Ao Bar Guanabara, um dos restaurantes mais antigos de São Paulo

Como estava na área do Centro em companhia de um amigo, não resisti em aproveitar para conhecer um dos mais antigos restaurantes de São Paulo ainda em atividade, o Ao Bar Guanabara, na esquina da Avenida São João com o Vale do Anhangabaú.

Depois da jornada de sábado e domingo na Virada Cultural em São Paulo, me pareceu uma boa pedida começar a semana forrando a alma com uma tradicional comida paulistana, o Virado à Paulista. O prato é servido especialmente as segundas-feiras em muitos botecos da capital.

Não tínhamos muito tempo para a escala de almoço, assim a escolha do prato do dia veio bem a calhar, pois bastou solicitar o pedido ao garçom e cinco minutos depois a comida já estava posta, imponente, sobre nossa mesa.

Ao Bar Guanabara
O imponente conjunto do Virado à Paulista, para duas pessoas, ainda na bandeja
Restaurantes tradicionais

O Guanabara me fez lembrar alguns clássicos restaurantes do Rio de Janeiro, com seu jeitão meio fora de moda, as velhas cadeiras de couro vinho, lenços de pano branco e os garçons que parecem já estar por ali há anos. Os cariocas, como eu, cultuam mais esse tipo de casa do que os paulistanos.

No Rio o quê de largado é considerado algo a ser respeitado e é até entendido como belo. Em Sampa é simplesmente um lugar inadequado aos padrões estéticos atuais. Por isso é raro ainda encontrar, mesmo numa cidade gigante como São Paulo, exemplares de estabelecimentos assim.

Deixo claro que não sou do tipo de pessoa que acredita que basta o restaurante ser tradicional para ser bom. Ao contrário, respeito muitas casas tradicionais do Rio por sua idade, mas não frequento algumas delas por não ofertarem nada mais do que um visual vintage bacana.

Assim é o caso, por exemplo, do Cosmopolita, na Lapa carioca. Já foi um ótimo restaurante, mas a comida hoje em dia deixa a desejar, apesar de ter uma fundamental importância como exemplar de botequim típico da cidade. Inclusive por ser o berço do Filé à Oswaldo Aranha.

Ao Bar Guanabara
O monte que eu montei no meu prato. Muito bem alimentados

O Bar Guanabara foge deste padrão. É um clássico de boa cozinha e que agrada a um público que não se apega somente a estéticas moderninhas e descoladas.

Estou certo de que cada paulistano deve ter o seu local predileto para comer um Virado à Paulista. Posso dizer que o do Guababara não descepciona.

Virado à Paulista

Para quem não conhece o prato, deixe-me explicar: o Virado à Paulista é uma típica refeição caipira e tropeira. Certamente um dos mais famosos pratos do estado.

Há diferentes versões que circulam sempre sobre a mesma base: bisteca de porco, banana frita, feijão preparado com farinha, torresmo, arroz, couve e ovo frito.

O feijão é uma espécie de tutu paulista, onde o grão, geralmente o carioquinha, é refogado com gordura e acrescido de farinha para formar a base de uma papa.

No Guababara o prato é servido, também, com linguiça. Trata-se de um conjunto de respeito e o terror dos cardiologistas.

A espetacular porção de torresmos merece um especial elogio. Tive vontade de trazer para casa e prender uma unidade de torresmo em minha parede. Para mim é a definição de como a iguaria deve ser: sequinha, crocante e maravilhosa.

Ao Bar Guanabara
A vitrine exibe os cortes de carne para a escolha do cliente

O resto do prato não ficou atrás: feijão bem temperado e a bisteca, suculenta, gostosa e milagrosamente não ressacada. Boa pedida. Só a linguiça deisou a desejar, mas nem tudo é perfeito nesse mundo.

Tão rápido quanto o prato veio, ele se foi consumido por nossa fome de meio dia. Era muita comida, mesmo para nossa gula. O pedido para duas pessoas custou honestos R$ 48,00.

Tudo era duplicado: duas bistecas, dois ovos fritos, duas bananas empanadas, duas linguiças e uma quantidade considerável de acompanhamentos. A saber: a massa de feijão mulato com farinha (ou o Virado propriamente dito), muitos torresmos, arroz e a couve que ainda vinha com pedacinhos de tocinho.

Demos cabo das duplas, mas ainda deixamos feijão na bandeja. É isso que eu chamo de começar a semana muito bem alimentado.

Ao Bar Guanabara

Endereço: Avenida São João, 128 – Anhangabaú / Centro. São Paulo / SP.
Horário: segunda à sábado das 09h às 17h.
Contatos: (11) 3228-0958

Para saber mais:
instagram.com/barguanabara1910

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

2 Comments on “Ao Bar Guanabara, um dos restaurantes mais antigos de São Paulo”

    1. Ola, tudo bom?

      O Virado a Paulista é um prato tradicional de segunda-feira em São Paulo. No Guanabara também. Somente as segundas.

      Abraços e obrigado pelo comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.