Café Gaúcho e Al Kuwait, os botecos do Centro do Rio

Combinei de encontrar o Pedro num botequim na esquina da Rua São José e Rua Rodrigo Silva. Ao saltar do metrô na Carioca verifiquei que o Centro estava muito mais cheio do que eu poderia supor. No entanto, o clima me parecia um pouco mais lento do que o comum. Camelôs sem se esgoelar na venda de Photoshop e Windows 7, trabalhadores com cara de peixe morto no aguardo do sinal vermelho na Avenida Rio Branco, advogados bebendo cerveja de gravata afrouxada num botequim.

Telefone celular no Centro é mais fixo do que móvel. Isso porque muita gente tem medo de sair falando impunemente enquanto atravessa a área da Nilo Peçanha. Ali é como um Triângulo das Bermudas dos aparelhos de telefonia. Como do nada, inexplicavelmente eles desaparecem de nossas mãos. Esperei até chegar ao local marcado para dar um toque ao meu amigo. Tudo confirmado, eu pedi uma empada para forrar o estômago vazio.

Café Gaúcho
Imagem referente ao texto Café Gaúcho e Al Kuwait, os botecos do Centro do Rio
Empada de palmito no Café Gaúcho

O Café Gaúcho é conhecido pelas empadas e sanduíches de linguiça. Legal é ficar numas mesas altas da rua observando o vai e vem do povo. O botequim sofreu uma reforma há pouco tempo, na qual o interessante conjunto de azulejos originais com formas geométricas foram substituídos por exemplares iguais. Ainda bem.

Meu amigo não demorou a chegar e neste ínterim, meu irmão Tavo confirmou que se juntaria a nós mais a frente. Tomamos apenas um único chope, já iniciando uma de minhas conversas prediletas, falar sobre a cidade do Rio de Janeiro.

Imagem referente ao texto Café Gaúcho e Al Kuwait, os botecos do Centro do Rio
Uma parada ligeira no Café Gaúcho, tradicional botequim do Centro

Pedro está morando em São Paulo atualmente e a oportunidade de tirar um dia para ficar de bobeira pelo Centro do Rio, para ele, foi como uma dádiva. Propus caminharmos até a Cinelândia, para mais uma rodada no micro bar do restaurante Al Kuwait.

Al Kuwait
Imagem referente ao texto Café Gaúcho e Al Kuwait, os botecos do Centro do Rio
Chope e quibe no Al Kwait

Compramos dois chopes e dois kibes. O kibe do Al Kuwait é o que para mim eles servem de melhor. O chope é satisfatório. Eu gosto daquele cantinho escondido ali na pequena travessa, para tomar um gelado rapidinho depois do trabalho.

O clima da segunda estava perfeito, tempo nublado, sem chuva, e frio. Um aspecto meio ‘noir’ naquele labirinto de velhos arranha-céus. Um ser bêbado recepcionou a gente bebendo no balcão. Disse-nos palavras incompreensíveis.

Sorte nossa que não quis puxar assunto e logo saiu. Com o kibe eu já me sentia suficiente forrado para mais umas rodadas, antes de finalmente decidir parar para almoçar. Isso ainda levaria um texto inteiro, até chegarmos à Lapa.

Restaurante Al Kwait

Endereço: Av. 13 de Maio, 23, Lojas M e N – Centro. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a sexta das 9h às 19h.
Contato: (21) 2240-1114

Para saber mais: 
alkuwait.com.br

Endereço: Rua São José, 86 – Centro. Rio de Janeiro / RJ
Horário: funciona de segunda à sexta das 7h30 às 21h.
Telefone: (21) 2533-9285

Gostou das dicas? Então quando der um pulo em um dos locais indicados não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.