Personalidades da gastronomia: Seu Trasso, do Acrópolis

Restaurante Acrópolis, Thrassyvoulos Georgios Petrakis, Seu Trasso

Junto comigo, a esquerda na foto, está o grego Thrassyvoulos Georgios Petrakis. O nome é este mesmo, mas acho que poucos conseguem pronunciar. Talvez por isto este simpático e sorridente senhor seja mais conhecido pelos clientes e amigos como Seu Trasso.

Seu Trasso não parece muito preocupado com a crise na Grécia cuidando, feliz, do restaurante Acrópolis – clássica casa do Bom Retiro em São Paulo, que eu adoro. Principalmente a entradinha servida, que mistura deliciosas pastinhas, azeitonas mistas e um sublime polvo a vinagrete.

Restaurante Acrópolis Seu Trasso

Foi justamente para comprar uma porção da entrada que estive no restaurante pela última vez. Minha intenção era dar de presente de dia de namorados a entradinha do Acrópoles para minha esposa. Ela amou a surpresa!

Ponto para mim, que ainda pude curtir com ela o presente num jantar romântico em casa. Era de tarde, o restaurante estava vazio após o horário de almoço. Ao ver Seu Trasso, eu não resisti e resolvi puxar um papo e registrar o encontro. A foto vai ser a primeira a entrar para minha coleção Personalidades da Gastronomia.

Thrassyvoulos Georgios Petrakis começou a trabalhar no restaurante – então de um conterrâneo – como garçom no início dos anos sessenta. Em setenta comprou o negócio e até hoje, apesar da idade, circula pelo salão simples do Acrópoles para ajudar no serviço. É uma figura especial.

PS: Seu Trasso faleceu em 2016, quatro anos após a publicação deste post. O texto permanece em homenagem a este homem simples e sempre simpático, que faz parte da história da gastronomia da cidade de São Paulo.

Restaurante Acrópolis

Endereço: Rua da Graça, 364 – Bom Retiro / Centro. São Paulo (SP).
Horário: diariamente das 7h30m às 18h.
Contato: (21) 3223-4386

Para saber mais:
instagram.com/restauranteacropolis
facebook.com/RestauranteAcropolis

Gostou das dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.

Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa

About André Comber

editor do site Diários Gastronômicos

View all posts by André Comber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.