Pubs de Londres: Ye Olde Cheshire Cheese e Ye Olde Mitre

Um fim de tarde curtindo os mais velhos Pubs de Londres na região da City, onde o medieval e o moderno se encontram.

Depois do Museu de Londres e embalado pela interessante exposição permanente sobre o Grande Incêndio de 1666, segui a passear pela City atrás de vestígios da cidade medieval.

Pubs de Londres

Londres foi muito sacrificada ao longo da história. O pouco que sobrou do incêndio ainda sofreu com os bombardeios da Segunda Guerra. Estes atingiram principalmente o lado leste da capital.  Os edifícios medievais restantes estão espalhados pela City, o que torna o passeio uma caça ao patrimônio histórico escondido.

Londres medieval e o grande incêndio

Todo o centro financeiro de Londres foi destruído em meados do século XVII com o incêndio. Houve uma proposta a reconstrução da cidade nos moldes de Paris e suas largas e imponentes boulevares. Mas os londrinos, na pressa de recomeçar a vida, fazer negócios, resolveram montar tudo sobre o traçado medieval.

Pubs de Londres

Isso gerou as características atuais da metrópole, com muitas edificações modernas espremidas em vielas e labirintos. São justamente nestes labirintos que se escondem alguns dos lugares mais fascinantes da cidade.

Encontrei alguns importantes e interessantes conjuntos históricos como a igreja do convento de São Bartolomeu, o Grande, do século XII. É uma das mais antigas de Londres. Mas estava em busca mesmo do Ye Olde Mitre Pub, fundado em 1546.

Pubs de Londres

Este me deu um pouco de trabalho, tive de perguntar umas duas vezes e mesmo assim não achava o lugar. Foi quando, na terceira tentativa, um simpático senhor me indicou o que aparentava ser apenas uma porta dando para a rua.

Ye Olde Mitre

Quando me aproximei, descobri finalmente a passagem secreta para o paraíso. Uma fantástica ruela digna de filme. Lá estava ele Ye Olde Mitre, foi como achar um tesouro. Um pub lindo, por fora e por dentro, o mais lindo que já conheci.

Pubs de Londres

O aconchegante e apertado ambiente era ocupado apenas por ingleses, em sua maioria. Eu era um estranho, um turista forasteiro a invadir um clube, um espaço onde os clientes pareciam muito confortáveis, velhos conhecidos. Apesar disso, como sempre, todos foram extremamente educados.

Encaixei-me num espaço em um dos lados do balcão de madeira e pedi uma half pint da cask Fuller´s Discovery, cerveja leve e muito boa. Poderia ficar naquele pub por alguns dias, mas tinha uma programação a cumprir.

Pubs de Londres

Acaso venha a morar um dia em Londres, certamente  o Olde Mitre me servirá de refugio secreto para descansar os pensamentos numa cask beer. Antes de sair decidi tomar uma segunda cerveja, a cask Seafares Ale. Fui para a parte externa do bar, também lotada de gente a beber em pé.

Pubs de Londres

O pub é um canto definitivamente escondido numa região da cidade pouco freqüentada por turistas, e pareceu retratar fielmente a imagem de pub londrino que eu tinha em meus sonhos. Ao longo da viagem eu tive diferentes experiências em pubs.

Pubs de Londres

O Prince Albert, em Notting Hill me seduziu pela animação, alegria e a música. já o Olde Mitre foi justamente o contrário, me atraiu pelo seu caráter reservado, para uma tarde em que se queira pensar na vida. Quem sabe escrever umas bobagens, ou conversar com dois ou três amigos sem ser importunado por turistas, ou atrapalhado pela agitação do lugar.

Ye Olde Cheshire Cheese

Tive que ir embora querendo ficar e segui a me perder deliciosamente pelas ruelas da City, até que dei de cara com outro tesouro, o Ye Olde Cheshire Cheese. Um dos poucos pubs que sobreviveram, sem muitos danos, ao grande incêndio. Sofreu apenas uma reforma depois do desastre, no ano de 1667.

Pubs de Londres

O lugar parece um grande labirinto sem fim, com quatro bares e vários andares. Uma caverna medieval. Munido de uma pint da ótima cask Samuel Smith´s Old Brewery Bitter sentei-me em um recanto no subterrâneo para curtir o ambiente escuro e intimista. Um lugar realmente fantástico para se beber e somente beber.

Já eram dezenove e pouco da noite e estava na hora de re-encontrar minha esposa Silvia. A fome me batia e precisávamos escolher um lugar para jantar.

Para saber mais sobre os pubs citados:

Ye Olde Cheshire Cheese: ye-olde-cheshire-cheese.co.uk
Ye Olde Mitre: yeoldemitreholborn.co.uk

Gostou da dica? Então deixe o seu comentário no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.