Feira boliviana da Praça Kantuta

A Praça Kantuta, no bairro de Pari aos domingos torna-se a capital da Bolívia paulistana. E foi assim que quase cinco anos depois lá estava eu com meu sócio e amigo Cascabulho novamente na Bolívia.

Desta vez, no entanto, não tivemos de tomar um avião até Santa Cruz de La Sierra, nem subir de ônibus pelas curvas andinas até La Paz. Apenas pegamos o metrô até a Estação Armênia e com uma caminhada de menos de 1 km chegamos ao local.

São Paulo tem hoje uma colônia estimada em ao menos 200 mil bolivianos – segundo dados do próprio consulado da Bolívia. Ou seja, uma cidade média dentro da metrópole.

Capital da Bolívia paulistana

É na Praça Kantuta que a comunidade se reúne para matar um pouco da saudade de sua terra, escutando música e comendo comidas típicas nas dezenas de barracas armadas ao redor de um terreno que tem pouco de praça e muito de aridez urbana.

Feira boliviana da Praça Kantuta
Salteñas recém saídas do forno aguardam o pedido dos clientes
Feira boliviana da Praça Kantuta
O recheio das salteñas é mais molhado que as empanadas chilenas

A língua oficial do evento, que acontece desde 2002, é o espanhol e a frequência ainda é predominantemente de bolivianos e descendentes.

De tão famosa já é parte do roteiro turístico de Sampa. Afinal, não é todo dia que se pode ter a sensação de estar numa feira de rua de La Paz sem precisar sair do Brasil. Melhor, não é preciso sofrer com a altitude dos Andes para isto.

Deliciosas salteñas bolivianas

Lá é possível apreciar a salteña, comida de rua comum da Bolívia. A semelhança com as empanadas chilenas é só por fora, pois o recheio das salteñas, mais molhado e com tempero picante, é totalmente distinto e, em minha opinião, muito melhor.

Feira boliviana da Praça Kantuta
Que me perdoem as empanadas, mas eu prefiro as Salteñas
Feira boliviana da Praça Kantuta
As barracas são improvisadas e o clima é muito informal

Posso afirmar por experiência própria que as salteñas da Praça Kantuta não deixam nada a dever as que eu provei na capital da Bolívia.

A barraca Don Carlos serve boas opções. Adorei particularmente a de Fricase, recheada com pernil, cebola, mote (milho boliviano), salsinha, cebolinha e aji-amarillo. Mas não desgostei nada da de carne também (com batata, cebola, passas, salsinha, ovo, cebolinha e aji-amarillo).

Chicharron

Não nos furtamos em depois parar em uma das muitas barracas para seguir provando outras iguarias. Uma pedida em particular me trouxe boas lembranças, o Chicharron.  Basicamente pedaços de carne de porco fritos com pele e osso.

Não tem erro, é uma coisa malignamente deliciosa e crocante. Os acompanhamentos são bastante fiéis aos servidos na Bolívia como milho boliviano e algum tipo de miúdo de porco e batatas. No entanto, o Chicharron de Pari ficou um pouco distante do que comi em La Paz, onde o prato é bastante popular.

Feira boliviana da Praça Kantuta
O Chicharron servido na Praça Kantuta
Um vendedor prepara chicharron na rua de La Paz

Senti falta somente de marcas de cervejas da Bolívia. Uma das minhas grandes surpresas da viagem que fiz para lá em 2007 foi justamente a qualidade das cervejas bolivianas, como a Huari. Talvez isto se deva a pureza da água dos Andes, pois a água mineral na Bolívia também é muito boa.

Em parte, os pratos em oferta por ali certamente não agradarão ao paladar brasileiro. Há muitos caldos, alguns de aspecto estranho, além de tipos de batatas que não estamos acostumados a ver em nossas mesas diárias. Porém, há outras tantas coisas na culinária boliviana que não amedrontam nada, como as receitas com carne de porco.

Há grande variedade de comidas na Praça Kantuta, das mais exóticas as mais comuns. Além de barracas com artesanato típico e muita música boliviana (muito além dos flautistas de esquina, eu garanto). O que posso dizer com certeza é que só pelas salteñas o programa já vale a pena. Mas sugiro que se escolha um dia de menos calor para ir.

Feira Boliviana da Praça Kantuta

Rua Pedro Vicente, Praça Kantuta, S/N – Pari. São Paulo (SP)

Funciona todos os domingos das 11h às 19h.

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.