Bar Moela no bairro de Pinheiros

Bar Moela, bolovo de rabada

Nada de boteco de grife. Apesar de recente, o Bar Moela nasceu honrando as raízes sagradas da botecagem.  Ambiente simples e informal, cerveja gelada e ótimos petiscos.

O bar original foi aberto em 2020 no buchicho da Rua Canuto do Val, em Santa Cecília, logo fazendo sucesso entre o público com seu cardápio criativo e preços muito em conta.

Bar Moela
Endereço de Pinheiros, na Cardeal Arcoverde
moela e língua de boi
Algumas opções no balcão de acepipes
Pinheiros

A segunda casa ganhou vida não muito tempo depois. O local escolhido foi outra área boêmia de São Paulo, o bairro de Pinheiros, próximo ao Largo da Batata. Fica encravado numa casa em formato meio triangular, no entroncamento das movimentadas ruas Cardeal Arcoverde e Baltazar Carrasco.

bolinho e cerveja
Vista para a Rua Baltazar Carrasco
Parte interna do boteco de Pinheiros
Parte interna do boteco de Pinheiros

É um ponto que ferve nos fins de tarde, atraindo um público jovem que come e bebe em pé disputando o espaço dos cotovelos pelas mesinhas espalhadas na calçada. As conversas e a música alta misturam-se aos decibés dos ônibus e o trânsito de veículos e pessoas num vai e vem (ainda) bem diversificado daquela região da cidade.

Raízes sagradas da botecagem

Rômulo Morente, churrasqueiro e sócio do Moela, se inspirou em suas incursões por botecos tradicionais, especialmente no universo botequeiro de Belo Horizonte para criação do cardápio, que tem como destaque os bolinhos, mas vai muito além deles.

Língua de boi com Jiló
Língua de boi com Jiló

Como o próprio nome revela, o bar valoriza cortes que muitas vezes não são tratados com o devido valor (ao menos para mim) como miúdos de frango e boi, língua, rabada e tutano. Mesmo entre os vegetais entra o jiló, um clássico dos botecos, mas nem sempre tão admirado e respeitado como se deve.

Bolinhos, bolinhos e muito mais

Estava só, portanto fisicamente incapacitado de provar (como gostaria) o cardápio inteiro. Começando pelos acepipes no balcão, entre os quais a Língua com Vinagrete e Moela Picante.

Os bolinhos são sem dúvida um das principais atrações e fazem muito sucesso com o público (como é fácil perceber pelas postagens sobre o bar no Instagram).

Bolinho de carne com tutano
Bolinho de carne com tutano
Bolinho de Arroz de Moela
Bolinho de Arroz de Moela
Bolovo de Rabada
Bolovo de Rabada

Provei o bolinho de carne com tutano e o bolinho de arroz de moela, ambos bem gostosos. Mas faço um especial elogio ao espetacular Bolovo de Rabada.

Ainda fiz um esforço e tracei a porção de língua de boi com jiló. Tem tempero e molho muito saboroso, com as macias fatias de língua bovina cobertas por rodelas de jiló. Tudo isso acompanhado pelo pão francês (no fim das contas, não há nada como um velho e bom pão francês), que serve como base para nos lambuzar prazerosamente até não sobrar nada na travessa.

Drinques e cerveja gelada

A galera que curte um drinque estará muito bem atendida pelas opções disponíveis, das caipirinhas, a pedidas tradicionais como o Negroni e Gin Tônica, ou mais raiz como o Rabo de Galo e as batidas.

Apesar de restrito aos rótulos da Ambev, os cervejeiros, como eu, também ficam alegres com as geladíssimas ampolas de Beck´s e Serra Malte. E como se trata de um boteco, né, lá estão também as garrafas de cerveja Antártica (meu sogro iria amar).

Beck´s super gelada
Beck´s super gelada
Pequenas diferenças no cardápio

As casas e Santa Cecília e Pinheiros tem pequenas diferenças no cardápio, ao menos até a data de postagem deste texto. O Bolovo de Rabada, por exemplo, só está disponível em Pinheiros. Já para quem quer provar coxinha na massa de alheira e alheira frita terá de ir à Santa Cecília. Aí vai depender de onde cada um estiver passeando no dia.

cardápio do boteco de Pinheiros
cardápio do boteco de Pinheiros

O endereço próximo ao metrô de Santa Cecília ficará como um complemento devido a este texto, que ainda merece outros tantos parágrafos.

Bar Moela

Endereço Pinheiros: Rua Cardeal Arcoverde, 2320.
Endereço Santa Cecília: Rua Canuto do Val, 136.
Horário: de Quarta à Sexta das 14h as 23h. Sábado das 12h às 23h. Domingo das 12h às 18h. Segundas das 15h às 22h (Pinheiros) e Terça das 16h às 23h (Pinheiros).
Contatos: (11) 90335-5556

Saiba mais em:
instagram.com/barmoela

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

2 Comments on “Bar Moela no bairro de Pinheiros”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.