Os petiscos criativos do Bar do Momo

O Bar do Momo se destaca por sua cozinha criativa que foge do lugar comum quando o assunto é pé-sujo. Seus petiscos diferentes vêm contribuindo para enriquecer e colorir cada vez mais a típica culinária botequeira carioca. 

Eu me considero em algum grau um purista quando o assunto é botequim. Valorizo muito a culinária tradicional. Mas desde que não seja exagerado o processo de abrir-se a novas receitas e a um novo jeito de preparar o petisco de cada dia é positivo. No caso do Momo este ponto entre tradição e inventividade é bem equilibrado.

Bar do Momo
Os clientes preferem sentar junto as mesas na calçada

Além de tudo  são lugares que, apesar da fama, fazem questão de preservar a atmosfera descontraída, singela e informal de boteco. Sem pender para modelos estéticos enlatados e de atendimento padronizados que só empobrecem a cultura botequeira no Rio.

Inventivas porções de petiscos

O Bar do Momo já era conhecido na região da Tijuca pela famosa feijoada preparada por Tonhão, que comprou o ponto nos anos 70. Diz-se que o nome deve-se a um ex proprietário que já ostentou o título de Rei Momo no Carnaval.

Foi pelas mãos de seu filho, Antonio Carlos Laffargue, o Toninho, e suas inventivas porções de petiscos, que o local atingiu a fama além bairro. Tornou-se um boteco festejado no Rio e célebre até entre chefs renomados da alta gastronomia da cidade como Thomas Troisgros.

Bar do Momo
O espaço interno é bem pequeno, sendo utilizado mais para o serviço

Algumas iniciativas como o “Rei no Bar do Momo“, de convidar os chefs para preparar pratos na cozinha do pequeno boteco ajudaram a alavancar a fama do local. Além de estimular a troca de experiências entre duas vertentes gastronômicas.

O negócio é sentar juntos as mesas de plástico espalhadas na calçada, bem próxima a esquina da Rua Uruguai. O pessoal da casa é muito simpático e o cardápio de boca. Cada dia pode ter uma surpresa por ali. Para beber, as batidas, como a de Maracujá, são pedidas clássicas. Ou ampolas de cerveja geladíssimas. O clima é muito amigável e todo mundo parece se conhecer há tempos.

Bolinho de Arroz

Tive a feliz oportunidade de provar um dos tira-gostos mais pedidos pela clientela, o delicioso Bolinho de Arroz (R$ 5,00). Não deixa nada a dever aos melhores bolinhos de arroz de Sampa (onde o petisco é mais comum). É bem frito, sequinho, com recheio saboroso – que satisfaz sem pesar.

Estava com um amigo para uma rápida escala e foi difícil resistir em não solicitar opções como as Almôndegas de Jiló ou o Farol de Milha. Este último uma porção de filé de lagarto recheado com linguiça e queijo meia cura, servido com torrada de alho e um ovo caipira frito com gema mole por cima.

Bar do Momo
Um dos petiscos mais pedidos: o delicioso Bolinho de Arroz

A passagem ligeira, no entanto, já me bastou para colocar o Momo entre meus locais prediletos na Tijuca. Já tenho planos de esticar um papo por ali em outra oportunidade com mais calma. Quem sabe para pedir o T-Rex, um giga bife de 600 gramas de contrafilé acompanhado de dois ovos fritos. Há muita coisa interessante para se curtir por ali.

Bar do Momo

Endereço: Rua General Espírito Santo Cardoso 50 A – Tijuca. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: de Segunda a Sábado das 12h30m às 22h. Domingo das 12h30m às 17h30m.
Contatos: (21) 2570-9389
Metrô mais perto: Estação Uruguai

Para saber mais: instagram.com/bardomomooficial

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.