Ajiaco Santaferreño: culinária tradicional de Bogotá, na Colômbia

Em minha passagem por Bogotá não poderia deixar de provar o prato mais tradicional da capital colombiana: o Ajiaco Santaferreño. Santaferreño é o termo que designa a pessoa ou produto nascido ou originado em Santafé de Bogotá (apesar de atualmente o gentílico “bogotano” ser mais utilizado).

O Ajiaco é um tipo de sopa comum em diversas partes da América Latina. Suas origens remontam à culturas pré-colombianas e o nome está relacionado aparentemente ao uso de aji – apesar de que em muitos países, incluso a Colômbia, o caldo não seja acrescido desta pimenta atualmente.

O Ajiaco Santaferreño é um prato típico de Bogotá.
O caldo é potente: leva frango, milho, batatas, creme de leite, alcaparras, guasca…
Culinária tradicional da Colômbia

O modo de preparo sofreu diversas modificações através dos tempos e é possível encontrar as mais variadas receitas nos diferentes locais onde é servido, com uso de carne de boi, porco ou galinha. A característica que une todas as variantes do prato é o fato de ser um caldo a base de batatas.

A receita bogotana é uma das mais famosas, muito em parte porque foi abraçada pela capital da Colômbia como prato mais representativo de sua cultura gastronômica. Apesar de não haver muita informação de como se chegou ao seu formato atual.

O Ajiaco Santaferreño é um prato típico de Bogotá.
Imagem da Plaza de Bolivar em Bogotá

A sopa é um negócio poderoso. Leva pedaços de peito de frango desfiados e ao menos três tipos de batatas típicas do país: criollas, sabaneras e pastusas. Além de um ou mais troços de espigas de milho, creme de leite, guascas (uma erva aromática local) e alcaparras.

Durante o cozimento, as batatas deixam o caldo bastante espesso e com aspecto amarelado, quase de um creme. A sopa é saborosa e servida ainda de um uma porção de arroz e abacate. Uma refeição completa e pedida ideal para os dias de frio em Bogotá.

El Mejor Ajiaco del mundo

Para quem visita a cidade, uma boa dica para provar o tradicional prato é na Calle 11, no bairro da Candelária, bem próximo a Plaza de Bolivar. Há ao menos três pequenos e singelos restaurantes especializados no preparo do caldo. Recebi especiais recomendações para conhecer o servido no Antigua Santafé, que das três casas é a mais movimentada. Sempre um bom sinal.

O Ajiaco Santaferreño é um prato típico de Bogotá.
O cartaz da casa não é nada humilde: “El Mejor Ajiaco del mundo”

O cartaz na porta do restaurante não é nada humilde: “El mejor Ajiaco del Mundo”. Acho sempre divertido estas afirmações . Muito utilizadas também no Brasil para indicar o melhor pastel do mundo, melhor bolinho de bacalhau do mundo etc.

Não posso afirmar se o que comi é o melhor Ajiaco do mundo, até porque foi o primeiro e único que eu tive a oportunidade de provar na vida. Mas que estava delicioso, ele estava.

Além de tudo foi uma refeição rápida e muito barata (saiu por volta de 16 mil pesos, ou cerca dos 19 reais) que me alimentou para o resto do dia. Para quem passeia pelo bairro histórico da Candelária, uma escala no Antigua Santafé é realmente uma ótima pedida.

Antigua Santa Fé

Endereço: Calle 11, 6-20 – Candelária. Bogotá (Colômbia)

Contatos: 566-6948 / antiguasantafe@gmail.com

Gostou da dica? Então der um pulo em Bogotá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

0 Comments on “Ajiaco Santaferreño: culinária tradicional de Bogotá, na Colômbia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.