O bom e velho Armazém São Thiago

Decidimos esticar um pouco a noite de sexta-feira e subimos a serra de Santa Teresa para mais umas rodadas no infalível Bar do Gomes. O velho Armazém São Thiago, por reunir algumas grandes qualidades, está na lista dos meus lugares mais amados no Rio.

Pra começar, é muito bonito, charmoso e fica no aconchegante bairro de Santa Teresa. Tem uma equipe muito simpática e vários rótulos de cerveja, servidas sempre geladas. Além disso oferta uma porção de opções de beliscos interessantes. A lista vai longe.

Um clássico muito movimentado

A porta do Armazém São Thiago estava fervilhando. Mas não se assustem e nem desistam. Faz parte da cultura do bar a preferência da clientela por beber em pé, na calçada. Quem sabe para ver o bonde fazer a curva.

Assim, sempre é possível encontrar uma mesa disponível na casa, como foi no nosso caso. O bar não é um programa para todo dia, ou para todo o humor. É um lugar barulhento a depender da hora em que se chegue. Também muito movimentado.

Bar Armazém São Thiago - Santa Teresa RJ

A única critica que tenho da casa é o fato do pessoal fechar as portas abruptamente, sem dar um pré-aviso aos bebedores. Não deixam nem pedir uma última cerveja. Na sexta passada eu alertei  o Carlinhos. “Me avisa aí quando for fechar, eu até já deixo outra paga”.

Dessa vez consegui garantir a ampola derradeira depois que as porta se fecharam. Compreendo a questão, se não for assim, a clientela a beber em pé na calçada não deixaria o bar fechar nunca.

A famosa polpeta

O Bar do Gomes pode ser um programa barato ou caro, depende muito do que se pede. As cervejas importadas são para quem tem o bolso largo. O negócio de ficar beliscando daqui e de acolá pode revelar um custo maior do que você esperaria.

No entanto, sempre se dá para comer uma polpeta e um sanduíche e pagar um preço bem em conta. De maneira geral é um programa mais barato do que a média da cidade do Rio de Janeiro.

Bar Armazém São Thiago - Santa Teresa RJ

Meu amigo Wenderson nos atendeu gentil e brincalhão. Ele é conhecido como Canetinha do Gomes, por sempre a portar uma coleção de canetas na roupa. Quando forem lá, não deixem de levar uma caneta de presente .

Tomamos a cerveja argentina Quilmes e depois uma Patrícia uruguaia. A temperatura não estava ideal, fruto segundo Wenderson, de uma geladeira quebrada. Um refrigerador só não deu conta do movimento. Há algum tempo que o Bar do Gomes deixou a sua função de armazém de coisas gerais para se assumir como bar.

As últimas caixas de sabão em pó, papel higiênico e detergente desapareceram das estantes. As bebidas alcoólicas agora dominam todos os espaços.  Fechadas as portas e cessadas as cervejas, era hora de partir.

Armazém São Thiago (Bar do Gomes)

Endereço: Rua Áurea, 26 – Santa Teresa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de segunda a sábado das 12h às 23h. Domingo das 12h às 21h.
Contatos: (21) 2232-0822

Para saber mais:
instagram.com/armazemsaothiago

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

2 Comments on “O bom e velho Armazém São Thiago”

  1. É! Tá dificil de chegar lá. Acho que até a próxima semana eu posto. Saudades também. Amanhã escreverei sobre a jornada gastronômica de segunda. Para ter uma idéias, o Luis deu um daqueles ataques e foi embora.

  2. Saudades do armazém de meu nome e das cervas infinitas por aí… Amanha vou começar a provar uns exemplares de cerveja holandesa que ganhei de presente de monsieur Guguta em sua visita te relato. E Dublin?? Cade que não chega? Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.