A refeição farta, boa e barata do Bar do Biu não poderia ter um resultado diferente: fila quase certa na porta do singelo restaurante na esquina da Cardeal Arcoverde com Rua João Moura.
Talvez por ser um dia chuvoso eu consegui descolar sem dificuldades uma mesinha na parte interna da casa. Nos sábados à tarde a parada para um almoço nordestino é perfeita após um passeio pela feira da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros.
Restaurante nordestino tradicional
Quem olha de fora quase não percebe a pequena porta que divide a área do balcão do boteco com a parte de trás, onde fica o salão com as mesas. O lugar mais agradável, no entanto, são as mesinhas da calçada – também mais disputado.
Eu desconhecia até pouco tempo a existência deste bom nordestino, tão perto de minha casa. Quem me passou a dica foi um taxista do ponto de minha rua. “Vou lá sempre”. Revelou, completando: “Precisa ver o tamanho dos pratos. É coisa pra muita fome e a breja é dez”.
Dica anotada em meu bloquinho, lá estava eu num sábado chuvoso para curtir a experiência, muito bem resumida, como pude constatar, por meu amigo taxista.
Desde a minha primeira passagem, o Bar do Biu se tornou um destino certo dos dias de fome intensa e desejo louco por um pratão confortável de Baião de Dois – entre outras tentações do Nordeste.
Para dizer a verdade eu gostei tanto do Baião que ainda não me permiti explorar mais o cardápio, que traz algumas opções bastante interessantes.
Cardápio variado de comidas típicas do Nordeste
É o caso do Mulatinha Assanhada com carne de panela com farofa de feijão de corda e a Vaquejada. Este último com carne de sol fatiada e acebolada com pedaços de queijo coalho e farofa de abóbora.
Bom é ir acompanhado e se esbaldar com amigos de tanto comer. Não foi o que fiz quando sozinho aportei no salão interno atrás de um almoço quente e saboroso. É difícil encontrar algum prato que atenda a fome de um, mesmo considerando que não era qualquer fome e sim a minha.
O cardápio dá a opção de vários acompanhamentos para o Baião de Dois, desde o tradicional “À Moda” com carne de sol, até os surpreendentes de Rabada ou Galinha Ensopada e Carneiro (que é um pouco mais caro). Fiquei na tradição, com carne de sol, indicado para uma pessoa – que me custou R$ 28,00.
O que é para um dá para duas pessoas tranquilamente. Mandei ver, mas dei o fígado a torcer e pedi uma quentinha após vinte minutos de Man x Food.
O baião não é só de dois, mas de vários ingredientes. Tem além do feijão e queijo coalho, bacon e arroz, macaxeira, abóbora, inhame e umas tantas coisas mais, numa belíssima versão do prato. Saí feliz com minha quentinha debaixo do braço, que deu um belíssimo repeteco em casa, na tarde de domingo.
Bar do Biu
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 772/776 – Pinheiros. São Paulo / SP.
Horário: Funciona diariamente das 11h às 18h.
Contatos: (11) 3081-6739
Para saber mais: instagram.com/bardobiu
Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa
One Comment on “Bar do Biu, comida nordestina na Praça Benedito Calixto”