Cafofo Pub

O Cafofo Pub é mais uma alternativa de bar na Praça Nelson Mandela, com a vantagem de servirem cerveja de garrafa e contarem com um potende ar-condicionado.

Nos tempos em que morei no bairro de Botafogo, no Rio, a Praça Nelson Mandela não era mais do que um amontoado de tapumes e material de obras. Um lugar escuro, apenas passagem para a Estação do Metrô.

Retomada de Botafogo

Após finalmente a Praça ser entregue com anos de atraso, a população da região foi agraciada com uma rua novinha em folha, uma ampla calçada e uma série de espaços para lojas. Além da própria área da praça, claro. Desde ali eu tinha certo que o ponto iria pegar.

Cafofo Pub, Botafogo
Os Anéis de Lula empanados foram uma revelação. Estavam bem temperados e com carne macia

Não deu outra. Aos poucos alguns bares pipocaram. O primeiro foi o Boteco Colarinho, que vale sempre elogiar pela ótima seleção de chopes.

Agora parece haver sempre alguma novidade na área quando retorno a minha cidade natal. A última descoberta me foi apresentada por meu amigo Xaxá, Cafofo Pub, inaugurado no final de 2012.

Sem charme, mas bom e barato

Esteticamente o local não tem assim nada de extraordinário. Apenas um barzinho bonitinho sem muitos destaques decorativos. A não ser uma velha guitarra presa na parede que não ajuda muito a dar um charme a casa e algumas fotos retratando astros da música.

No entanto é um local arrumado, limpo e com banheiros decentes. Com o fundamental: escapa do já mais que desgastado tema de botequim reciclado estilo pé-limpo.

Nos dias de calor o ar-condicionado na parte interna também é ótima pedida, porém o povo parece gostar mesmo é de ficar nas mesas montadas na calçada.

Duas enormes televisões LCD a meu ver seriam totalmente descartáveis, mas ao menos ficam com volume mudo. Nas caixas de som, apenas Rock and Roll a um ponto que nos permite ouvir o que está tocando sem atrapalhar a conversa.

Cafofo Pub, Botafogo
Lombinho Sweetchilli: tiras de lombinho empanado em companhia de molho agridoce com pimenta

Além da limpeza, outras três coisas me fizeram sair com boa impressão do local: o serviço é rápido, há diferentes rótulos de cerveja de garrafa em oferta e, para minha grande surpresa, o cardápio conta com algumas pedidas bem interessantes de petiscos.

Anéis de Lula e Lombinho

Os Anéis de Lula empanados foram uma revelação. Estavam bem temperados e com carne macia. A porção (por R$ 28,90) é grande para atender uma rodada de belisco entre quatro amigos. Como foi na ocasião em que estive lá.

Outra pedida bem vinda da noite foi o Lombinho Sweetchilli (R$ 26,90). São tiras de lombinho empanado em companhia de molho agridoce com pimenta.

A cerveja de garrafa é uma boa pedida para ajudar na conta, isso em relação ao chope. Enfim, o bar de Botafogo é um lugar bastante interessante para ir com amigos e para se espalhar pelas mesas da calçada a bater papo, beliscar e tomar umas num início de noite após o trabalho.

Cafofo Pub

Endereço: Rua Nelson Mandela, 106 – Botafogo. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: segunda à sábado das 12h às 2h. Domingo das 12h às 00h.
Contatos: (21) 3496-0864 / (21) 3496-0865

Para saber mais: instagram.com/cafofopub

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.