Pernil aperitivo no Bar do Costa

O BAR DO COSTA ESTÁ PERMANENTEMENTE FECHADO. TEXTO MANTIDO COMO MEMÓRICA GASTRONÔMICA CARIOCA

O Bar do Costa sempre foi uma referência na Zona Norte do Rio pela qualidade, e quantidade, de seus petiscos. Talvez, porém, tenha perdido um pouco do encanto depois que um dos sócios, o Seu Agostinho, pulou fora para abrir seu próprio botequim, o Gato de Botas – ali pertinho. Ao menos eu que não ia há anos por lá senti alguma diferença.

O lugar pediria uma pequena sacudidela, para valorizar o extenso balcão e o mobiliário antigo – típico de botequins cariocas dos anos 50 – e ao mesmo tempo tirar um pouco do tom de decadência do ambiente. Nada de reformas radicais!

Bar do Costa
A casa é um belo exemplar de botequim típico dos anos 50 no Rio
Bar do Costa
O balcão, como em muitos botequins cariocas, ocupa quase todo o espaço interno

O vidro engordurado do balcão reserva, ainda, algumas ótimas pedidas, como a carne assada e o pernil. Este último, como eu pude comprovar na companhia de meu irmão Tavo, segue maravilhoso como sempre. Do jeito que a minha memória esperava (não esqueci jamais do pernil de lá, apesar de nunca ter frequentado com assiduidade o botequim).

Jornada pela Vila Isabel

Estávamos de passagem, numa jornada por Vila Isabel que incluía outros bares e petiscos. Assim, pedimos o pernil no mesmo instante em que colocamos os pés sobre os azulejos do bar. Até cheguei a paquerar outros acepipes tentadores, mas o pernil era nosso objetivo.

Bar do Costa
O Bar do Costa sempre foi uma referência pela qualidade e quantidade de seus petiscos
Bar do Costa
A porção de pernil segue do mesmo jeito: maravilhosa
Bar do Costa
Os dois dos grandes petiscos do bar juntos no balcão: a carne assada e o pernil

Pedimos uma meia porção (R$ 13,00). Foi uma refeição ligeira só para abrir o apetite da tarde de sábado. A carne de porco veio em pedaços deliciosamente lambuzados com o molho do fundo da travessa. Um troço ainda mais gostoso na companhia de um simples pão francês fatiado.

Tomamos duas garrafas geladíssimas de cerveja Original, de papo e de garfo no pernil, sentados naquela esquina de Vila Isabel. Um programa gostoso e uma passagem agradável e rápida pelo tradicional bar.

O BAR DO COSTA ESTÁ PERMANENTEMENTE FECHADO. TEXTO MANTIDO COMO MEMÓRICA GASTRONÔMICA CARIOCA

Bar do Costa

Rua Torres Homem, 150 – loja A, Vila Isabel, Rio de Janeiro (RJ).

Quer lembrar de outros tantos bares e restaurantes que fecharam as portas no Rio de Janeiro e São Paulo, acesse a nossa página: memória

Comente aqui no blog ou em nosso instagram , tinha algum bar que você era apegado que fechou as portas?

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.