O Instituto Chão conta com uma feira de orgânicos, além mercearia focando produtos orgânicos, naturais e artesanais. A maioria de agricultura familiar e pequenas cooperativas agrícolas.
O diferencial da associação, que não tem fins lucrativos, é que tudo é repassado ao consumidor final pelo preço de custo.
Economia solidária
Ao fechar a compra o cliente decide se quer ou não contribuir com o trabalho da entidade. Um quadro na parede destaca a relação de custos para manutenção do espaço, que eles me disseram ficar numa média de 30% sobre a venda. Basicamente se cada cliente contribuir com 30% além do custo do produto ajudará a, no mínimo, manter o comércio funcionando.
O objetivo, segundo dizem, é permitir que pessoas de menor renda possam comprar os produtos pelo preço do produtor. Nesse caso sendo subsidiadas pelos clientes de maior poder aquisitivo. Já que estes podem contribuir com um maior percentual sobre os produtos, num círculo de economia solidária.
O valor que eles mesmos sugerem para contribuição, para dar uma margem de conforto, é de 35%. Mesmo somando a contribuição indicada eu achei o valor justo comparado a outros mercados de orgânicos na região.
Variedade de produtos
Também me impressionou a variedade de produtos em oferta. Além da feira com verduras, legumes, frutas, cogumelos, também comercializam grãos e uma série de conservas, passando por cervejas, vinhos, carnes e laticínios.
No quesito laticínios (que sempre me interessa muito) destaco os queijos. Sai de lá com um provolone defumado do Rancho Biju que é uma delícia. Gostei tanto que voltarei lá só para comprá-lo. A manteiga Nata da Serra virou a predileta aqui em casa.
Vale muito a pena conhecer a iniciativa.
Instituto Chão
Endereço: Rua Harmonia, 112/114 – Vila Madalena. São Paulo (SP).
Horário: segunda das 8h às 12h. Terça à sexta das 8h às 19h. Sábados e domingos das 9h às 17h.
Contatos: (11) 3530-0907 / contato@institutochao.org
Melhor parada: estação Fradique Coutinho do Metrô (Linha Amarela)
Para saber mais: instagram.com/institutochao
Gostou das dicas? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa