A fogazza do Amigo Giannotti

Fiquei fascinado pela imagem da fachada do Amigo Giannotti, no pequeno e antigo sobrado dos baixios do Bixiga. O bar é pintado de verde e vermelho, com as cores da bandeira da Itália. “Tenho de ir lá”. Pensei alto e já ansioso por conhecer a casa.

Ninguém melhor do que o meu amigo Pedro, um explorador urbano aficionado como eu, para me fazer companhia até o tradicional bairro paulistano. Foi uma noite longa, com passagens por vários bares de Sampa e que vale um texto mais completo em outra oportunidade.

Amigo Giannotti
Um boteco singelo, mas muito família nos baixios do Bixiga
Amigo Giannotti
Apesar de pequeno, a fachada colorida dá um destaque ao bar na rua pouco iluminada

Entre todas as nossas paradas, no entanto, a no Amigo Giannotti, sem a menor dúvida, foi o grande destaque do programa.

Bar histórico do Bixiga

O nome faz todo o sentido depois que se conhece o dono da casa É o próprio amigo Giannotti, um descendente de italianos, criado no Bixiga, e simpaticíssimo ser humano. Poderia ficar horas a fio a papear com ele.

Seu estabelecimento hoje é tocado com a ajuda de seu filho e suas netas. Todos são muito atenciosos e gentis. O clima familiar nos deixa aconchegados no minúsculo e singelo ambiente do boteco, claramente frequentado por velhos conhecidos.

O dono faz questão de dizer, com orgulho, que seu bar já tem mais de quarenta anos. Ele comprou o ponto no início dos anos 70, mas aquele sobrado histórico abrigava antes uma mercearia a qual o próprio Giannotti frequentava desde criança.

Amigo Giannotti
A fogazza me lembrou uma espécie de empanada gigante ou calzone pequena
Amigo Giannotti
Pedimos a recheada com brócolis, alho e mussarela: mais leve do que poderíamos supor

O boteco fica numa rua pouco iluminada e é quase imperceptível, não fosse à sua fachada pintada. A área é menos assustadora do que as impressões iniciais poderiam nos forçar a supor.

No dia em que estivemos por lá o ambiente interno passava por uma reforma. Repintaram as paredes e estão expandindo o espaço para um anexo.

Fogazzas

O Amigo Giannotti é famoso por servir uma das melhores fogazzas da cidade. Eu confesso que até eu me mudar para São Paulo não fazia a menor ideia da existência de tal iguaria. Vim a descobrir que se trata de um prato de origem italiana muito tradicional em terras paulistanas.

Pedro e eu observamos algumas fogazzas cruzando pelo salão e concluímos que apenas uma seria suficiente para saciar nosso desejo de um petisco. A servida por lá é bem imponente!

A fogazza me pareceu uma espécie empanada gigante ou calzone pequena. Tenho um pouco de trauma de pizzas calzone, pois as servidas no Rio sempre foram empanzinadoras e detestáveis. Mas no fundo uma coisa tem pouco haver com a outra. Fogazza é fogazza e calzone é calzone.

Amigo Giannotti
Diversões objetos curiosos espalhados por todos lados
Amigo Giannotti
A família atualmente está reformando a casa com a pintura das paredes…

Por sugestão do próprio Giannotti solicitamos a recheada de Brócolis com Alho e Mussarela (R$ 15,90). Uma mistura inusitada e que se revelou um verdadeiro acerto por não ser muito pesada.

A massa da fogazza igualmente nos surpreendeu pela leveza. O tamanho assusta, mas logo se vê que duas pessoas dão conta com tranquilidade da iguaria.

Para acompanhar a fogazza, algumas garrafas de cerveja Bohemia servida estupidamente gelada. O ambiente animado e amigável do bar nos fez sentir vontade de ficar por ali mesmo. Quem sabe até repetir a dose do petisco, mas tínhamos programado passar por outros bares.

Conhecido pelos muitos objetos curiosos presos a parede, como um jacaré empalhado, com a reforma preferi não fazer muitas fotos da área interna, já que a família tinha retirado tudo para dar uma geral.

Prometi um retorno para uma nova sessão de imagens, logo que a arrumação termine. O que farei com enorme prazer.

Amigo Giannotti

Endereço: Rua Santo Antônio, 1106 – Bela Vista. São Paulo / SP.
Horário: de quarta à domingo das 19h às 23h.
Contatos: (11) 3211-3256

Para saber mais:
instagram.com/baramigogiannotti

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.