Empório Roperto e a Feira do Bixiga

Um programa bem legal de São Paulo aos domingos é fazer um passeio pelo tradicional bairro do Bixiga e visitar a famosa feira de antiguidades da Praça Dom Orione. A Feira do Bixiga. Para tornar a jornada completa, vale almoçar em uma das tradicionais cantinas do bairro, como o caso do Empório Roperto.

O Bixiga e sua feira

O Bixiga é um dos bairros mais emblemáticos de São Paulo, apesar de oficialmente não existir, pois faz parte da área da Bela Vista.

Cantina Roperto
A Feira do Bexiga concentra-se na Praça Dom Orione, mas existem antiquários por toda a região

Até os paulistanos vivem a debater qual exatamente a delimitação geográfica da região, conhecida por ter abrigado imigrantes italianos e muitas cantinas. A Praça Dom Orione e a Rua Treze de Maio (onde fica a Igreja de Nossa Senhora de Achiropita) são algumas das referências do bairro.

No caso da Feira do Bixiga, o comércio de peças antigas não se limita a Praça Dom Orione, pois ao longo da Rua Treze de Maio existem vários antiquários. É uma perdição para quem curte velharia. A feira funciona aos domingos.

É claro que a consequência natural de um passeio dominical pela área é almoçar em uma cantina. A Roperto, que foi a escolhida em um passeio com amigos, fica bem pertinho da praça.

Cantinas no Bixiga
Cantina Roperto
Couvert imperdível: pão italiano, manteiga, azeitonas, pasta de pimentão e sardela
Cantina Roperto
O baquete de domingo: Cabrito com coradas, almondegas e Talharine verde com molho bolonhesa

A casa foi fundada em 1942 e tem um estilo bem simples. Diria que está mais para um restaurante clássico dos anos quarenta do que para uma cantina italiana popular. O que se reflete também nos preços do cardápio, que não são baratos.

No entanto, de cara deu para perceber que as porções por ali são bem fartas. Ao menos assim reparei conforme os garçons circulavam pelo salão com bandejas de comida. Tudo dá para dividir e há casos de pratos que servem uma família inteira.

Eu já gostei do couvert (R$ 9.50), que logo foi colocado sobre nossa mesa, assim que sentamos. Pão italiano, manteiga, azeitonas, pasta de pimentão e sardela. Além de azeite.

Cabrito com batatas coradas e brócolis

Há dias em que basta eu bater o olho um segundo no cardápio para decidir o que vou comer. Assim que vi a opção de pratos de cabrito tinha escolhido o meu almoço. Dividi a porção com um amigo.

Silvia dividiu com nossa amiga um Talharine (como no cardápio) verde com molho bolonhesa. Para complementar o banquete ainda solicitamos uma porção de almôndegas. Loucura!

Cantina Roperto
A perna de cabrito é uma boa pedida, mas tem que juntar um grupo para devorar
Cantina Roperto
O agitado movimento da cozinha da Cantina durante a hora de almoço de domingo

Acabou que cada um foi provando um pouco do outro e no fim a festa deu e sobrou para todo mundo. O cabrito estava muito bom, macio e bem temperado. Foi um grande almoço para uma grande fome de dia inteiro de bater pernas pela Feira do Bixiga.

Após a refeição fiz uma visita rápida à agitada cozinha da casa. No grande movimento de cozinheiros e garçons, vi saindo umas duas enormes pernas de cabrito. O prato sai a R$ 120,00 com batatas coradas e brócolis. É uma beleza e deve dar bem para um grupo de amigos. Vou ter que juntar uma galera e retornar a casa para provar. Foi uma pena que o meu registro não tenha ficado tão bom, mas foi difícil equilibrar as mãos naquele agito todo.

Empório Roperto

Endereço: Rua Treze De Maio, 634 – Bela Vista / Bixiga . São Paulo / SP.
Funciona de domingo à quinta das 10h às 15h30m. Sextas e sábados das 10h às 22h.
Contatos: (11) 3288-2573

Para saber mais:
instagram.com/emporioroperto
emporioroperto.com.br

Feira do Bixiga

Ocorre aos domingos, das 9h às 17h. Praça Dom Orione – Bela Vista / Bixiga . São Paulo / SP.

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.