Armazém Senado e Lapa Irish Pub

Armazém Senado, Centro do Rio

Do velho Armazém Senado ao Lapa Irish Pub, um passeio pela Lapa Carioca e os seus diferentes estilos de bares.

Velho Armazém carioca

Na esquina da Rua Gomes Freire com Rua do Senado, existe (e resiste) um antigo local que leva o nome de uma das ruas onde se encontra: Armazém Senado. Ao contrário do São Thiago, em Santa Teresa o Armazém Senado segue praticamente da mesma maneira desde sua inauguração em 1907. O São Thiago deixou de lado o secos e molhados e assumiu totalmente a condição de bar após uma profunda reforma.

O tempo foi dando um peso e certo ar largado de botequim-armazém ao Senado. Lá os produtos básicos de limpeza, de vassouras de piaçava a Pinho Sol, dividem espaço com batatas, cebolas e as bebidas. A função de boteco, portanto, não se apropriou totalmente do armazém.

Do velho Armazém Senado ao Lapa Irish Pub, um passeio pela Lapa Carioca e os seus diferentes estilos de bares, passando pelos Arcos da Lapa.
O grande armário de madeira, apinhado de produtos

A casa é uma joia raríssima hoje na cidade, um exemplar fidedigno (apesar de pedir alguma reforma) dos antigos armazéns cariocas. Agrega todas as características típicas: o pé direito alto, o conjunto de armários de madeira (que precisa de maior cuidado) cobrindo boa parte da parede e ladrilhos hidráulicos decorando o chão.

Como não poderia faltar, também conta com um belíssimo balcão de mármore. Em alguns pontos do balcão é possível ver o mármore já marcado por tantas e tantas garrafas de cerveja e cachaças passadas.

Do velho Armazém Senado ao Lapa Irish Pub, um passeio pela Lapa Carioca e os seus diferentes estilos de bares, passando pelos Arcos da Lapa.
A casa ainda preserva muito de sua função original de secos e molhados
Armazém Senado

Procuramos um espaço entre as mercadorias para os nossos cotovelos. Há apenas umas duas ou três mesas disponíveis para o boteco, mas a maioria dos clientes prefere beber em pé junto ao balcão, ou a observar a vida passar na rua.

Infelizmente, no dia em questão, só estavam ofertando Skol (a casa trabalha, entre outras, com cerveja Original e Serra Malte. A bebida é sempre servida geladíssima). Topei uma, só para não deixar nossa escala por ali passar em branco.

Do velho Armazém Senado ao Lapa Irish Pub, um passeio pela Lapa Carioca e os seus diferentes estilos de bares, passando pelos Arcos da Lapa.
Lá é possível comprar produtos como batatas e cebolas, vassouras e sabão em pó

O cardápio do Armazém é a boca. Perguntem o que tem no dia para comer. Geralmente coisas singelas como porções de salame, queijo e sanduíches. Para mim é quase um local sagrado, onde vou rezar a missa das dezoito tomando uma gelada, para depois seguir meu caminho.

Poucas vezes eu me estendi muito por lá. Gosto de catar curiosidades no grande armário da casa, observar o movimento do Armazém Senado e também o da charmosa esquina. Um ar de Rio da Lapa, seus costumes e tradições que aos poucos se esvaem.

Lapa Irish Pub

Já era noite quando cruzamos os Arcos. Queríamos apenas curtir o tempo de uma Guinness antes de retornar para casa. Foi quando, entre o Armazém e o Pub, nos liga nosso compadre Guguta. Não resistiu ao chamado do creme irlandês e foi logo nos encontrar.

Do velho Armazém Senado ao Lapa Irish Pub, um passeio pela Lapa Carioca e os seus diferentes estilos de bares, passando pelos Arcos da Lapa.
Cervejas importadas consumidas sobre o balcão

Depois da Skol, a Guinness nunca me pareceu tão abençoada! Com a chegada de nosso amigo, acabamos esticando o programa por mais umas cervejas. Intercalando a Newcastle e a Carlsberg (cerveja dinamarquesa que reapareceu no mercado recentemente).

Determinado ponto no Lapa Irish Pub e a fome nos bateu. Fernanda, nossa amiga gerente, nos sugeriu um Baked Loaf (R$ 18,00) – típico prato de pub, uma novidade no cardápio da casa. Trata-se de um enorme pão italiano recheado com linguiça apimentada, molho de tomate e cebola. É um petisco bem imponente, digamos assim.

Tenho de confessar que não foi muito ao meu gosto. Quer dizer, gostei da opção em si, mas não da linguiça. Me pareceu uma linguiça mista fina comum dessas que se compra em qualquer mercado. Conversando com um dos sócios da casa, ele me revelou que existe a dificuldade de se encontrar um produto semelhante ao originalmente usado no prato. Estou certo disso.

Do velho Armazém Senado ao Lapa Irish Pub, um passeio pela Lapa Carioca e os seus diferentes estilos de bares, passando pelos Arcos da Lapa.
O imponente Baked Loaf

Guguta ainda solicitou um Cheesburguer com molho de Guinness (R$ 21,00). Muito bonito e tentador, o sanduíche vem acompanhado de uma porção de uns gostosos e sequinhos anéis de cebola empanados. Coisa típica, também, de Pub. Provei e aprovei.

Bom, depois dessa comilança, e do bolso começar a sentir o peso do preço das cervejas importadas no Lapa Irish Pub, era o momento de ir. As horas já somavam vinte e duas e eu já imaginava estar em casa há tempos.

Endereço: Avenida Gomes Freire, 256 – Lapa. Rio de Janeiro/RJ.
Horário: de segunda a sexta das 8h às 20h. Sábado das 8h às 16h.
Contato: (21) 2509-7201

Para saber mais:
instagram.com/armazem.senado

Endereço: Rua Evaristo da Veiga 147 – Lapa. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: Fica aberto de quinta as 19h até sexta as 12h. Reabre sexta de 19h às 03h. Sábado de 19h às 03h.
Contato: (21) 97020-0728 (Whatsapp)

Para saber mais:
instagram.com/lapairishpub

Gostou das dicas? Então quando der um pulo em um dos locais indicados não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio.

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.