Restaurante Shirley, o espanhol do Leme

Restaurante Shirley

Clássico espanhol do Leme, o Restaurante Shirley tem ótima cozinha focada nos frutos do mar e preços ainda justos, dentro do seu padrão.

O Shirley é uma preciosidade do Rio de Janeiro, guardado quase que como um segredo pelos moradores do Leme. Seu salão é pequeno e aconchegante com jeitão tradicional. Sua comida é bem-feita, sem erros. As porções generosas.

Restaurante Shirley
Chope bem tirado com o salão do restaurante ao fundo
Restaurante Shirley
Sardinha em escabeche, entrada imperdível

Os garçons são antigos e experientes, desses que parecem saber o que cada cliente quer, sem parecerem forçados. Ou seja, é um lugar sem invencionices, que restaura nossa alegria após um jantar.

Fazia anos que não ia lá. Com toda a pandemia fiquei preocupado, será que eles aguentaram o tranco? Pois fiquei feliz em saber que sim. Está firme e forte na Rua Gustavo Sampaio.

Vitrine de frutos do mar

Logo na entrada dá para vislumbrar na vitrine os peixes e frutos do mar disponíveis. O cardápio tem um pouco de tudo, sempre focando no mar e muito em parte na influência espanhola.

Entre as criações famosas do local estão as Gambas Honolulu (camarão à Honolulu). É uma espetada de camarões grelhados, servida em pé, sempre bonito de ver passar pelo salão e altamente instagramável.

Restaurante Shirley
Vitrine com os peixes e frutos do mar disponíveis

Os camarões VG à moda Shirley também são célebres por ali. Os crustáceos são empanados com Catupiry e acompanhados de arroz à grega. Pude pessoalmente testemunhar o tamanho do prato, solicitado por duas moças numa mesa ao lado.

Outros pratos da cozinha tradicional carioca, como o polvo com arroz e brócolis, também estão presentes e são muito bem executados por ali.

Entradas sensacionais

Independente do caminho escolhido no cardápio, comece nas sardinhas em escabeche, que são uma marca registrada do restaurante espanhol, junto com os mexilhões a vinagrete.

Restaurante Shirley
Casquinha de siri

Eu gosto tanto das entradas do Shirley que junto com minha esposa Silva decidimos ficar só nelas, solicitando uma atrás da outra. Muito bem acompanhados, bom dizer, do chope Brahma tirado com espero.

Além das sardinhas provamos a casquinha de siri, com tamanho avantajado, mas leve e saborosa. Depois seguimos com uma porção de bolinhos de bacalhau e, finalmente, de Lula à Dorê.

Restaurante Shirley
Lula à Dorê

Minha impressão? Estava tudo bom! Posso dizer sem medo, eles servem um dos melhores bolinhos de bacalhau do Rio de Janeiro. A Lula à Dorê também estava ótima, bem frita e com textura macia. É nítido o frescor dos pescados servidos por ali.

É muito bom sair de um local com a sensação de satisfação plena e muita vontade de voltar para poder seguir explorando o cardápio. Foi assim que deixamos o Shirley naquela noite de quinta-feira carioca.

Restaurante Shirley

Endereço: Rua Gustavo Sampaio, 610 – Leme. Rio de Janeiro / RJ.
Horário: Diariamente de 11h a 1h.
Contato: (21) 2275-1398

Para saber mais: instagram.com/restauranteshirley

Gostou da dica? Então quando der um pulo no Shirley não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.