Simpatia 105. Dei de cara com esse bar encantador em uma de minhas muitas caminhadas exploratórias pela Vila Madalena.
Diversos quadros fazendo referência à música cobrem cada cantinho da parede. Isso imediatamente me remeteu a outro bar que sempre fui muito fã, o São Cristóvão, no mesmo bairro.
No caso desse último, as referências são ao futebol. A começar pelo nome, uma homenagem ao clube São Cristóvão, do Rio de Janeiro.
DNA do Bar São Cristóvão
Não foi surpresa quando o barman me revelou que o Simpatia é uma nova empreitada de Leonardo Prado, dono do Bar São Cristóvão. Diga-se de passagem, Leonardo é vascaíno, seu único defeito.
Brincadeiras a parte, como já disse, eu sempre fui um entusiasta de carteirinha do São Cristóvão. Durante a pandemia me preocupou muito o destino desse. Aguentaria o tranco? Tomei um susto um dia quando passei pela Rua Aspicuelta e vi o bar fechado…
Mas o São Cristóvão renasceu não muito distante, na Rua Purpurina (onde era o Bar Sabiá), com ambiente amplo e com o mesmo charme de sempre. E agora deu frutos, nessa nova empreitada. Um irmão mais novo, o Simpatia 105.
Intimista e sofisticado, sem deixar de lado a raíz de boteco
Pois foi assim que desde a primeira vez que vi o bar me apaixonei por ele. A proposta é um pouco distinta do irmão mais velho. O Simpatia é menor, mais intimista. Com uma pegada um pouco mais sofisticada, focando em drinques.
No entanto, o espírito é o mesmo. Boemia na veia. A excelência do chope é igual. Com destaque para o Goose Island Session IPA.
Outra pedida importada do bar do futebol foi a Alheira. E foi por esse embutido português que comecei minha primeira experiência no bar da música. Não sei quem é o fornecedor, mas sempre amei essa alheira grelhada do São Cristóvão e agora Simpatia.
Batendo o olho no cardápido quase não resisti a um Pastel de Lagosta. Quem sabe a Frigideira de Polvo Grelhado? Boas opções por lá. Ao invés disso, optei pela Língua Bovina no próprio molho.
Língua Bovina com molho
A língua vem em uma pequena panelinha imersa em bastante molho, que cai perfeitamente bem com as fatias de pão de companhia. Além da pimentinha top da casa.
Eu ainda ressalto como elogio o atendimento. A equipe do bar é muito gente boa, como é a do São Cristóvão. Experiência nota 10.
Fiquei na parte interna, que é bem pequenina. Mas boa parte da galera prefere beber em pé na calçada ou ali nos banquinhos meio dentro, meio fora.
Bacana e bonito também é o balcão, perfeito para quem quer fazer um pit stop ligeiro.
Encerrando as palavras, vale observar aquele trecho da Rua Simpatia, uma pequena via que aos poucos vai recebendo novos bares, como é o caso também do Konxa Bar.
Tem tudo para virar um novo point do bairro. Muito próximo, aliás, do Beco do Batman.
Simpatia 105
Endereço: Rua Simpatia, 105, Vila Madalena. São Paulo / SP.
Horário: Segunda das 12h às 18h. Terça a sábado das 12h às 0h. Domingo das 12h às 18h.
Contato: (11) 3819-0978
Para saber mais:
instagram.com/barsimpatia105
Gostou da dica? Então der um pulo lá não deixe de falar pra gente como foi a experiência no Instagram do Diários Gastronômicos ou aqui no blog.
Encontre outras dicas de bares e restaurantes em São Paulo em: comer e beber em Sampa