Del Mar, boteco espanhol da Rua dos Andradas

Rua dos Andradas, Choperia Del Mar, boteco espanhol

O tradicional boteco espanhol, de jeito largado e informal, o Del Mar é bem menos reverenciado e conhecido que o seu vizinho na região da Santa Ifigênia, o Bar Leo.

Só vim a conhecer o Del Mar muitos anos depois de me mudar para São Paulo – tempo em que bati ponto no Leo diversas vezes atrás do famoso chope cremoso e os canapés.

Verdade seja dia, o Del Mar é um pé-sujo meio escondido na Rua dos Andradas, destes bares que você só entra se for indicado, ou levado por alguém.

Para mim, descobrir lugares despojados e despretensiosos assim em Sampa, com comida boa e barata, é a glória. Em Pinheiros, onde moro, os botequins de verdade são cada vez mais raros – o que é uma pena.

Del Mar, lulas recheadas
Lulas recheadas com os próprios tentáculos: entrada imperdível do boteco
Boteco com pegada espanhola

O Del Mar, porém, não é um pé-sujo qualquer. Diferencia-se, com sua veia espanhola, de outros botecos comuns na cidade. Afinal, não é em todo lugar que se come Paella Valenciana – a festa da galera que trabalha na região.

Em minha passagem fiquei de olho na panela com arroz e mariscos que ia saindo da cozinha, uma atrás outra, na hora do almoço. Como eu estava só, no entanto, achei que a Paella seria demais.

Del Mar, chope cremoso
Chope Brahma claro muito bem tirado

Optei por uma entrada obrigatória e clássica de lá: lulas recheadas com os próprios tentáculos passadas na chapa. Isso mesmo! Uma coisa maravilhosa que eu poderia ficar repetindo indefinidamente na companhia de chope.

Ah, sim, o chope Brahma claro do Del Mar é excelente. Não fica muito distante do Bar Leo. Nestes tempos de cervejas artesanais para lá e para cá, por vezes sinto falta do bom e velho chope Brahma. Era meu instrumento de trabalho ao longo de toda a juventude (mais que ficou caro, pô).

Del Mar, balcao de acepipes
Balcão com oferta de acepipes
Del Mar 2
Clima despojado, boa comida
Cardápio interessante

Voltando aos comes, vale a pena também conferir o cardápio de pratos do dia que tem como destaque, por exemplo, a Galinhada Espanhola de 4ª feira: coxa, sobrecoxa ou peio de frango temperado, cozido no arroz de açafrão, servido no molho verde e acompanhado de fritas.

Também o Fettuccini com frutos do mar de 5ª. Outra especialidade, para duas pessoas, é o Bacalhau à Moda assado no azeite com legumes e acompanhado de arroz.

Os garçons, antigos e experientes, atendem muito bem. A maior parte do público é cativo. Por ali todos se tratam pelo nome e nem parecem mais precisarem de cardápio para escolherem o que comer. Fui muito bem atendido pelo gerente da casa, o gente boa Geraldo.

Por sua originalidade, despojamento, atendimento, comida boa a preços justos – além do ótimo chope – a Chopperia Del Mar está em minha lista de botequins imperdíveis de São Paulo.

Chopperia Del Mar Restaurante

Endereço: Rua dos Andradas, 161 – Santa Efigênia – São Paulo – SP
Horário: de segunda a sexta das 11h às 22h. Sábado das 11h às 17h.
Contatos: (11) 3222 8600
Melhor parada: Estação da Luz (Linha 1 Azul)

Gostou da dica? Então der um pulo em um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.