Quiosque Porto da Canoa – Búzios

Quiosque Porto da Canoa, Manguinhos, Armacao dos Buzios, Rio de Janeiro

O Quiosque Porto da Canoa fica no Porto da Barra, uma espécie de novo point gastronômico da cidade, ao lado da Associação de Pescadores de Manguinhos. Mas não se confundam, pois não se trata do bar vinculado a Associação, logo em frente (que irei em outra oportunidade).

O Quiosque Porto da Canoa fica no Porto da Barra

O boteco que nós fomos está bem no cantinho, junto ao cais. É uma casa pequena, bastante disputada, que não chega a atender a demanda com o reduzido, e espremido, número de mesas plásticas azuis para os clientes.

Começando o dia na Praia da Ferradura

Sol mesmo, só na manhã de segunda, quando fomos embora. No domingo, ao menos, a chuva não chegou a ameaçar. O mormaço imperou ao longo de todo o dia. Depois de um bom café da manhã na pousada, até a Praia da Ferradura – a minha predileta em Búzios. Há bastante espaço para se espalhar pela areia por lá e ela nunca está tão lotada. Apenas na parte onde ficam as barracas com comércio, em um dos lados.

Casquinha de Peixe, uma ‘gororobinha’ gostosa por justos R$ 10,00

Nós andamos em direção as casas, nos distanciando do movimento para um canto de silencio e contemplação. A falta do céu azul não atraiu muita gente para a beira mar. Aparentemente os outros turistas de final de semana abandonaram o barco mais cedo e voltaram para o Rio antes de nós.

Ficaríamos, ainda, a noite de domingo no balneário, justamente para poder curtir o dia sem aquela sensação terrível de ter de ir embora. Foi ótimo nós termos ficado, pois acabamos por fazer nossa maior descoberta da viagem justamente o Quiosque Porto da Canoa

Quiosque Porto da Canoa

Quando a fome começou a apertar saímos da Ferradura com destino ao Porto da Barra, que foi nos apresentado pela irmã da Silvia, a Érica. Ela fez a gentileza de passar para nos pegar na praia, para então seguirmos ao nosso principal programa de domingo, o fantástico quiosque de peixes de frente ao cais de Manguinhos.

Quiosque Porto da Canoa - Búzios
O Porto da Canoa é um quiosque simples, com disputadas mesas de plástico

Ir no domingo nos pareceu uma boa opção, já que não tivemos dificuldade de arrumar uma mesa no meio da bagunça e comodamente nos ajeitamos sob a sombra de uma amendoeira.  Demos sorte, ainda, de estarmos acompanhados de um amigo frequentador mais assíduo do bar. Ele já conhecia o pessoal da casa e tudo, o que sempre facilita o serviço.

Não tive o que reclamar. Os pedidos de cerveja (sempre gelada) eram prontamente atendidos. A comida demorava, mas é complicado atender a todo o povo com a cozinha reduzida. O negócio é curtir a espera, e aquele visual todo, sem pressa. Pra que pressa?

Petiscos do mar

Foram quatro pedidos ao longo da nossa esticada e agradabilíssima tarde. O primeiro, duas Casquinha de Peixe (uma por casal) a R$ 10,00 cada. Uma ‘gororobinha’ de peixe desfiado, gostosa, e bem temperada que valeu a escolha. Seguimos com uma porção de cinco pastéis de camarão (R$ 3,50 a unidade).

Quiosque Porto da Canoa - Búzios
As sardinhas foram o ponto alto do dia. Fantásticas e sequinhas

O singelo cardápio da casa não contempla todas as opções do dia. É necessário perguntar a equipe quais os peixes disponíveis. No domingo, por exemplo, descobri as sardinhas por acaso, esbarrando com uma tentadora bandeja cheia delas a caminho do banheiro. Elas foram o nosso terceiro pedido do dia.

A longa espera pelo petisco foi compensada com a enorme porção dos peixinhos, empanados e fritos abertos, a moda carioca. Foram justos R$ 20,00 por uma verdadeira delícia. Uma sardinha muito bem feita, sequinha, tão boa que eu perdi a conta de quantas comi. Devorei de encher a pança. Sem dúvidas uma das melhores que já provei. Não fica atrás nem mesmo das casas do centro mundial dos frangos marítimos, o Beco das Sardinhas, no Rio.

Quiosque Porto da Canoa - Búzios
O pastel de camarão estava bom

A cerveja descia fácil em meio ao bate papo. Nem sentimos a hora passar. O final da tarde logo chegou, a vontade era de não ir embora, mas a cervejada também tem o seu preço e certa sonolência começou a nos bater.

Fechando a viagem com chave de ouro

Neste tempo vi muitas coisas interessantes cruzarem por mim, como uma apetitosa porção de anéis de lula grelhados e camarões fritos. Mesmo sem fome alguma, decidi que tinha de fechar aquele ótimo dia com mais um petisco. A escolha entre a lula e o camarão foi muito difícil. Fiquei com este último, mas acho que no fundo eu queria ter pedido as lulas. Na verdade eu gostaria era das duas porções.

Quiosque Porto da Canoa - Búzios
Fechamos com uma boa porção de camarão

O camarão estava bom, nada de extraordinário. O preço é o preço de camarão (R$ 30,00). Até que para um balneário turístico não é um completo absurdo. Encerramos o expediente no Quiosque Porto da Canoa por ali.

Por sinal, Silvia e eu encerramos, praticamente, nossa estada em Búzios por ali. Desabamos na cama logo ao chegar à pousada e mais a noite, após um rápido passeio pela Rua das Pedras e uma pizza ligeira, novamente voltamos ao nosso pouso para dormir.

Foi um final de semana memorável, mas sol mesmo, só na manhã de segunda, quando fomos embora. Lá estávamos nós na barraca-rodoviária da cidade para pegar a condução de 9 horas. Até a próxima vez, Búzios.

Endereço: Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 85 – Praia Baia Formosa. Armação dos Búzios / RJ.
Horário: segunda a quarta das 10h às 20h. Quinta à sábado das 10h às 22h. Domingo das 10h às 17h.

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

0 Comments on “Quiosque Porto da Canoa – Búzios”

1. Respondendo ao Raphael Braga:

Pois diga ao seu Tio que ele tem uma ótima casa e prepara uma comida muito boa. Eu e minha esposa realmente adoramos aquela tarde no Quiosque. Obrigado pelo comentário.