Não são as infindáveis lojas de roupas que me atraem ao Bairro do Bom Retiro. Apesar de que adoro a intensidade do comércio local, que enche as ruas de tudo que é tipo de gente. Para mim a tradicional região de compras é um destino gastronômico valioso e cheio de surpresas como o caso do Falafel Malka.
Dá para dar a volta ao mundo por ali, apreciando culinárias como a italiana, grega, húngara, japonesa, judaica e, principalmente coreana. Mas em minha última passagem pelo bairro resolvi me dedicar a comida israelense.
Tinha pouco tempo para comer e não estava disposto a gastar muito. Sendo assim, a escala na lanchonete Malka me pareceu o programa perfeito. Escondida numa galeria comprida e desgastada, o Falafel Malka é um lugar muito simples. O atendimento simpaticíssimo e, o ponto fundamental: um falafel maravilhoso!
Comida de rua de Tel Aviv
A frente do negócio hoje está El Al Levy, filha da fundadora do local, ainda nos anos 70, a israelense Malka Levy. Foi ela a responsável por importar a receita desta típica comida de rua de Tel Aviv e servir um falafel delicioso.
O espaço do local é muito pequeno. Divide-se entre um pequeno balcão interno e algumas mesas que também são dispostas no corredor da galeria, ao lado da velha escala rolante.
O falafel é servido no pão ou no prato. Vem com vinagrete de tomate e pepino, picles de berinjela, pepino chucrute regado com uma farta camada de Tahina. A diferença entre o prato e o lanche está apenas no tamanho. No prato vem mais bolinhos.
Para quem tem dúvidas em pedir no prato ou no pão, a sugestão de Ley é: peça no prato e monte você mesmo o seu sanduíche. Assim pode curtir um pouco no pão e um pouco no prato.
É difícil ir lá e não pedir o Falafel. No entanto o cardápio também contempla entre outros itens como o shawarma de frango e um prato curioso, o escondidinho de kafta.
Falafel Malka
Endereço: Rua José Paulino, 345 loja 21/23A – Bom Retiro. São Paulo (SP)
Horário: de segunda à sexta das 11h às 16h.
Contatos: (11) 3222-2157
Metrô mais perto: Estação da Luz
Para saber mais: instagram.com/falafelmalka.elal
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa