Restaurante Siri, Tijuca

Restaurante Siri, Vila Isabel, botequim, Rio de Janeiro, comida carioca

A passagem pelo Restaurante Siri, no final do ano de 2014, dirimiu uma falha em meu currículo gastronômico. Principalmente para minha coleção de botequins clássicos cariocas.

Esqueçam as filiais que se espalharam pela cidade. Fundamental é a matriz, inaugurada ainda nos anos 30, na esquina da Rua dos Artistas com Rua Alm. João Cândido Brasil – entre Vila Isabel e o Maracanã.

Restaurante Siri
Ambiente simples, garçons experientes e bom atendimento
Restaurante Siri
Chope gelado e muito bem tirado (peça na pressão)

Apesar do ambiente já descaracterizado, o local é um ponto de importância histórica para a gastronomia da cidade. Um dos poucos no Rio de Janeiro que ainda preservam a chopeira original torneada em bronze da Brahma, encontrada nada menos que em bares como Bar Brasil, Adonis e Bar Lagoa.

A decoração é simples, mas com detalhes pitorescos como um enorme Siri com o escudo do Vasco da Gama no alto da parede. Os garçons experientes, desses que sabem o cardápio inteiro de cor, garantem o bom atendimento.

Chope bem tirado e pastel de Siri

Apeguei-me imediatamente ao bar, sentado com dois amigos na varanda. Principalmente quando os chopes gelados, muito bem tirados e de ótimo padrão chegaram à mesa. Bem verdade que pedimos na pressão, mas isso é uma regra a ser seguida no Rio.

Restaurante Siri
O Pastel de Siri está entre os melhores da cidade
Restaurante Siri
Uma gloriosa e bem preparada Anchova Frita serviu de belisco

O nome não deixa mentir. É uma casa de frutos do mar e, como não poderia deixar de ser, serve um admirável Pastel de Siri. Um dos melhores da cidade em minha opinião. O pastel vem com carne de siri de verdade, não estas pastas pegajosas de qualquer coisa que geralmente se encontra por aí.

Estávamos vindo de outras paragens aquele dia, mas não nos furtamos em ainda solicitar um peixe para dividir entre os três como um belisco. Uma gloriosa Anchova Frita, parruda, bem preparada, que devoramos num piscar de olhos.

A escala estava tão deliciosa e agradável que quase desistimos de seguir com nosso Tour de Bares pela Grande Tijuca. Sai do Siri com gosto de quero mais e certamente incluirei um retorno mais substancial ao tradicional restaurante em 2015. Está na minha lista de Botequins Imperdíveis do Rio de Janeiro.

Restaurante Siri

Endereço: Rua dos Artistas, 2 – Vila Isabel. Rio de Janeiro (RJ).
Horário: de domingo à terça das 11h às 21h e de quarta à sábado das 11h às 23h.
Contatos: (21) 98787-1549
Metrô mais perto: Maracanã (Linha 02)

Para saber mais: instagram.com/siritijuca

Gostou da dica? Então quando der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes no Rio de Janeiro em: comer e beber no Rio

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.