Nova Capela, boa comida e muitas histórias na Lapa carioca

O Capela original, aberto em 1903 num belo sobrado no Largo da Lapa nº 30, foi transferido em 1967 para o atual endereço na Avenida Mém de Sá. Assim tornou-se o Nova Capela ao ocupar o espaço onde um dia foi um banco.

Até hoje o salão preserva nas paredes belas aquarelas e uma capelinha. Alguns dizem que ela deu origem ao nome do estabelecimento. Outro destaque é o balcão de metal a exibir as enormes peças de cabrito, especialidade da casa.

O cabrito é a estrela, mas o Nova Capela é conhecido também por ser o local onde foi inventado o Filé à Francesa. Muitos acreditam que foi no Café Lamas, mas o célebre prato surgio no bairro da Lapa.

Nova Capela Lapa, Rio de Janeiro, Nova Capela Bar e Restaurante, Restaurante Nova Capela
Cabrito aperitivo do Nova Capela
Filé à Francesa

Mais ou menos no ano de 1940, um francês, pediu um tornedor guarnecido de batatas palito e sobre elas, muita cebola, presunto picado e ervilha. Apesar de cliente assíduo, ninguém recorda o seu nome. A partir deste dia, toda vez que retornava ao restaurante pedia o mesmo prato.

Este, então, se popularizou: “Dá-me um filé do francês, por favor!” Tal ato de tão comum, nomeou com os anos o prato que entrou no cardápio como Filé do Francês, o então hoje Filé à Francesa. Reza a lenda que o filé era de frango e não mignon, como se imagina, mas o Filé Mignon à Francesa ficou com a fama.

Polvo com Arroz à Brócolis

No entanto, não é nem o Filé à Francesa, nem o cabrito são o que mais me atraem ao Nova Capela. Eu gosto mesmo é do Polvo com Arroz à Brócolis da casa. Acho que o preço poderia ser um pouco mais em conta, no entanto, considerando que a porção dá confortavelmente para duas pessoas.

Nova Capela Lapa, Rio de Janeiro, Nova Capela Bar e Restaurante, Restaurante Nova Capela
Arroz com brócolis é outro prato clássico

Isso levando em conta ainda a quantidade de polvo utilizada, e o insuperável tempero do arroz, carregado no alho. Dividi com minha esposa um prato de polvo e ainda pedi de entrada um bolinho de bacalhau. É um bom bolinho, mas nada de extraordinário.

O chope do restaurante sempre foi o seu ponto fraco, mas até que no último sábado eu senti uma sensível melhora. De toda maneira não é um lugar para se passar uma noite inteira bebendo. Até porque o bolso pesa.

A velha Nova casa da Rua Mém de Sá segue sendo um oásis (sempre com um ótimo e gelado ar-condicionado) no inferninho da Lapa. Um lugar aconchegante, seguro, onde sempre somos gentilmente atendidos, por mais cheio que esteja o ambiente.

Endereço: Rua Mem de Sá, 96, Lapa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: diariamente das 11h às 2h.
Contato: (21) 2252-6228

Saiba mais em: instagram.com/nova_capela

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.