Ézio surgiu da cozinha do Bar Brasil carregando uma grande e tentadora travessa de Joelho de Porco. Foi o ponto alto do encontro, o ápice. Diversos joelhos de porcos recém- saídos do cozimento. Impossível resistir. Nosso amigo se aproximou da mesa e pudemos escolher a dedo qual dos pedaços daquela maravilha suína nós queríamos. “Vou trazer aperitivo”, completou o gentil garçom. Que coisa deliciosa!
Minhas passagens no Bar Brasil sempre são marcantes de alguma forma. A casa já se tornou escala obrigatória nas jornadas pela Lapa e nos encontros de início de ano que já são tradição entre meus amigos.
Era a primeira semana de 2011 e tudo ainda estava muito devagar. As ruas do Rio de Janeiro mais calmas, a não ser pelo alvoroço dos turistas. Marcelo, um amigo meu de São Paulo, veio ficar hospedado uns dias lá em casa. Decidi levá-lo ao Bar Brasil.
Lá estava o Ézio, nos aguardando com um pano branco apoiado no braço. Sempre aponta a mesa redonda, perto da antiga geladeira de madeira, para ficarmos. Marcelo se pegou surpreso com a quantidade de bons e clássicos restaurantes alemães no Rio.
Culinária alemã
“Aqui era a capital”, disse mais ou menos assim o Thiago. A cidade recebeu grande leva de suíços e alemães. De alguma maneira a culinária alemã caiu no gosto popular e junto com a portuguesa influenciou fundamentalmente nossa cozinha.
No caso dos alemães e suíços, parte da culpa pode estar no chope. Foram eles que introduziram a bebida por aqui, que pegou de cara e é a cara do Rio. Os primeiros bares a servirem chope eram suíços ou germânicos, como o Luiz. Hoje temos, ao menos, quatro casas alemãs entre os melhores botequins da cidade. E o Joelho de Porco (Eisbein em alemão) se tornou uma receita típica carioca.
O ótimo chope caldereta, na pressão, caiu muito bem. O Genuíno e o Guguta apareceram na área e mandamos vir uma porção de Kassler Aperitivo. Eis que surgiu a travessa tentadora dos joelhos cozidos. Mal terminamos o primeiro pedido e Ézio encomendou um joelho de Porco cortadinho (R$ 26,00), acabado de vir da cozinha. A felicidade foi geral. Para mim o ciclo de comidas havia se encerrado, após eu ter me ajoelhado ao último pedido.
Bar Brasil
Endereço: Av. Mem de Sá, 90 – Lapa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de terça à sábado das 11h às 00h. Domingo das 11h às 17h.
Contatos: (21) 2509-5943
Para saber mais:
instagram.com/bar.brasil
Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio
GOSTARIA DE SABER RECEITA DO BOLINHO DE CARNE DO BAR DO LUIZ,,,,ESSE BOLINHO VAI PAO???????
Olá Alexandre,
É curioso, mas você é o segundo leitor do Diários que me pergunta sobre a receita do bolinho de carne do Bar Luis. Na verdade eu também gostaria muito de saber, pois sou um grande admirador deste petisco do famoso bar da Rua da Carioca. Acho que vale você entrar em contato com a casa para perguntar. Mas depois de descobrir não esqueça de me contar, pois provavelmente haverão outros interessados de passagem aqui pelo Diários curiosos em saber.
Abraços,
Dé Comber
Olá,
Seria muito difícil conseguir a receita do bolo de carno do Bar do Luíz? Moro em São Paulo e comia o delicioso bolinho na barraca de Copacabana, mas fechou. Gostaria de fazer em casa.
Obrigada!
Olá Margareth,
Sinceramente eu não sei dizer, mas acho que não custa tentar. Recomendo que você entre em contato com a equipe da casa e pergunte: (21) 2262-6900 / (21) 2517-0458 / barluiz@barluiz.com.br / http://www.barluiz.com.br
Fica aqui também a sugestão para que conheça o endereço do Bar Luiz no Centro do Rio, na Rua da Carioca. Um clássico da cidade. Você vai gostar. Por falar em bolo de carne, se quiser conhecer outro bom bolo de carne da cidade, dê um pulo no Bar Brasil, uma casa também alemã, na Lapa e prove o deles. É isso aí.
Um abraço,
Dé Comber