A Casa do Norte do Seu Gabin

O nome oficial do lugar é Casa Bar Ribeiro e além dos domínios de Recife também é chamada de Casa do Norte do Seu Gabin.

Conheci este legítimo boteco da região de Perdizes pelo nome de Bar do Bigode, mas segundo a equipe da casa, este apelido é invenção da galera de Recife que frequenta o local. Não poderia ser diferente, pois foi justo meu amigo e ilustrador Victor Zalma, pernambucano, que me passou a boa dica.

Casa do Norte do Seu Gabin
Não resisti ao sarapatel preparado pelo cozinheiro Elias numa grande panela

O apelido dado pelo povo de Pernambuco talvez seja uma referência ao Dono, o paraibano Seu Gabin. Gabin não estava no dia em que tive a oportunidade de conhecer o seu cantinho.

Por lá, quem gerenciava o movimento era o seu irmão Ademar, simpática figura, que também poderia perfeitamente se apelidado de bigode. No entanto, como me revelou, é mais conhecido como “japa da Paraíba”, por seus olhos puxados.

Autêntico boteco nordestino

Quem está mais acostumado com os pé-limpos metidos a botequim de São Paulo pode até achar o lugar largado. Mas o local é limpo e eu mesmo tive a chance de conhecer a cozinha e conversar com o comandante das panelas, o Elias. Ele é responsável, entre outros, pela famosa galinhada

Casa do Norte do Seu Gabin
… e acabei ganhando uma provinha. Um suspiro de felicidade

A Casa do Norte é verdadeiramente um boteco, a moda antiga, sem grandes invenções decorativas ou mesmo a necessidade de se auto intitular como boteco propriamente dito, como muitos barzinhos bonitinhos fazem por aí. É simples e deliciosamente informal.

No salão aberto para a rua ficam dispostas diversas mesas de madeira, sem muita organização. O bar estende o seu espaço com mesas também na calçada. Estantes de ferro reúnem os mais diversos produtos do norte, junto ao balcão com acabamento de azulejos azuis e brancos.

Casa do Norte do Seu Gabin
A Casa do Norte é verdadeiramente um boteco, a moda antiga, sem grandes invenções decorativas

Tudo é meio no improviso, não há um garçom oficial. Por vezes o próprio Elias sai da cozinha para atender o povo, na maioria absoluta já clientes do lugar.

Em outros momentos, quem nos serviu foi o Ademar, sempre esticando a estada para uma prosa. Era uma quinta à noite quando eu e um amigo aportamos por lá. Não havia galinhada aquele dia, mas na cozinha, um tentador sarapatel estava para sair das panelas.

Casa do Norte do Seu Gabin
O gente boa Ademar, irmão de Seu Gabin, gerenciava a casa no dia em que estivemos lá

Esqueçam o cardápio. Perguntem o que há para comer e beliscar. Cada dia tem um prato, como caldo de mocotó, baião de dois e por aí vai.

Carne seca com macaxeira

A porção de carne seca com macaxeira, porém, é pedida certa sempre. Ademar me disse que a casa passou a servir carne seca, ao invés de somente carne de sol, para atender a própria demanda do público paulistano.

Casa do Norte do Seu Gabin
A ótima carne seca com macaxeira é pedida certa todo dia

Carne seca no nordeste é a mesma coisa que carne de sol e isso gera sempre alguma confusão. A carne seca que se come no sudeste (tanto no Rio quanto em Minas e São Paulo) é carne de charque (como conhecido no sul). Adoro as duas.

Só posso dizer que a adaptação acabou por gerar um ótimo petisco, que na verdade é até bastante comum no Rio de Janeiro. Em terras cariocas é chamado por “carne seca com aipim” e em São Paulo “carne seca com mandioca”.

Casa do Norte do Seu Gabin

A carne estava macia, no ponto certo de dessalga e a macaxeira simplesmente desmanchava na boca. Perfeita! A porção foi tão barata que eu mesmo me esqueci de anotar o valor.

Demos conta da travessa rapidamente. O prato foi mais do que suficiente para nossa escala, no entanto eu não consegui resistir ao sarapatel e solicitei uma pequena prova, que Ademar gentilmente me cedeu. O potinho metálico com sarapatel deu somente para um rápido suspiro de felicidade. Fica para outra.

Casa do Norte do Seu Gabin

Encerramos a nota, super em conta, que ainda incluiu duas cervejas servidas geladíssimas. A casa também conta com diversos bons rótulos de cachaça, entre os quais eu recomendo a paraibana Serra Limpa.

Eu estou ansioso para voltar a este boteco, mas da próxima vez certamente para escrever sobre a galinhada.

Casa do Norte do Seu Gabin (Casa Bar Ribeiro)

Endereço: Rua Aimberê, 1146 – Perdizes. São Paulo (SP).
Horário: segunda à sábado das 7h às 00h. Domingo das 7h às 19h.
Contatos: (11) 3673-1768

Para saber mais:
instagram.com/casadonortedoseugabin

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de destinos em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.