negócio surgiu dentro da própria família. Cláudia e o seu marido Maurício Desgualdo, também proprietário, cozinhavam com frequência pratos da culinária armênia entre amigos. O sucesso era tanto que começaram a surgir os pedidos para levar esfihas, quibes, kaftas entre outras comidas.

Foi assim que em 2013 o casal, junto com o filho mais velho Gustavo, decidiu montar a empresa de venda de produtos armênios. A princípio a ideia era comercializar os pedidos através da internet para entrega. No entanto, com o prazer que a família sempre teve em receber pessoas em casa para comer, foi natural abrir também o restaurante.

Cozinha armênia

Apesar de sua grande comunidade de armênios e de São Paulo já ter alguns tradicionais restaurantes de comida típica, como é o caso do Carlinhos no Pari, muitos pratos da cozinha da Armênia ainda são pouco difundidos na cidade. Muita gente confunde com a comida síria e libanesa. Há semelhanças, sem sombra de dúvida, porém muitas receitas se diferem na maneira de preparar e nos temperos utilizados.

Tia Armênia, esfihas, quibe bola
Tia Armênia, esfihas, quibe bola

A cozinha armênia também tem suas iguarias exclusivas como é o caso do Bastermá (carne desidratada, curada com feno grego, coloral, alho, sal e pimenta). No restaurante da Vila Nova Conceição ganhou uma versão suave. Também o Irishkit, maravilhoso embutido de carne bovina temperada com pimenta da jamaica, pimenta síria, feno grego, alho e cominho.

Um panorama dos pratos típicos

Em minha passagem pelo restaurante também fiquei encantado com o Airan. É um refresco de coalhada delicioso, servido gelado em uma jarra, que Cláudia me revelou ser muito comum na Armênia, onde é consumido em larga escala.

Tia Armênia
Todos os pedidos do cardápio também estão disponíveis para levar ou comprar no site
Tia Armênia
Tudo termina com o saboroso café armênio, que não é filtrado

Como não poderia dar conta sozinho do cardápio inteiro da casa, Cláudia me fez a grande gentileza de trazer um prato com provas das pedidas mais populares por ali que incluiu, além dos já citados Bastermá e Irishkit, o interessante Mantã .

É a foto destaque deste texto, barquinhos de massa recheados com carne feitos um a um e ordenados em formato de flor. Além disso, provei os diferentes Quibes de Lentilha e Verde (ambos não levam carne); o quibe bola com recheio de nozes; o Sarmã de Folha de Uva e o Zeitli Sarmã (enrolado em folhas de couve). Sem contar as ótimas esfihas abertas.

Todos os pedidos do cardápio estão também disponíveis para levar ou para entrega. O plano dos donos, segundo me relevou Gustavo Semerdjian, é partir para venda no varejo em empórios e mercados de produtos especiais de São Paulo. Futuramente, quem sabe, também abrir um segundo ponto. Estamos na torcida!

Tia Armênia Cozinha Artesanal

Endereço: Rua Edson de Castro Pinto, 52 – Vila Olimpia. São Paulo / SP
Horário: de terça à domingo das 9h às 22h.
Contatos: (11) 3842 4185 / tiaarmenia@tiaarmenia.com.br

Para saber mais:

tiaarmenia.com.br

facebook.com/tiaarmeniacozinha

instagram.com/tiaarmenia

Gostou da dica? Então der um pulo em um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.